Melhores dicas para quando a criança não quer comer

Melhores dicas para quando a criança não quer comer

Por Babysits
10 minutos de leitura

O que você deve fazer quando seu filho quer apenas um tipo de alimento ou não quer comer? Não se preocupe, explicamos o que é um comedor exigente, por que ocorre e como você pode lidar com isso! Continue lendo para aprender dicas úteis para lidar com o comedor exigente em sua família.

Identifique que seu filho é um comedor exigente

Em primeiro lugar, você pode estar se perguntando: o que é um comedor exigente? De acordo com a pesquisa, as seguintes características são comuns em comedores exigentes (e sinais de que seu filho pode ser um comedor exigente).

7 Sinais de que seu filho é um comedor exigente

  • Eles comem mais devagar do que as crianças de sua idade
  • Eles comem uma quantidade limitada de alimentos
  • Eles regularmente recusam alimentos (especialmente frutas e vegetais)
  • Eles sempre pedem a mesma refeição
  • Eles estão muito relutantes em experimentar novos alimentos
  • Eles preferem bebidas a comida
  • Eles têm preferências alimentares fortes

Se seu filho possui várias dessas características e comportamentos, então ele pode ser um comedor exigente.

Por que meu filho é um comedor exigente?

Causas para a exigência

Existem muitas teorias sobre por que uma criança pode se tornar uma comedora exigente, no entanto, os estudos não são conclusivos. De acordo com Cambridge,algumas das causas potenciais da alimentação exigente podem ser: dados demográficos, características dos pais, práticas de alimentação precoce e fatores psicossociais.

Um estudo publicado por Yale indicou uma diferença na preferência de lanche entre as crianças com base na embalagem do lanche. As crianças do estudo preferiram alimentos com seus personagens de desenhos animados favoritos na embalagem em vez de alimentos com embalagens sem personagens. Portanto, esse fator cultural também pode ter um impacto nas tendências alimentares exigentes.

Quais são as consequências de ser um comedor exigente?

Ser um comedor exigente não significa necessariamente que seu filho não seja saudável. Comer exigente é muitas vezes uma fase que vai e vem para as crianças. Existem muitos estudos conflitantes sobre a alimentação exigente e o risco de crianças abaixo do peso ou com sobrepeso.

No entanto, o melhor conselho é discutir quaisquer preocupações que você possa ter com o pediatra do seu filho, pois ele pode fornecer o melhor conselho com base na situação específica e nas necessidades de saúde do seu filho.

Dicas para lidar com a alimentação exigente

Então, o que você pode fazer sobre comer exigente? Confira nosso infográfico e leia abaixo nossas principais dicas para lidar com a alimentação exigente!

Como lidar com comedores exigentes

1. Torne o momento da alimentação divertida para as crianças

Use sua imaginação para tornar a refeição uma experiência divertida. Não quer ser criativo depois de um longo dia de trabalho? Sem problemas, estamos aqui para ajudar! Aqui, reunimos algumas ideias incríveis para melhorar a experiência alimentar de seus filhos.

  • Coisas simples como adicionar formas ou cores exclusivas aos alimentos podem ter um grande impacto na disposição de comer do seu comedor exigente.

Outra forma de tornar certos alimentos mais atraentes é criar personagens e animais com frutas e vegetais. Essas bolachas fáceis de fazer podem ajudá-lo a obter a inspiração de que precisa.

Bolachas super fáceis

Bolachas super fáceis!

  • Use um liquidificador para mudar a textura e a cor dos alimentos. Isso não só ajuda a esconder os vegetais na comida das crianças, mas as crianças também têm uma experiência divertida enquanto assistem a "transformação da comida".

  • “Não brinque com a comida.” - é um comentário comum feito por adultos à mesa de jantar. Por que não? A gamificação é uma grande oportunidade para tornar o consumo de alimentos saudáveis ​​um evento emocionante!

  • Uma ideia divertida é criar um jogo de combinação para vegetais e frutas. Uma boa ideia seria fazer cartões com fotos dos alimentos e escrever os benefícios desse alimento específico no verso do cartão. As crianças devem memorizar as vantagens deste alimento → “Mirtilos fortalecem o sistema imunológico”, “O espinafre nos fortalece”. *

2. Misture novos alimentos

Quando se trata de alimentar nossos comedores exigentes, pode ser difícil encontrar receitas que forneçam nutrição ao mesmo tempo que agradam os paladares mais exigentes. É por isso que recomendamos este método para fazer seu filho comer mais saudável: misture novos alimentos em suas refeições. Portanto, misture o macarrão e o queijo com os vegetais, o sorvete e o iogurte com as frutas e adicione as maçãs à mistura para panquecas. A chave aqui é misturar vegetais ou frutas com os alimentos que eles já amam!

3. Envolva as crianças na preparação e escolha das refeições

Cozinhar pode ser uma atividade muito divertida para fazer em família! Além disso, envolver as crianças no processo de cozinhar ou escolher as refeições pode ser uma grande solução para alguns comedores exigentes.

Se eles têm mais escolha sobre o que vão ser servidos, e até mesmo participam do preparo da refeição, as crianças geralmente serão menos exigentes quando se trata de comê-la!

Aqui estão algumas idéias para envolver seu comedor exigente na cozinha:

  • Deixe seus filhos escolherem uma receita. É melhor ter algumas ideias de receitas definidas para eles escolherem.
  • Crie um jogo em torno disso: atribua as funções, peça aos seus filhos para (por exemplo) “encontrar e trazer [insira o nome do vegetal / fruta que você deseja]” e criar quaisquer outras regras que você quiser em seu jogo .
  • Traga seus filhos ao mercado ou supermercado com você e apresente-os a todas as variedades de vegetais.
  • Coloque uma música de culinária doce e envolva seus filhos na cozinha, dando-lhes tarefas adequadas à idade para fazer, como:

    • Fazer e misturar massa
    • Lavar os vegetais
    • Contar e nomear os ingredientes (muito útil para melhorar seu vocabulário e ensinar matemática!)
    • Arrumando a mesa
  • Se seus filhos tiverem idade suficiente, você pode incentivá-los a ler a receita em voz alta! Será uma prática excelente e útil para eles se estiverem aprendendo a ler.

Envolver as crianças na cozinha pode ser uma ótima maneira de deixá-las mais confortáveis ​​com alimentos diferentes e, quem sabe, talvez você até as transforme em pequenos aspirantes a chef!

Precisa de inspiração para uma receita? Confira nossas Receitas para fazer com os pequenos!

4. Encontre modelos de alimentação

Da mesma forma que os modelos culturais podem ter influências negativas nos hábitos alimentares das crianças, os modelos também podem ter influências positivas. Por exemplo, ver uma foto de Popeye saboreando seu espinafre e ficando mais forte por causa dele também pode levá-los a ver o espinafre de uma forma mais positiva.

Espinafre

Além disso, pais e irmãos podem ser alguns dos modelos mais importantes para uma criança. Portanto, certifique-se de modelar comportamentos alimentares que gostaria que seu filho tivesse. Ser um modelo positivo também pode ajudar a melhorar os hábitos alimentares exigentes de seu filho.

5. Dê-lhes tempo para se sentirem confortáveis ​​com novos alimentos

Um estudo por “Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics” em 2014, mostrou que as crianças podem levar até 12-30 exposições a um novo alimento antes de decidirem que gostam dele. Portanto, dê-lhes algum tempo e explorem a comida juntos, passo a passo.

Erros mais comuns a serem evitados

Também há várias coisas a evitar ao lidar com um comedor exigente. Descrevemos os erros mais importantes a evitar aqui abaixo.

Não seja agressivo ou grite com seus filhos.

Claro, as discussões com seus filhos podem ser um pouco cansativas. Mas, é importante não deixar que o cansaço e a frustração saiam na forma de agressão ou gritaria.

De acordo com o New York Times e umestudo de 2014 do “The Journal of Child Development”,famílias com ocorrências de gritos tendem a ter crianças que sofrem com:

  • Aumento dos níveis de ansiedade,
  • Estresse e depressão
  • Aumento de problemas comportamentais

Em vez disso, sempre deixe a situação **esfriar se você começar a se sentir frustrado **e aborde o assunto novamente em outro momento.

Não use a sobremesa como punição ou recompensa

A sobremesa; normalmente a melhor parte da refeição para uma criança... Parece muito tentador usar isso para ter controle sobre o que as crianças vão ou não comer, certo?

No entanto, de acordo com
estudos,usar a comida como recompensa ou punição pode prejudicar os hábitos alimentares saudáveis ​​que você está tentando ensinar aos seus filhos.

Oferecer doces, batatas fritas ou refrigerantes como recompensa geralmente leva as crianças a comerem em excesso alimentos com alto teor de açúcar, gordura e calorias vazias. Pior ainda, interfere na capacidade natural das crianças de regular sua alimentação. Também os incentiva a comer quando não estão com fome para se recompensar.

Não diga "oh, eles não vão gostar disso!" quando um tipo de alimento é sugerido a eles

Se você responder "ah, eles não vão gostar disso", você já está dando à criança uma resposta negativa ao receber aquela comida. Eles podem começar a pensar que também não vão gostar, só porque você disse, mesmo que nunca tenham experimentado a comida antes.

Não force seus filhos a comer

Cada pai de um comedor exigente enfrenta o dilema final: Você os deixa fora de perigo se não comerem verduras ou os obriga a comer toda a comida do prato, mesmo quando não gostam?

Quando você vê seu filho empurrando comida no prato, reclamando que não quer comer ou pedindo licença antes de comer qualquer coisa, podemos estar inclinados a usar uma frase inocente como "apenas mais algumas mordidas" ou...

Pesquisadores da Universidade de Michigan disseram que ** insistir que as crianças comam alimentos de que não gostam não está relacionado à mudança de peso ou ao seu comportamento em relação à mudança alimentar**. Na verdade, pode ser muito mais problemático, causando tensões na hora das refeições e prejudicando o relacionamento entre pais e filhos.

O estudo mostra que exigir que uma criança coma ou restringir a comida levou a uma alimentação mais exigente, não menos. Isso sugere que pressionar para comer causa uma** interrupção na capacidade da criança de autorregular sua alimentação**. Em outras palavras, a sensação de saciedade é embotada, o que afeta o instinto de parar de comer.

Portanto, embora ainda recomendamos comer uma variedade de alimentos, você pode tentar uma abordagem menos controladora.


Esperamos que este guia para comedores exigentes ajude você a entender melhor a situação em que você e seus filhos se encontram e forneça algumas dicas sobre como lidar (adequadamente) com eles.

Procurando por mais inspiração de receita para seu comedor exigente? Confira nossas
Receitas para fazer com os pequenos!

Bom apetite!


Precisa de uma babá para as férias ou cuidados depois da escola? Verifique babás online em algumas de nossas principais cidades aqui:

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente