Como reciclar com as crianças

Como reciclar com as crianças

Novo
Por Babysits, 4 minutos de leitura

O meio ambiente precisa da nossa ajuda! Como Greta Thunberg vive dizendo, nosso planeta está mudando lentamente e temos que tomar algumas medidas agora! Mas nós sabemos que as crianças não gostam muito de aulas teóricas; portanto, é importante retratar por meio da prática diária como podemos ajudar o meio ambiente! Descubra abaixo como ensinar seus filhos a reciclar de uma forma divertida.

Primeiro, é importante entender o que significa reciclagem. É um processo que transforma resíduos em materiais novos, objetos ou outras substâncias.

Como reciclar durante sua rotina diária?

Existem 4 diferenças fundamentais em relação aos seguintes materiais recicláveis:

  • Papel
  • Plástico
  • Orgânico
  • Vidro

Porém, você também pode ter lixeiras específicas para latas ou roupas, por exemplo. Todo o resto deve ser colocado em uma lixeira separada, ou seja, os resíduos que não podem ser reciclados.

Por que a reciclagem é importante para o meio ambiente?

Reduz as emissões de gases de efeito estufa; Faz uso eficiente de matérias-primas e recursos (por exemplo, água e energia elétrica); É benéfico para sua saúde.

A reciclagem deve ser uma atividade que todos deveriam incluir em sua rotina diária. Por isso, envolver as crianças nesta atividade é ainda mais importante porque se ensinarmos como uma pequena contribuição pode ter um impacto positivo no meio-ambiente, há uma possibilidade maior de que se tornem adultos mais responsáveis.

Então, como reciclar com as crianças?

Você finalmente convenceu seu filho a ajudá-lo, principalmente em casa, mas você não sabe como ensiná-los na prática? Aqui estão 3 maneiras de conseguir isso:

1. Faça uso de um material bem visual

Reciclar com as crianças

É muito mais fácil memorizar coisas quando associamos com imagens, principalmente para as crianças. Graças a este desenho, seu filho saberá o destino exato de cada tipo de lixo. Utilize este desenho que fizemos ou faça o seu após cada refeição e fortaleça o seu trabalho em equipe familiar, jogando tudo na lixeira certa! Pode ser uma atividade divertida e uma forma construtiva de passar algum tempo em família!

2. Doe brinquedos

Outra ideia para incentivar as crianças a serem mais responsáveis ​​e conscientes em relação ao meio ambiente é doar brinquedos que elas não usam mais.

Caixa de doação de brinquedos

É normal se cansar dos brinquedos antigos, mas em vez de jogá-los fora, por que não doá-los para outras crianças? Separe algumas caixas e peça ajuda aos seus filhos! Explique a eles que está fazendo isso não apenas para diminuir a quantidade de brinquedos, mas também que estará ajudando outras crianças a terem uma infância linda e inesquecível!

3. Faça um DIY

Se você realmente tem interesse em sustentabilidade, também pode reaproveitar objetos e não apenas reciclá-los. Um dos nossos objetos favoritos é o rolo de papel higiênico, que pode se tornar muitas coisas criativas diferentes.

Ideias de DIY com rolo de papel higiênico

DIY 1: Carros de corrida Você sempre quis recriar os carros de corrida do filme “Carros”?. É só seguir o nosso tutorial detalhado, onde você pode dar vida a Saetta McQueen e seus amigos!

Você também pode usar este maravilhoso DIY para ensinar sobre segurança no trânsito. Também pode desenhar uma estrada com alguns sinais de trânsito e ensinar o básico aos seus filhos.

DIY 2: Chocalhos Acreditamos que a música deve fazer parte da rotina diária de todos! Mas como incluir isso de uma forma divertida, principalmente para crianças? Você pode pegar alguns rolos de papel higiênico e fazer seus próprios chocalhos! Em menos de uma hora, você pode criar um dos instrumentos musicais mais famosos!

Estes são dois exemplos de DIY para ajudar a desenvolver a criatividade das crianças e se divertir onde quer que você esteja, ao mesmo tempo em que ensina sobre reaproveitamento de materiais e reciclagem.

Para mais ideias interessantes, você pode conferir este artigo..

É importante incluir essas tarefas em sua rotina diária e transformá-las em um hábito. Se você é babá, também pode usar algumas de nossas ideias para fazer algumas experiências com as crianças. Não será apenas uma atividade para manter as crianças ocupadas, mas será também educativa.

Nós nos preocupamos com o meio ambiente e esperamos que você também!