Como evitar ficar doente

Como evitar ficar doente

Novo

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Compartilhar:

Todos os anos, os pais são confrontados com o dilema de seus filhos adoecerem com o último vírus ou gripe. Escolas e playgrounds são ambientes propícios à disseminação de germes e a Babysits deseja garantir que babás, pais e filhos fiquem protegidos dessas possíveis doenças, com simples ações de prevenção. Criamos algumas dicas que você pode implementar em sua rotina diária para impedir a propagação de germes!

Com a ajuda da Organização Mundial da Saúde (fonte: OMS, 2019), queremos mostrar formas fáceis de ajudar os seus filhos a se sentirem mais empoderados e livres de germes!

1 Seja um Guerreiro da Limpeza

Todos sabemos o quanto é importante lavar as mãos, mas você lava corretamente?

Lavar as mãos

PASSOS PARA LAVAR AS MÃOS PASSOS

  • Molhe as mãos com água morna se possível;
  • Coloque o sabão e esfregue as palmas das mãos para fazer espuma;
  • Espalhe o sabão nas costas das mãos, e não se esqueça de passar entre os dedos, incluindo os polegares;
  • Use as pontas dos dedos para esfregar as palmas das mãos, limpando as pontas dos dedos e as palmas das mãos ao mesmo tempo;
  • Seque as mãos cuidadosamente e por completo com uma toalha limpa;
  • É importante lavar as mãos regularmente, especialmente depois de usar o banheiro e antes de comer.

2 O Senhor Lenço é nosso amigo

A melhor coisa que você pode fazer para evitar que os germes se espalhem é ter uma barreira quando seu nariz sensível começar a coçar. Antes de começar a espirrar, pegue um lenço de papel e use-o para cobrir a boca e o nariz. Também é importante cobrir a boca ao tossir, porque isso impede que as pessoas ao seu redor fiquem doentes ou inalem germes. Lembre-se de jogar os lenços de papel usados lixeira mais próxima. Se elas não tiverem lenços de papel, ensine-as a espirrar e tossir na dobra do cotovelo, em vez de nas mãos.

3 Fique em casa

Se seus sintomas estiverem afetando a sua rotina diária ou hábitos de trabalho/escola, é melhor ficar em casa e descansar. Para não espalhar os germes para outras crianças e famílias, fique em casa e se recupere. Você pode encontrar muitas atividades divertidas para fazer com as crianças em casa, caso estejam entediadas. Se você é babá e está se sentindo mal, tente avisar a família com a maior antecedência possível, para que eles possam tomar as providências antes do horário combinado. Não é uma boa ideia cuidar de crianças enquanto estiver doente.

4 Mantenha distância

Quando uma pessoa espirra ou tosse, pequenas gotas são pulverizadas no ar e, se você estiver por perto, pode inalá-las pela boca, nariz e olhos, o que pode fazer com que você fique doente. Segundo a OMS, você deve manter a distância de um metro entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Tente evitar qualquer contato com pessoas doentes ou gripadas. Por outro lado, se você estiver doente, evite tocar nos outros. Observe as superfícies em que toca e se precisa ser limpo depois.

5 Mantenha suas mãos longe dos olhos, nariz e boca

Seus olhos, nariz e boca estão cheios de muco que pode facilmente atrair germes indesejados. Durante os períodos em que os vírus estão circulando, é essencial lembrar-se de manter as mãos afastadas do rosto. Se sentir coceira, lave as mãos antes e depois de tocar no rosto.

6 Desfile de germes

Aqui está uma ótima maneira de mostrar às crianças como os germes se espalham. Pegue uma garrafa de álcool gel e misture uma colher de chá de glitter. Coloque um pouco na sua mão e um pouco na mão da criança. Toque em uma superfície de cor escura ou em uma camisa preta e pergunte se elas conseguem ver os brilhos. Explique a elas que, quando espirram nas mãos e depois tocam nas coisas, isso deixa para trás pequenos germes. Finja que o brilho deixado nas coisas são os germes. Esta é uma ótima maneira de mostrar às crianças como é fácil espalhar germes. As crianças entenderão melhor depois de verem esse mini-experimento.


Babás, crianças e pais podem seguir esses passos para evitar adoecer. A Babysits espera que essas dicas ajudem você e sua família a ficarem felizes e saudáveis este ano.

Precisamos de sua ajuda!
Estamos pedindo que profissionais qualificados se inscrevam e atualizem sua disponibilidade na plataforma da Babysits. Ler mais
Juntos queremos ajudar os profissionais de saúde que estão trabalhando a todo vapor e podem precisar de babás qualificadas neste momento. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e todos os que estão apoiando a comunidade.
Sempre siga os regulamentos fornecidos pelo governo local com base na situação atual de sua região.