Educação à distância

Educação à distância

Por Babysits
4 minutos de leitura

As aulas foram suspensas, mas a educação das crianças não deve ser prejudicada. Pode ser que elas fiquem um pouco desanimadas para estudar em casa, mas nós podemos ajudar os pais neste momento. Mas como podemos ajudar os pais que se encontram em casa com os seus filhos, tendo que assumir o papel também de professores? É aqui que o auxílio de nossas babás pode ser útil, ajudando as crianças com suas tarefas escolares à distância através do Skype.

Não estamos dizendo que a educação à distância é uma tarefa fácil, mas em um período crítico e delicado como este, é bom ter alternativas para ajudar as famílias.

Assim, as babás podem ajudar as crianças a fazerem suas tarefas e a estudar online.

Tudo o que você precisa é de:

  • Uma boa conexão à Internet
  • Uma conta no Skype ou em outra plataforma de vídeo chamadas
  • Experiência em estudar com crianças e muita paciência e perseverança!

Mas como podemos garantir que este processo seja eficaz? Como babá, você deve provar que é uma candidata qualificada, que está à altura do desafio e que consegue manter as crianças focadas e estimuladas. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você neste processo:

educação à distância

Antes

  • Utilize um computador pois a tela grande facilita o seu monitoramento da lição. Evite utilizar o celular, pois, neste caso, é pouco prático. O tablet também pode ser uma boa opção;
  • Escolha um lugar confortável para se sentar, com boa iluminação;
  • Tente manter uma boa postura. Isso ajuda na concentração e previne dores musculares;
  • Vista-se de maneira apropriada, mesmo que esteja em casa;
  • Peça que os pais te enviem com antecedência uma cópia das tarefas de casa para que você tenha tempo suficiente para se preparar;
  • Escreva todos os passos exigidos para a resolução dos exercícios, incluindo as regras teóricas.

Durante

  • Leia os exercícios em voz alta;
  • Junto com a criança, discuta como resolver os exercícios. Por exemplo, no caso de exercícios de matemática, é importante não só definir o passo a passo, mas também verificar cada passo para evitar erros;
  • Se ajudar, peça à criança para falar em voz alta como vai resolver o problema;
  • Se a criança tiver muita dificuldade, a babá poderá fazer um tutorial em vídeo para explicar o exercício.

Depois

  • Quando terminar o exercício, peça à criança para ler em voz alta como resolveu o problema ou para enviar uma foto da folha de exercícios para que você confira depois;
  • Em tempos como este, é bom recompensar ambas as partes (babá e criança) pois é importante manter a união e um espírito positivo. As crianças devem ser incentivadas a continuar e para isso você pode fazer um registo dos objetivos alcançados.

Também é possível realizar outras atividades remotamente, como os Trabalhos Manuais da Babysits através de tutoriais em vídeo ou vídeo chamadas. Vocês só precisarão de alguns materiais que provavelmente já têm em casa.


É possível ajudar as crianças em qualquer matéria, basta encontrar o método certo.

É complicado? Sim, principalmente com crianças muito pequenas. Nestas circunstâncias, é mais fácil auxiliar adolescentes ou crianças mais velhas que já saibam utilizar um computador.

Pode ser útil? Sim. Assim sendo, se você é babá e não pode sair de casa devido aos altos riscos, você pode auxiliar à distância as famílias que têm dificuldade em ajudar seus filhos com os deveres escolares.

Com certeza será mais fácil para a família ligar para alguém que já conheça, mas não desista. Cadastre-se na Babysits como babá e especifique a sua intenção de ajudar, à distância, as crianças com os deveres escolares. Com uma descrição clara e um perfil completo, as chances de ser selecionado(a) serão ainda maiores.

Boa sorte!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente