Como explicar o coronavírus

Como explicar o coronavírus

Por Babysits
6 minutos de leitura

Como você explica algo aos seus filhos que está fora de seu próprio controle? Nós da Babysits acreditamos que explicar questões importantes, como o Coronavírus e Covid-19, pode ser feito de maneira que as crianças entendam. Se seus filhos tiverem idade suficiente para entender o que está acontecendo, provavelmente já devem ter ouvido falar sobre o vírus na escola. Por isso, é crucial que os pais expliquem para que eles entendam a urgência e as medidas de proteção que devem ser tomadas, sem assustá-los desnecessariamente. Aqui estão as nossas dicas:

Faça perguntas a eles

Antes de conversar com eles sobre o Coronavírus ou suas implicações, tente descobrir o que e quanto eles já ouviram e sabem sobre o assunto. Nas redes sociais e entre os colegas de escola, a quantidade de fake news pode ser bastante alta. Faça perguntas sobre o que eles já ouviram, o que os professores lhes explicaram na escola ou que tipo de dúvidas ainda têm. Este pode ser o momento de explicar a eles onde o Coronavírus se originou e o que isso significa em relação à xenofobia e racismo. Muitas pessoas da Ásia sofreram com olhares distorcidos e pessoas culpando-as pelo surto do vírus. É importante dizer aos seus filhos por que isso está errado e que a solidariedade agora é mais importante do que nunca. Por fim, diga a eles que você está sempre aberto às suas perguntas, não importa quantas sejam.

Explique o que é um vírus

Para que as crianças entendam a urgência em relação ao aumento das medidas de higiene e de distanciamento social, é crucial que elas entendam o que é um vírus e como ele se espalha. Ao procurar explicações na internet, artigos e vídeos são longos, complicados e geralmente cheios de termos médicos difíceis de entender, principalmente para as crianças. Aqui está uma explicação mais fácil:

Um vírus é um organismo muito, muito pequeno e invisível que gosta de viajar entre os seres humanos pelo ar. Alguns desses pequenos organismos chamados vírus são bons e não prejudicam as pessoas, outros são ruins e deixam as pessoas doentes. O Coronavírus é um daqueles vírus que podem adoecer as pessoas. O grande problema de um vírus é que ele vai do seu corpo para o corpo de outra pessoa sem que vocês percebam. É por isso que precisamos ter muito cuidado e fazer tudo o que pudermos para proteger a nós mesmos e aos outros.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Tranquilize-os de que são seguros

Depois de explicar o que é um vírus e como ele pode prejudicar as pessoas, é importante garantir que elas estejam seguras em seu ambiente. Explique que o Coronavírus é perigoso principalmente para idosos ou pessoas com doenças crônicas. Isso também os ajudará a entender por que as visitas à casa dos avós, brincadeiras nas casas dos amigos e outras interações sociais foram canceladas ou adiadas.

Explique as medidas

Muitos adultos sentem-se impotentes e sobrecarregados com a situação. Para ter um pouco de controle sobre isso, você pode seguir as medidas de higiene junto com sua família, como lavar as mãos, tossir e espirrar no cotovelo e ficar em casa, há muitas coisas que você pode fazer. Escrevemos um outro artigo, no qual mostramos algumas dicas e informações para crianças sobre como evitar adoecer em geral. Se você está de quarentena em casa, explique aos seus filhos por que é importante e como vocês podem impedir que os organismos minúsculos do vírus transitem entre os corpos humanos.

Um experimento super fácil compartilhado pela professora Amanda Lorenzo, da Flórida, mostra às crianças como lavar as mãos com sabão pode ser útil para tirar o vírus das mãos. Tudo o que você precisa é de uma tigela cheia de água, um pouco de pimenta e sabão:

Lavar as mãos

Você pode explicar a eles como os pequenos pedaços de pimenta do reino são os organismos do vírus que se espalham por suas mãos se não lavá-las regularmente. Mas o sabão é seu melhor amigo! Mostre-os como a pimenta se afasta do dedo assim que coloca um pouco de sabão. É exatamente assim que o vírus desaparece das mãos quando elas são lavadas corretamente.

Mostre alternativas

Não importa quão incerta ou assustadora seja a situação atual, é importante manter-se positivo e aproveitar esta oportunidade para mostrar a seus filhos as maravilhas do mundo digital e conectado que temos hoje. Pode ser uma vídeo chamada com os avós, uma aula on-line de ioga ou estudos à distância, existem inúmeras possibilidades de usar a internet para manter contato com o mundo.

Mantenha uma rotina diária

Por último, mas não menos importante, recomendamos que você mantenha uma rotina diária, especialmente quando estiver de quarentena em casa e praticando o distanciamento social. Não acorde tarde, troque o pijama e comece o dia como de costume. As aulas foram suspensas, mas muitas escolas deixaram atividades para serem feitas durante essa pausa. Organize um espaço de estudo para as crianças com todos os materiais necessários, como canetas, papel, materiais de colagem e um ambiente silencioso. Faça-os compreenderem que este não é um período de férias prolongadas, mas sim um período durante o qual temos que nos adaptar aos novos ambientes de estudo em casa.


No geral, é importante manter o equilíbrio entre informá-los sobre o que eles precisam saber e garantir que não fiquem assustados ou preocupados desnecessariamente. É um momento incerto para todos, mas acreditamos que é também uma oportunidade de aprender novas rotinas, permanecer positivo e crescer juntos como uma família. Se você precisar de mais inspiração sobre como passar seu tempo de distanciamento social em casa, veja nossas ideias de artesanato e trabalhos manuais, bem como nossas receitas para fazer com as crianças em nossos Materiais da Comunidade.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente