Como ler para as crianças?

Como ler para as crianças?

Por Babysits
5 minutos de leitura

Você sabia que as crianças começam a perder o interesse pela leitura aos 11 anos de idade? Segundo a pesquisa Retratos da leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com o Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, em 2019 os pequenos e pequenas com idade de 5 à 10 anos mostraram maior curiosidade pelo mundo dos livros, porém o desejo pela leitura entrou em queda a partir dos 11 anos de idade. Esses dados mostram a relevância de incentivar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. As crianças da geração Alpha recebem constantes estímulos, pois nasceram em um ambiente onde o contato com as telas da tecnologia começa muito cedo. Dessa forma, se a prática da leitura não for desenvolvida, os pequenos têm mais chances de perder o entusiasmo pelos livros conforme forem crescendo.

Ler para crianças

A importância da rede de apoio

Incentivar a leitura pode ser um desafio para muitos pais e cuidadores que precisam conciliar o trabalho e as responsabilidades sem deixar de participar do processo de educação dos filhos. Nesse sentido, o diálogo com os professores é necessário para que a família e a escola atuem de forma conjunta no incentivo à leitura. Além dos educadores, as babás também podem estimular o interesse das crianças pela leitura, apoiando a família nos momentos em que os pais precisam se ausentar para trabalhar.

Mesmo com o auxílio da rede de apoio, é importante saber de que forma despertar o interesse dos pequenos e pequenas pelo mundo dos livros. Por isso, continue a leitura para conferir dicas de como ler para as crianças.

5 dicas para ler com os pequenos

Confira abaixo diferentes formas de estimular o interesse pelos livros através das nossas dicas especiais!

1 - Entenda a faixa etária

Para incentivar a leitura de forma efetiva, é importante compreender em qual fase de desenvolvimento a criança está. Para ajudar nesse processo, a faixa etária é muito importante, pois ao saber a idade dos pequenos, será mais fácil escolher livros que despertem a curiosidade das crianças para ler ou ouvir a história até o fim.

2 - Utilize recursos lúdicos

É importante mostrar para as crianças que o momento de leitura também pode ser muito divertido! Por isso, depois de escolher a história de acordo com a faixa etária, pesquise quais outros recursos podem ser utilizados para incrementar a leitura. Desde roupas para imitar um dos personagens da história até atividades para fazer em casa, vale tudo para garantir que as crianças se divirtam com a leitura.

3 - Ouça a criança

Quem não conhece uma criança que adora dinossauros ou super-heróis? Isso acontece, porque desde cedo os pequenos e pequenas demonstram preferências por determinados temas e assuntos. Por essa razão é muito importante ouvir as crianças e entender quais são seus personagens e conteúdos preferidos. Sabendo disso, basta escolher uma história que tenha conexão com os interesses dos pequenos para que as chances deles se entusiasmarem com a leitura sejam muito maiores.

4 - Procure livros que despertem o interesse

Depois de ouvir os pequenos e entender melhor quais são seus personagens favoritos, chegou a hora de procurar histórias que despertem a curiosidade das crianças. Os livros personalizados que transformam as crianças em personagens são excelentes opções para estimular o interesse dos pequenos e pequenas, além de incentivar o protagonismo infantil. Aqui também é válido procurar unir temas e personagens preferidos das crianças com as recomendações para a faixa etária em que elas estão.

5 - Desenvolva uma rotina de leitura

Para que o interesse pelos livros se mantenha ao longo do crescimento dos pequenos e pequenas, é importante que a prática da leitura se transforme em um hábito. Para isso, é necessário desenvolver uma rotina diária com momentos em que os livros estejam presentes. Esse cronograma não deve ser uma obrigação para a criança, mas sim um tempo de qualidade em que ela possa interagir com os livros e outros recursos educativos sem interrupções.

A partir dessas dicas é possível compreender como ler para as crianças é uma atividade que envolve diversas etapas, mas que é igualmente recompensadora quando vemos os pequenos interessados e apaixonados pelo mundo mágico dos livros!

Para conferir mais conteúdos como esse, basta acessar o blog Dentro da História


Está à procura de um serviço de babá? Então encontre rapidamente um serviço enquanto babá perto de você!

Emprego de babá em São Paulo

Emprego de babá em Belo Horizonte

Emprego de babá em Manaus

Emprego de babá no Rio de Janeiro

Emprego de babá

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente