Como evitar ficar doente

Como evitar ficar doente

Por Babysits
4 minutos de leitura

Todos os anos, os pais são confrontados com o dilema de seus filhos adoecerem com o último vírus ou gripe. Escolas e playgrounds são ambientes propícios à disseminação de germes e a Babysits deseja garantir que babás, pais e filhos fiquem protegidos dessas possíveis doenças, com simples ações de prevenção. Criamos algumas dicas que você pode implementar em sua rotina diária para impedir a propagação de germes!

Com a ajuda da Organização Mundial da Saúde (fonte: OMS, 2019), queremos mostrar formas fáceis de ajudar os seus filhos a se sentirem mais empoderados e livres de germes!

1 Seja um Guerreiro da Limpeza

Todos sabemos o quanto é importante lavar as mãos, mas você lava corretamente?

Lavar as mãos

PASSOS PARA LAVAR AS MÃOS PASSOS

  • Molhe as mãos com água morna se possível;
  • Coloque o sabão e esfregue as palmas das mãos para fazer espuma;
  • Espalhe o sabão nas costas das mãos, e não se esqueça de passar entre os dedos, incluindo os polegares;
  • Use as pontas dos dedos para esfregar as palmas das mãos, limpando as pontas dos dedos e as palmas das mãos ao mesmo tempo;
  • Seque as mãos cuidadosamente e por completo com uma toalha limpa;
  • É importante lavar as mãos regularmente, especialmente depois de usar o banheiro e antes de comer.

2 O Senhor Lenço é nosso amigo

A melhor coisa que você pode fazer para evitar que os germes se espalhem é ter uma barreira quando seu nariz sensível começar a coçar. Antes de começar a espirrar, pegue um lenço de papel e use-o para cobrir a boca e o nariz. Também é importante cobrir a boca ao tossir, porque isso impede que as pessoas ao seu redor fiquem doentes ou inalem germes. Lembre-se de jogar os lenços de papel usados lixeira mais próxima. Se elas não tiverem lenços de papel, ensine-as a espirrar e tossir na dobra do cotovelo, em vez de nas mãos.

3 Fique em casa

Se seus sintomas estiverem afetando a sua rotina diária ou hábitos de trabalho/escola, é melhor ficar em casa e descansar. Para não espalhar os germes para outras crianças e famílias, fique em casa e se recupere. Você pode encontrar muitas atividades divertidas para fazer com as crianças em casa, caso estejam entediadas. Se você é babá e está se sentindo mal, tente avisar a família com a maior antecedência possível, para que eles possam tomar as providências antes do horário combinado. Não é uma boa ideia cuidar de crianças enquanto estiver doente.

4 Mantenha distância

Quando uma pessoa espirra ou tosse, pequenas gotas são pulverizadas no ar e, se você estiver por perto, pode inalá-las pela boca, nariz e olhos, o que pode fazer com que você fique doente. É importante manter a distância de pessoas que não estejam se sentindo bem. Por outro lado, se você estiver doente, evite tocar nos outros. Observe também as superfícies em que toca e se precisam ser limpas.

5 Mantenha suas mãos longe dos olhos, nariz e boca

Seus olhos, nariz e boca estão cheios de muco que pode facilmente atrair germes indesejados. Durante os períodos em que os vírus estão circulando, é essencial lembrar-se de manter as mãos afastadas do rosto. Se sentir coceira, lave as mãos antes e depois de tocar no rosto.

6 Desfile de germes

Aqui está uma ótima maneira de mostrar às crianças como os germes se espalham. Pegue uma garrafa de álcool gel e misture uma colher de chá de glitter. Coloque um pouco na sua mão e um pouco na mão da criança. Toque em uma superfície de cor escura ou em uma camisa preta e pergunte se elas conseguem ver os brilhos. Explique a elas que, quando espirram nas mãos e depois tocam nas coisas, isso deixa para trás pequenos germes. Finja que o brilho deixado nas coisas são os germes. Esta é uma ótima maneira de mostrar às crianças como é fácil espalhar germes. As crianças entenderão melhor depois de verem esse mini-experimento.


Babás, crianças e pais podem seguir esses passos para evitar que adoeçam durante todo o ano. A Babysits espera que essas dicas ajudem você e sua família a se manterem felizes e saudáveis.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente