5 brincadeiras antigas para ensinar para as crianças

5 brincadeiras antigas para ensinar para as crianças

Por Babysits
5 minutos de leitura

Está cansado de ver o seu filho na frente das telas o dia todo? Que tal ensiná-lo brincadeiras antigas que você costumava brincar e aproveitar mais momentos em família?

As brincadeiras antigas eram praticamente todas na rua, ao ar livre e coletivas. Nós precisávamos dos nossos amigos para fazer a brincadeira acontecer e na maioria das vezes alguma atividade física estava envolvida. Hoje vamos dar dicas de cinco brincadeiras ao ar livre que você pode ensinar para o seu filho para ter um momento de diversão em família.

1. Passa-anel

A brincadeira precisa de pelo menos quatro pessoas, mas quanto mais gente, mais legal e divertida fica. Uma delas vai ser responsável por passar o anel e as outras formarão uma fila uma ao lado da outra pra receber o anel. Quem está na fila deve ficar com as mãos encostadas uma na outra e semiabertas.

Você pode usar qualquer objeto pequeno que caiba nas mãos da criança e não dê pra ser visto entre os dedos, não precisa necessariamente ser um anel. Depois que todos estiverem em fila, quem ficou responsável por passar o anel, vai passando na mão de cada um, deixa o anel com alguém e escolhe outra pessoa para adivinhar com quem está o anel.

Quem não conseguir adivinhar sai da brincadeira e se a pessoa escolhida adivinhar, quem sai é quem passou o anel. Por isso, quanto mais gente tiver, mais legal será a brincadeira, porque ela pode continuar com a saída dos outros, se tiver pouca gente, tem que começar do começo muitas vezes.

2. Pular corda

Nem precisa explicar muito essa brincadeira. Pular corda é muito bom e ainda gasta bastante energia, mas é preciso primeiro ensinar a criança como fazer para que ela não tropece na corda e se machuque. Existem muitas músicas que podem ser cantadas ao pular corda para tornar a brincadeira mais divertida e difícil, como esta:

*Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores, põe a mão no chão
Senhoras e senhores, pule de um pé só
Senhoras e senhores, dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Ra, re, ri, ro, rua

3. Telefone sem fio

Essa brincadeira antiga é muito divertida e engraçada e assim como no passa-anel, quanto mais gente, melhor. Todos os participantes devem fazer uma fila e ficarem lado a lado.

O participante que estiver em uma das pontas da fila inventa uma frase para falar no ouvido de quem está do seu lado. E esta pessoa tem que falar no ouvido de quem está do lado dela e assim sucessivamente até chegar a última pessoa da fileira. Esta última pessoa deve falar em voz alta qual era a frase.

É muito engraçado porque na maioria das vezes o que chega para a última pessoa é completamente diferente do que a primeira pessoa falou e todos ficam tentando descobrir onde a mensagem se perdeu.

4. Dança das cadeiras

Essa brincadeira estimula a coordenação motora das crianças, pois elas devem ficar atentas à música e também serem rápidas para conseguir se sentar. É preciso pelo menos três pessoas e cadeiras em número inferior a quantidade de pessoas, por exemplo, se tem três pessoas brincando, deve haver somente duas cadeiras.

Uma música começa a tocar e os participantes devem ficar dançando a música e andando em círculos em volta das cadeiras. Quando a música para, todos devem se sentar, mas como tem uma cadeira a menos, uma pessoa não vai conseguir se sentar e será eliminada. Depois disso, uma cadeira é retirada e a música continua, até que fique apenas uma pessoa vencedora.

5. Vivo ou morto

Nessa brincadeira as crianças devem ficar atentas às instruções. Alguém deve ficar responsável por dar o comando e o restante deve fazer o que é pedido. A pessoa no comando deve falar "vivo" ou "morto'', quando ela fala "vivo", todo mundo deve ficar em pé, quando fala "morto", todos devem se agachar e quem errar sai. A brincadeira termina quando sobrar apenas um vencedor.

As brincadeiras antigas que nós ou os nossos pais costumavam brincar não envolvem telas de computadores ou celulares porque isso nem existia quando a gente era criança, não é mesmo? O melhor de ensinar essas brincadeiras para as crianças é que você pode ajudá-las a equilibrar os seus momentos de lazer entre as telas e o ar livre, incentivando também a interação com outras crianças, especialmente neste mês tão especial para elas, o mês das crianças.
O que você achou das nossas ideias de brincadeiras antigas para ensinar às crianças? Caso coloque alguma delas em prática, não deixe de nos marcar em @babysitsbr.


Está à procura de um serviço de babá? Então encontre rapidamente babás perto de você!

Babá Brasília

Babá no Rio de Janeiro

Babá em São Paulo

Babá em Fortaleza

Babá em Belo Horizonte

Babás

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente