8 Erros a evitar durante o babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting

Por Babysits
5 minutos de leitura

Sabes o quanto podes aprender como babysitter? Antes de mais, podes ajudar a estabelecer competências parentais que possam ser utilizadas no futuro e garantir o bem-estar das crianças. Em segundo lugar, se estás atualmente a estudar na faculdade para desempenhares uma ocupação relacionada com crianças, o babysitting pode proporcionar-te experiência/competências a acrescentar ao teu currículo. No entanto, trabalhar com crianças é uma enorme responsabilidade e inclui muitos desafios. Mas não precisas de te preocupar! Estamos aqui para te ajudar a ultrapassar os erros mais comuns e a garantir o mais importante: a segurança das crianças de quem estás a cuidar.

Aqui encontras 8 erros a evitar durante o babysitting:

1. Chegar tarde

Chegar atrasada a uma sessão de babysitting pode ser visto como falta de profissionalismo. Por conseguinte, deves preparar-te com antecedência para garantires que tens tempo suficiente para chegar ao local acordado. Antes do babysitting pergunta à família quais são as principais as tarefas que esperam de ti para que estejas pronta a tomar as rédeas quando a marcação começar.

2. Usar o telemóvel em demasia

Enquanto estás a cuidar de crianças, não é boa ideia estares a conversar ao telemóvel ou a prestar atenção às redes sociais. Não te esqueças de que estás a ser paga para fornecer um serviço, por isso é melhor guardares as conversas pessoais para o teu tempo livre. Em vez disso, porque não fazeres algo criativo como um dos nossos DIYs divertidos para as crianças?

3. Postar fotografias nas redes sociais

Embora possas querer partilhar uma fotografia de uma ótima receita que criaste com a criança de quem está a tomar conta no Instagram, deves sempre lembrar-te de que precisas de obter permissão dos pais para partilhares fotografias dos seus filhos ou da sua casa na Internet.

4. Trabalhar enquanto se está doente

Apesar de poder ser frustrante precisar de cancelar uma sessão de babysitting, se te sentires doente é melhor cancelares a sessão. É mais difícil lidar com crianças enérgicas se não te sentires bem, e há também o risco de infetares as crianças se a tua doença for contagiosa. No entanto, se te sentires suficientemente bem para tomar conta das crianças, certifica-te de que tens cuidado perto delas lavando as mãos e descartando devidamente o lixo pessoal (como lenços, por exemplo).

5. Usar linguagem imprópria

As crianças aprendem mais depressa do que se pensa, e podem aprender rapidamente a linguagem inadequada se forem expostas a ela. Uma babysitter deve dar o exemplo, uma vez que são um modelo para as crianças, e deve evitar ensinar-lhes linguagem inapropriada ou palavrões.

6. Beber álcool

Pode ser tentador beber um copo de vinho depois de as crianças já estarem na cama, no entanto, não te esqueças de que ainda estás a fazer babysitting e que és o adulto responsável pelas crianças. Uma criança pode acordar a meio do sono e é responsabilidade tua cuidares dela. Há também a possibilidade de surgir uma situação de emergência em que poderá ser necessário conduzires as crianças até ao serviço de urgências ou consultório médico mais próximo.

7. Fumar

Também é recomendado não fumares enquanto estás a trabalhar como babysitter, já que constitui um mau exemplo para as crianças e pode ser muito mau para a saúde delas (e para a tua), e muitas vezes não é sequer permitido pelos pais. O fumo passivo pode causar problemas respiratórios nas crianças, e para as pessoas com asma, pode causar ataques de asma mais frequentes e graves.

8. Deixar as crianças quebrarem as regras impostas pelos pais

É importante saberes de antemão quais são as atividades que as crianças estão autorizadas a fazer. Por exemplo, se os pais não permitirem que as crianças comam gelado ou vejam televisão, a babysitter deve também seguir estas regras. Nunca deixes as crianças sozinhas sem supervisão. Os mais pequenos podem ser imprevisíveis e podem ocorrer acidentes. Ser babysitter é um trabalho que requer muita responsabilidade e toda a tua atenção para evitar acidentes.

erros babysitting erros babysitter


O papel de babysitter é extremamente importante, age sempre de uma forma profissional que mantenha as crianças seguras. Assim, haverá mais probabilidade de os pais sentirem que os seus filhos estão em boas mãos. Além disso, poderão contratar-te novamente para cuidares deles e até recomendar-te aos seus amigos.

Faz com que as crianças saibam que devem seguir as regras, dando o exemplo. Verás que eles aprenderão rapidamente! Se precisares de mais ajuda para te preparares para o teu trabalho enquanto babysitter, lê o nosso artigo sobre como lidar com o primeiro dia de trabalho.

Agora que sabes o que não fazer, está na hora de encontrares o trabalho de babysitting perfeito! Ou talvez estejas à procura de empregos de ama? Seja como for, estamos aqui para te ajudar! Usa a Babysits para encontrares empregos de babysitter hoje.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente