Como ler para as crianças?

Como ler para as crianças?

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Você sabia que as crianças começam a perder o interesse pela leitura aos 11 anos de idade? Segundo a pesquisa Retratos da leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com o Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, em 2019 os pequenos e pequenas com idade de 5 à 10 anos mostraram maior curiosidade pelo mundo dos livros, porém o desejo pela leitura entrou em queda a partir dos 11 anos de idade. Esses dados mostram a relevância de incentivar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. As crianças da geração Alpha recebem constantes estímulos, pois nasceram em um ambiente onde o contato com as telas da tecnologia começa muito cedo. Dessa forma, se a prática da leitura não for desenvolvida, os pequenos têm mais chances de perder o entusiasmo pelos livros conforme forem crescendo.

Ler para crianças

A importância da rede de apoio

Incentivar a leitura pode ser um desafio para muitos pais e cuidadores que precisam conciliar o trabalho e as responsabilidades sem deixar de participar do processo de educação dos filhos. Nesse sentido, o diálogo com os professores é necessário para que a família e a escola atuem de forma conjunta no incentivo à leitura. Além dos educadores, as babás também podem estimular o interesse das crianças pela leitura, apoiando a família nos momentos em que os pais precisam se ausentar para trabalhar.

Mesmo com o auxílio da rede de apoio, é importante saber de que forma despertar o interesse dos pequenos e pequenas pelo mundo dos livros. Por isso, continue a leitura para conferir dicas de como ler para as crianças.

5 dicas para ler com os pequenos

Confira abaixo diferentes formas de estimular o interesse pelos livros através das nossas dicas especiais!

1 - Entenda a faixa etária

Para incentivar a leitura de forma efetiva, é importante compreender em qual fase de desenvolvimento a criança está. Para ajudar nesse processo, a faixa etária é muito importante, pois ao saber a idade dos pequenos, será mais fácil escolher livros que despertem a curiosidade das crianças para ler ou ouvir a história até o fim.

2 - Utilize recursos lúdicos

É importante mostrar para as crianças que o momento de leitura também pode ser muito divertido! Por isso, depois de escolher a história de acordo com a faixa etária, pesquise quais outros recursos podem ser utilizados para incrementar a leitura. Desde roupas para imitar um dos personagens da história até atividades para fazer em casa, vale tudo para garantir que as crianças se divirtam com a leitura.

3 - Ouça a criança

Quem não conhece uma criança que adora dinossauros ou super-heróis? Isso acontece, porque desde cedo os pequenos e pequenas demonstram preferências por determinados temas e assuntos. Por essa razão é muito importante ouvir as crianças e entender quais são seus personagens e conteúdos preferidos. Sabendo disso, basta escolher uma história que tenha conexão com os interesses dos pequenos para que as chances deles se entusiasmarem com a leitura sejam muito maiores.

4 - Procure livros que despertem o interesse

Depois de ouvir os pequenos e entender melhor quais são seus personagens favoritos, chegou a hora de procurar histórias que despertem a curiosidade das crianças. Os livros personalizados que transformam as crianças em personagens são excelentes opções para estimular o interesse dos pequenos e pequenas, além de incentivar o protagonismo infantil. Aqui também é válido procurar unir temas e personagens preferidos das crianças com as recomendações para a faixa etária em que elas estão.

5 - Desenvolva uma rotina de leitura

Para que o interesse pelos livros se mantenha ao longo do crescimento dos pequenos e pequenas, é importante que a prática da leitura se transforme em um hábito. Para isso, é necessário desenvolver uma rotina diária com momentos em que os livros estejam presentes. Esse cronograma não deve ser uma obrigação para a criança, mas sim um tempo de qualidade em que ela possa interagir com os livros e outros recursos educativos sem interrupções.

A partir dessas dicas é possível compreender como ler para as crianças é uma atividade que envolve diversas etapas, mas que é igualmente recompensadora quando vemos os pequenos interessados e apaixonados pelo mundo mágico dos livros!

Para conferir mais conteúdos como esse, basta acessar o blog Dentro da História