Rotina de noite para crianças

Rotina de noite para crianças

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Por Babysits
5 minutos de leitura

Depois de um dia emocionante, pode ser muito difícil para as crianças relaxarem e se prepararem para dormir à noite. Para facilitar um pouco esse processo e trazer mais rotina para o seu dia a dia, criámos um exemplo de rotina noturna para crianças. Reunimos as melhores dicas de diferentes pais e as juntamos neste artigo. Também criamos um planejador noturno para você! Dê uma olhada:

Hora do jantar

Um jantar em família é a maneira perfeita de iniciar uma rotina noturna descontraída. A digestão adequada dos alimentos é importante para as crianças durmirem bem e leva algum tempo. Por isso, as crianças não devem ir para a cama com o estômago cheio. Assim, recomendamos começar a noite com jantar. Muitas vezes as crianças almoçam na escola ou apenas parte da família está em casa para almoçar, portanto o jantar é uma ótima oportunidade para uma atividade familiar rotineira todos os dias.

Hora do jantar

Hora de arrumar

Enquanto os pais, a babá ou os filhos mais velhos se ocupam limpando a cozinha depois do jantar, os filhos mais novos têm tempo para se livrar do caos em seus quartos. Muitos pesquisadores confirmam que você dorme muito melhor em um ambiente limpo e arrumado do que em um ambiente bagunçado. Tente também fazer da limpeza uma rotina fácil para as crianças, tendo um espaço fixo para cada brinquedo do quarto. Caixas etiquetadas e pequenos compartimentos em gavetas grandes irão ajudá-lo a manter-se organizado. E enquanto você estiver ocupado limpando a cozinha e os restos do jantar, será mais fácil para as crianças limparem os quartos sem supervisão.

Tempo de arrumação

Tempo de jogo

Para evitar o aumento dos níveis de adrenalina antes de dormir, mas para reduzi-lo, jogos e atividades relaxantes são a solução perfeita. Se as crianças gostam de ler, um livro pode ser uma ótima maneira de relaxar. Ler para eles também é muito relaxante para as crianças, mesmo que elas já saibam ler. Para muitas famílias, alguns minutos de televisão fazem parte de uma rotina noturna funcional. Recomendamos que você observe atentamente o comportamento das crianças após assistir TV. Se você acha que as crianças estão ficando com muita energia e nervosas, a TV provavelmente não deveria fazer parte da sua rotina noturna. Porém, se ajuda as crianças a relaxar, não há nada de errado em ligar a TV por alguns minutos.

Tempo de arrumação

Planejando a manhã seguinte

Outra atividade que pode ser integrada à rotina noturna e que ajuda a economizar tempo é a preparação para a manhã seguinte. Isso inclui fazer as malas para a pré-escola ou escola e preparar as roupas para o dia seguinte. Mas fique atento: a escolha da roupa certa pode ser um grande motivo de disputa para as crianças de uma certa idade! A melhor coisa que você pode fazer é deixar as crianças decidirem por si mesmas primeiro e depois fazer as alterações necessárias na roupa. Não, você não pode ir para a escola com vestido sem mangas no inverno. Não, você não pode usar meia-calça de lã com 27 ° C. Não, sua fantasia de princesa não é adequada para treino de futebol.
Se você ainda está procurando mais dicas para uma rotina matinal, você pode encontrá-las aqui.

Hora da manhã

Se preparando para dormir

Esta parte da rotina noturna é provavelmente a que causa mais disputas e maiores discussões. Quando chega a hora do pijama, as crianças percebem que logo chegará a hora de dormir e milagrosamente recebem um impulso de energia. Porém, se você jantou há algum tempo e as crianças tiveram a oportunidade de relaxar e se acalmar após o jantar, essa etapa costuma ser mais fácil. Dê-lhes o tempo necessário para se trocarem, escovarem os dentes e lavarem o rosto. Em algumas noites, isso pode ser feito em 5 minutos e em outras ocasiões pode demorar um pouco mais. Compare isso com o esforço que às vezes você precisa para se levantar do sofá e ir ao banheiro à noite.

Preparando-se para dormir

Hora de dormir

Se você desenvolveu e manteve uma rotina noturna que funciona para você, esta última etapa não deverá mais ser um problema. Uma história para dormir ou ouvir rádio pode relaxar as crianças e ajudá-las a adormecer ainda mais rápido.

Você achou essas dicas úteis? Imprima nosso planejador de rotina noturna para usar com seus pequenos.

[Planejador de rotina noturna](https:// cdn.babysits.com/content/community/community-resources/ca/night-routine.pdf){target=_blank}


Como acabamos de mencionar, é importante na rotina noturna, ou na rotina em geral, encontrar uma que funcione para você e sua família. Algumas crianças podem relaxar em frente à TV, outras tornam-se ainda mais ativas e enérgicas. Algumas crianças gostam de ler um livro à noite; para outras crianças é uma tortura e elas preferem ouvir rádio. Descubra o que funciona para você e crie a rotina noturna perfeita para sua família!

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