Os benefícios da figura paterna

Os benefícios da figura paterna

Por Babysits
4 minutos de leitura

A maioria das pessoas sabe que a figura materna é importante na vida de uma criança. A figura materna é importante para o desenvolvimento emocional da criança e pode estimular o afeto. Mas, não podemos esquecer as figuras paternas e o papel que desempenham! A figura do pai pode ser tão importante para o desenvolvimento infantil quanto a figura da mãe. Quer saber os benefícios da figura paterna para as crianças? Não se preocupe, a gente descobriu para você e compartilhamos abaixo!

Figura paterna

*Primeiro, queremos mencionar que cada família é diferente. Nem toda família é composta por pai e mãe. Algumas famílias têm duas mães, dois pais, um pai/mãe solteiro(a), outro membro da família como tutor, etc. Quando uma criança não tem uma figura paterna em sua vida, isso, é claro, não significa que ela não terá uma ótima infância ou que se desenvolverá de forma diferente. O amor continua sendo de suma importância, não importa a composição familiar.

Características da criança

Uma figura paterna pode ajudar a promover diferentes características de personalidade em uma criança. Coragem, curiosidade e autoconfiança são as características mais comuns que uma criança pode aprender com a(s) figura(s) paterna(s). Além de que, parece que as crianças que crescem com uma figura paterna muitas vezes mostram menos emoções negativas, incerteza e medo. Que legal, né?

O desenvolvimento da criança

Pesquisas mostram que, uma figura paterna, ao demonstrar apoio e carinho a um filho, pode estimular várias habilidades diferentes. Por exemplo, a capacidade cognitiva - capacidade do cérebro. Isso pode ajudar as crianças a aprender melhor e ter uma melhor recordação de memórias. Além disso, as figuras paternas também podem estimular “empatia e habilidades sociais”. Isso ajuda as crianças a aprender como lidar com suas próprias emoções e como podem interagir socialmente com outras pessoas. Por fim, isso os ajuda a aprender como se colocar no lugar dos outros e ter empatia com os sentimentos dos outros.

pai e filha

A performance da criança na escola

Como mencionamos acima, uma figura paterna estimula o desenvolvimento da criança. E adivinha? Isso também tem um efeito positivo no desempenho da criança na escola. Em média, as crianças com uma figura paterna presente apresentam melhor desempenho na escola. Crianças com uma figura paterna geralmente têm melhor desempenho também em outras áreas, como esportes ou trabalho.

Relacionamentos com outras pessoas

Ter uma figura paterna não influencia apenas no desenvolvimento da criança e no tipo de pessoa que ela se torna, as figuras paternas também influenciam no tipo de relacionamento que os filhos mantêm com os outros. A maneira como o pai interage com os filhos tem impacto no que os filhos procuram nas outras pessoas. Por exemplo, o que procuram nos amigos e, posteriormente, potencialmente em outros tipos de relacionamento: romântico, trabalho, etc. Os padrões que o pai mostra no relacionamento com os filhos podem determinar como os filhos interagem com os outros.

pai e filho

Ser corajoso

Nada é mais divertido do que brincar com sua figura paterna, fazer competições, subir em árvores, pular em poças e construir fortes! Essas atividades são realmente ótimas e há uma grande chance de que uma criança as faça com sua figura paterna. Mas, essas atividades não são apenas divertidas, você também pode aprender muito com elas quando criança! Essas são atividades típicas em que as crianças podem aprender a ser corajosas com a(s) figura(s) paterna(s), a ultrapassar os limites e perseverar. Características das quais você com certeza se beneficiará em sua vida!


pai e filha

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente