Dicas para educar uma criança bilíngue

Dicas para educar uma criança bilíngue

Encontre uma babá ou trabalho de babá ou mantenha-se atualizado com as últimas dicas sobre cuidados infantis!

Comece hoje gratuitamente.

Iniciar
Por Babysits
6 minutos de leitura

Encontre dicas para educar o seu filho bilíngue. Encontre uma babá que ajude a sua criança a falar um segundo idioma dos 20+ idiomas disponíveis.

A exposição a mais de um idioma pode ser muito benéfica para seu filho, pois o mundo está se tornando progressivamente globalizado. Além disso, a capacidade de falar mais de uma língua melhora o desenvolvimento intelectual do seu filho e aumenta as suas habilidades sociais. No geral, você está ajudando seu filho ensinando-o a falar duas línguas.

No entanto, não é um processo fácil. Especialmente quando você não mora no país do idioma que está tentando ensinar. Ensinar um idioma é desafiador e também pode ser muito confuso para uma criança. Por isso, a Babysits investigou o tema e apresenta algumas sugestões de como educar seu filho bilíngue.

Bilingual babysitter

1. Crie o seu filho bilíngue com a ajuda de uma babá!

A vida em casa e na escola são os ambientes mais importantes para as crianças. É por isso que as babás bilíngues podem ser um trunfo incrível quando se trata de ensinar um idioma para crianças, pois elas vão passar muito tempo com a criança. Contratar uma babá bilíngue ajudará a criança a se sentir mais próxima do idioma, pois a criança poderá conversar fluentemente com ela.

É por isso que a Babysits permite que você filtre a sua busca e encontre a babá bilíngue perfeita que fala o idioma que você gostaria que seu filho praticasse. Basta ir à página de pesquisa e depois clicar em “mais filtros” e escolher o idioma pretendido.

Bilingual babysitter

2. Leia livros para a criança no idioma pretendido

Para criar seu filho bilíngue, ler para seu filho é muito importante. Ao ler para as crianças em voz alta, você aumentará o vocabulário delas e ensinará novas palavras e maneiras de pronunciá-las. Além disso, a leitura tem o incrível potencial de estimular sua imaginação e sua visão do mundo em geral.

Caso, como pai, você não seja bilíngue nesse idioma, você pode pedir à babá bilíngue que leia livros para a criança.

3. Crie uma noite temática.

Às vezes, melhorar as habilidades linguísticas pode ser desgastante para as crianças. Portanto, é importante tornar divertido e atraente para a criança aprender um novo idioma. Você pode, por exemplo, implementar um dia da semana em que a noite inteira seja dedicada à cultura/idioma. Por exemplo, se você quer ensinar francês, faça croque-monsieur e assista Ratatouille em francês para aprender novas palavras. Outro exemplo seria, se você quiser ensinar holandês aos seus filhos, cozinhe panquecas, assista a Miffy e seus amigos e use o seu klompen favorito. Isso criará um apego mais forte à cultura e mais vontade de aprender o idioma.

As referências e valores culturais são essenciais para aprender uma língua. Todos esses detalhes lhe darão uma nova perspectiva sobre o idioma e permitirão que você aprenda mais rápido. Portanto, tente enfatizar os valores da cultura específica em casa.

Criar uma criança bilíngue consiste principalmente em aprender o vocabulário, o alfabeto e as regras gramaticais da língua, mas também vem com aprender sobre os valores do país e o comportamento da sociedade.

Compreender a cultura é como ter um contexto que permite dar o significado correto a cada nova palavra que você aprende. Quanto mais a criança conhece o contexto sociocultural, mais fácil é para ela se envolver e aprender novas palavras, expressões e formas de falar.

A familiaridade com a cultura também permite que os estrangeiros usem a palavra certa, dependendo do contexto. Dessa forma, há menos espaço para mal-entendidos e confusões.

4. Assista a programas e ouça música com seu filho

Assistir a programas em outro idioma aumentará a exposição da criança a uma variedade de palavras, sotaques, vozes, gêneros e aspectos culturais. Isso aumentará a compreensão das crianças e as tornará ótimas ouvintes, pois desenvolverão um ouvido para sotaques, dicção, gírias e pronúncias. Além disso, assistir a filmes oferece contexto, facilitando a conversão de informações importantes do idioma em memória de longo prazo. Por exemplo, se seu idioma pretendido for o espanhol, você pode assistir ao Pocoyó ou Encanto em espanhol.

Em comparação com filmes dublados, filmes/programas de TV legendados demonstram como um nativo fala. Isso permitirá que as crianças detectem certas expressões, sotaques e tons de voz que ajudarão as crianças a entender melhor o ambiente cultural do idioma que estão aprendendo.

A música também ajuda as crianças a reter palavras e expressões de forma mais eficaz. O ritmo da música e os padrões repetitivos na música os ajudarão a memorizar palavras e aprender novo vocabulário. Nesse sentido, ouvir música em seu idioma pretendido ajudará a criança a pegar novas palavras, pois a música tem um jeito de ficar na nossa cabeça.

Bilingual babysitter

5. Ensinar uma língua através de jogos

Ensinar um idioma por meio de jogos também pode ser outra ótima solução. Você pode decidir jogar jogos de tabuleiro e falar apenas no idioma pretendido com a criança. Você pode até inventar suas próprias ideias de jogos! Por exemplo, você pode fazer um jogo de memória com a palavra ligada à imagem dessa palavra. Isso permitirá, mais uma vez, tornar o processo de aprendizagem mais fácil e menos desgastante para a criança.

6. Consistência é fundamental!

É importante ser consistente ao ensinar uma habilidade, especialmente quando se trata de idiomas. A melhor maneira de ser consistente ao ensinar um idioma é formar um hábito ou rotina e cumpri-lo. Por exemplo, defina uma hora específica do dia em que você lê um capítulo de um livro para seu filho. O processo de aprendizagem de um novo idioma deve ser um componente importante da vida do seu filho para obter resultados satisfatórios.


Se estás a procurar uma babá bilíngue para ajudar o teu filho a aprender um novo idioma, encontra-a na Babysits!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente