Os melhores filmes infantis para crianças

Os melhores filmes infantis para crianças

Por Babysits
13 minutos de leitura

Pedimos aos pais no Instagram que nos contassem mais sobre os problemas que enfrentam na criação dos filhos e com base nas respostas mais frequentes, escrevemos este artigo para dar algumas dicas sobre os melhores filmes infantis que ajudam você a criar seus filhos para que tenham personalidades fortes.

Clique nas secções abaixo para saltar diretamente para o seu parágrafo de interesse ou leiam o artigo na íntegra.

Como desenvolver confiança nas crianças

Aceitação Corporal para crianças

Amizades das crianças

Crianças introvertidas


Confiança

Como desenvolver confiança nas crianças
42,31% dos pais afirmaram que a confiança é o assunto de que mais falam

Caráter

Não é surpresa perceber que a prioridade número um dos pais seja ensinar seus filhos a serem confiantes. Poderíamos escrever 10 artigos diferentes sobre atividades que fomentam a confiança mas, neste, queremos nos concentrar nos filmes que nos ensinam a aceitar quem somos e a perceber o nosso valor. Durante o processo de crescimento, as crianças vivem vários desafios e mudanças que afetam a sua confiança em si mesmas. Então, quais filmes podem ajudar as crianças a valorizarem as suas características únicas?

 

Exemplos…

Hermione Granger
Harry Potter (2001) -
via Giphy: Embora todo o universo Harry Potter retrate muito bem a confiança, Hermione Granger é a personagem que melhor representa o que é acreditar em nós mesmos. Embora não seja sempre popular entre os colegas, ela sempre está disponível quando precisam da sua ajuda e dos seus conhecimentos. Ela acredita nela mesma e vemos como os colegas começam a valorizá-la pelo que ela é: trabalhadora, corajosa e leal.

Gunter from Sing
Cantar! (2016) - via Giphy: Este filme conta a história de diferentes personagens com uma coisa em comum: todos cantam! Alguns com mais confiança, outros com menos. A personagem Meena é um excelente exemplo: uma elefante tímida com medo dos palcos que acaba por fazer a performance da sua vida depois de ser encorajada pelos amigos. Ao longo do filme, vemos como todos encontram confiança para fazer o que mais gostam.
Ferdinando GIF
Ferdinando (2017) -via Giphy: Ferdinando é um jovem touro diferente dos outros. Em vez de lutar e ser agressivo, ele é gentil e simpático e procura o seu lugar no mundo. Ele sabe quem é, mas precisa aprender a aceitar a si mesmo e a ser confiante apesar de ser diferente dos seus amigos.


Como educar crianças confiantes

É fundamental mostrar às crianças o impacto positivo que o seu caráter e conhecimentos podem ter nas suas vidas. Uma das formas de educar crianças confiantes é introduzir atividades que fomentem a confiança para que se iniciem conversas com os pais sobre o que eles valorizam sobre elas e, sobretudo, sobre o que valorizam sobre si mesmas. Incentive-as a pensarem diariamente em três elogios para si mesmas. Também pode pedir que pensem em situações concretas nas quais esses traços de caráter tenham sido úteis para atingir um objetivo.

Quando as crianças forem maiores, pode começar a conversar sobre o desenvolvimento de caráter. No fundo, trata-se de encontrar o equilíbrio entre aceitar coisas sobre nós mesmos que não podemos mudar e, lentamente, aprender a mudar as que estão ao nosso alcance. O processo de auto-aperfeiçoamento é uma capacidade importante que deve ser cuidadosamente introduzida de forma a não sobrecarregar as crianças.


Aceitação do corpo

Ajudar crianças com aceitação do corpo
49,14% dos pais creem que os seus filhos sofrem de distúrbios de aceitação da imagem corporal

Caráter

A imagem que temos de nós mesmos é uma parte importante do crescimento e da busca por nosso lugar no mundo. Esta imagem é influenciada pela forma como nos sentimos em nosso próprio corpo. Contudo, convém relembrar que ter uma imagem corporal positiva não se trata apenas de nos sentirmos confortáveis com a nossa aparência, mas sim, e sobretudo, de estarmos confortáveis com o que sentimos “aqui dentro”. Especialmente durante a puberdade, os corpos mudam e pode ser difícil para os adolescentes acompanharem este ritmo de mudança. Vejamos alguns dos filmes que ajudam as crianças com problemas de aceitação do corpo:

 

Exemplos…

Olive Little Miss Sunshine
Pequena Miss Sunshine (2006) -
via Giphy: Embora não seja um filme infantil, ele é adequado a crianças um pouco mais velhas (+12 anos) e conta a história de uma menina que não corresponde aos padrões de beleza clássicos, mas que conquista os corações de todos por ser autêntica.

Anne of the Green Gables
Anne de Green Gables (2016): - via Giphy: Acompanhamos a história de Anne quando ela é adotada por uma família que inicialmente pretendia adotar um rapaz. Desde o início, ela está decidida a provar o seu valor e mostrar que não precisam de um rapaz. O filme retrata como Anne destrói as normas de gênero geralmente associadas aos rapazes ao ser a personagem forte que é.

Mulan
Mulan (1998): - via Giphy: Embora não seja um filme clássico sobre atitudes positivas em relação ao corpo, Mulan prova que o seu gênero ou corpo não a definem e que é possível atingir tudo o quisermos se não nos deixarmos definir por normas sociais. Mulan se liberta das expectativas que a sociedade tem sobre ela e segue aquilo em que acredita.


Como educar crianças com atitudes positivas em relação ao corpo

Embora pareça contra-intuitivo, uma das melhores formas de educar crianças com atitudes positivas em relação ao corpo é falar o menos possível sobre o seu corpo. Em vez de dizer ao seu filho/a que “está bonito/a”, elogie a sua personalidade e conquistas. Como diz a blogueira de família Gioula Chelten: Lembre-se de elogiar o processo, não a pessoa. “Esta é uma forma muito criativa de resolver este problema!” é um excelente elogio que ajuda as crianças a crescerem.

Como em muitas outras questões, é importante dar o exemplo. Se você constantemente critica o seu próprio corpo e a sua imagem corporal, o seu filho irá aprender esse comportamento com o seu exemplo. Não há problema nenhum em preocupar-se com o seu corpo, mas faça-o de forma saudável.


Amizades e relações entre as crianças

Amizades das crianças
30% dos pais disseram que a amizade e as relações são os assuntos de que mais falam

Caráter

O conceito de valorizar e manter as amizades é algo que devem aprender desde cedo. Isto irá ajudá-los a continuarem a valorizar os amigos e a família ao longo das suas vidas, especialmente à medida em que crescem e se tornam independentes da família. A amizade é um dos temas mais recorrentes em filmes infantis, e abaixo apresentamos alguns exemplos:

 

Exemplos…

Wilbur da Teia da Carlota
A Menina e o Porquinho (2006) -
via Giphy: Uma história sobre um porquinho que, quando cresce, tem de abandonar a sua antiga fazenda e seus amigos e se adaptar a um ambiente novo. Ao fazer novos amigos, o porquinho aprende o que significa ter amigos verdadeiros que se defendem e apoiam uns aos outros. Pode ser uma história mais triste, mas A Menina e o Porquinho nos dá lições sobre o verdadeiro valor das amizades.

Simba do Rei Leão
O Rei Leão (1994) - via Giphy: Um verdadeiro clássico, O Rei Leão segue a jornada de um leãozinho à medida que cresce, explorando as suas relações, boas e más, com os amigos e familiares. O Rei Leão é sobre o valor das amizades, provando que nem todas as relações familiares são saudáveis ou felizes. É um filme bonito, emocional e educativo ao mesmo tempo.

Andy e Woody do Toy Story
Toy Story (1995) - via Giphy: O filme Toy Story é um clássico moderno que explica muito bem o que acontece quando as amizades e as lealdades mudam ao longo do tempo. Assim como na vida real, amigos novos surgem e os amigos antigos têm receio de ser substituídos. No final, aprendemos que as amizades não têm de ser exclusivas e que é possível ter boas amizades com várias pessoas.


Como educar crianças que valorizam amizades e relações

Para que as crianças venham a ter relações saudáveis e funcionais mais tarde, é importante estabelecer uma boa relação com elas desde que são pequenas. Ao dar o exemplo e ser bom amigo, elas aprendem o quanto isso é importante. Apoie suas iniciativas, escute o que tem a dizer, mantenha-se em contato e pergunte como se sentem. Além de serem pais, tentem ser bons amigos.

Assim como com a imagem corporal, também podem elogiar as qualidades de seus filhos como amigos: “É bom a forma como ouve os seus amigos e dá os conselhos que precisam ouvir em vez de forçar a sua opinião”.


Introvertido X Extrovertido

Crianças introvertidas e extrovertidas na Europa
As crianças da Áustria, Bélgica, Alemanha, Países Baixos e Eslovênia tendem a ser introvertidas e as crianças da França, Itália e Espanha tendem a ser extrovertidas

Caráter

Embora o mundo seja feito para as pessoas extrovertidos, a primeira coisa que aprendemos é que não existe certo ou errado. Não importa se você tem um filho introvertido ou extrovertido, ambos possuem qualidades que o outro não tem, assim como qualidades que podem aprender um com o outro. Como já dissemos, o mundo é um lugar muito mais fácil para as pessoas extrovertidas, mas isso não quer dizer que os introvertidos não tenham lugar nele. Aqui deixamos algumas sugestões de filmes que ajudam as crianças introvertidas a verem o seu valor e a encontrarem o seu lugar no mundo:

 

Exemplos…

Soluço e Baguela de Como treinar o seu dragão
Como treinar o seu dragão (2010) -
via Giphy: Neste filme, seguimos a história do jovem viking Soluço que tem como plano inicial tornar-se caçador de dragões, mas que acaba fazendo amizade com um e, tal como o nome sugere, começa a treiná-lo. Soluço não é como os outros vikings, é reservado e tímido. No filme, nós acompanhamos sua história enquanto busca o seu lugar no mundo viking.
Amélie
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) - via Giphy: Este filme é excelente para mostrar às crianças a alegria e a magia que os introvertidos trazem aos outros e a eles mesmos. Amélie começa a sua missão de trazer felicidade aos outros, negligenciando o seu próprio bem-estar. Após algum tempo, ela percebe o que está fazendo e começa a focar em si mesma. Este filme retrata uma história sobre a compaixão e o caminho para encontrar a felicidade.

Emoções de Divertida Mente
Divertida Mente (2015) - via Giphy: Um clássico moderno no que se refere às “conversas sobre sentimentos” com crianças. O filme explica o que acontece num cérebro de uma criança quando as emoções começam a tomar controle. O diretor Pete Docter teve dificuldades com situações parecidas, o que o levou a se isolar durante a sua juventude. O seu objetivo era ajudar crianças que estejam passando pelos mesmos problemas. Nós achamos que ele fez um excelente trabalho.


Como educar crianças introvertidas x extrovertidas

O mais importante para um pai ou mãe é aprender a conhecer os filhos que têm e como podem apoiá-los. Pode ser difícil saber como apoiar os filhos se eles forem muito diferentes dos pais. Se o seu filho é uma criança introvertida, o melhor é reconhecer esse fato e não encará-lo como um problema que deve ser resolvido. É mais importante apoiá-los através da valorização da sua privacidade e espaço pessoal do que forçá-los a fazerem mais amizades e a serem mais extrovertidos.
Fonte

Se o seu filho é extrovertido, poderá ser mais fácil para ele se adaptar ao nosso mundo. Contudo, é igualmente importante oferecer apoio. Dê a ele a oportunidade de explorar o seu lado extrovertido e esteja presente nos momentos em que for necessário. Converse também sobre segurança e autoproteção. Os extrovertidos podem ter uma tendência a falar e a confiar em estranhos rapidamente, algo que poderá ser um problema. Falem sobre limites e a importância deles.
Fonte


Se você tiver em ler a opinião de uma especialista sobre o impacto dos filmes nas crianças, falamos com a psicóloga de desenvolvimento Jennifer Harriger que respondeu às nossas perguntas neste artigo.

A principal conclusão que podemos retirar é que educar filhos é difícil. Por isso é bom dar um passo atrás e reconhecer o que já foi conquistado. Depois, pensem quais destas questões são importantes para a sua família e leia nossos conselhos novamente. O mais importante é tentar compreender como os filhos pensam e incentivá-los a serem quem são durante o processo de crescimento. Por último, mas não menos importante, não há nenhum problema em consultar um especialista caso sintam necessidade.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente