5 Dicas para cuidar de bebês

5 Dicas para cuidar de bebês

Por Babysits
4 minutos de leitura

Trabalhar com crianças, especialmente cuidar de bebês, não é para todos. É um trabalho que exige muita responsabilidade, conhecimentos e prática. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para você conseguir lidar com as tarefas mais importantes quando se cuida de um bebê.

1 - Esclarecer todos os detalhes

Pode parecer óbvio, mas a comunicação clara é essencial para evitar erros e situações complicadas. Certifique-se de que pediu instruções aos pais sobre tudo o que diz respeito ao bebê. Embora existam instruções que se apliquem a todos os bebês, cada um tem as suas particularidades e preferências. Pergunte onde pode encontrar todas as coisas do bebê, como fraldas, chupetas, comida e medicação (se for o caso). Lembre-se ainda de perguntar sobre a rotina de sono do bebê e tente cumpri-la ao máximo.

2 - Dar banho

Você nunca deve deixar um bebê sozinho, e isso se aplica principalmente à hora do banho. Antes de colocar o bebê na banheira, veja se a água está morna e não muito quente. A pele dos bebês é muito sensível e uma temperatura de água mais elevada pode deixar queimaduras. Mantenha o ambiente do banheiro aquecido e utilize produtos de higiene próprios para bebês em pequenas quantidades. Seque bem todas as dobrinhas do bebê e vista-o para ficar bem quentinho logo. O choque de temperatura pode deixar os bebês doentes.

3- Dar a papinha ou o leite

Tente, ao máximo, manter o horário habitual da papinha ou leite. Os bebês se habituam às rotinas e é mais fácil para todos se as horas forem cumpridas. Também é mais fácil alimentar o bebê se ele estiver bem descansado e sem sono, porque assim você pode evitar as típicas birras. Você deve sentar o bebê de forma confortável na cadeirinha e testar a temperatura do leite ou papinha antes de lhe dar. É inevitável que o bebê se suje durante o processo, por isso, não se preocupe tanto com isso, mas, se preferir, vista-o com uma roupa velha que possa colocar para lavar logo em seguida.

4 - Trocar a fralda

É essencial verificar regularmente a fralda do bebê e mantê-la seca, porque assim as assaduras podem ser evitadas. Deixe tudo o que precisa perto de você para facilitar o processo: fralda limpa, creme para assaduras e lenços umedecidos, se for o caso. Deite o bebê no trocador de barriga para cima. Nunca deixe-o sozinho e sem supervisão, pois ele pode facilmente se desequilibrar e cair. Retire a parte de baixo da roupa do bebê, abra a fralda e, caso haja cocô, utilize a própria fralda para limpar da frente para trás. Se você estiver em casa, use água e algodão para limpar o bebê. Os lenços umedecidos devem ser utilizados apenas quando não está em casa ou não tem acesso à água com facilidade. Se os lenços umedecidos forem utilizados sempre, aumenta-se a chance de o bebê ficar assado. O creme para assaduras também não precisa ser aplicado sempre, pois o seu excesso também pode causar assaduras.

5 - Colocar o bebê para dormir

Como dito anteriormente, é essencial que você mantenha a rotina do bebê, o que envolve também os horários de sono. Por volta da hora de dormir, é bom abaixar um pouco a intensidade da luz para habituá-lo com a luminosidade do dia e da noite. A posição recomendada para colocar o bebê para dormir é de barriga para cima, com a cabeça de lado. Esta é a posição que o bebê adota naturalmente. É bom que ele fique enrolado em uma manta, mas não apertado ou quente demais. É natural que ele acorde chorando, por diversas razões, ele pode estar com fome, com cólica, ou sujo. Não existe um método exato para lidar com essas situações, por isso discuta com os pais o que deve ser feito neste caso.


Está à procura de um serviço de babá? Então encontre rapidamente um serviço enquanto babá perto de você!

Emprego de babá em São Paulo

Emprego de babá em Belo Horizonte

Emprego de babá em Manaus

Emprego de babá no Rio de Janeiro

Emprego de babá

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente