Impacto dos filmes no desenvolvimento das crianças

Impacto dos filmes no desenvolvimento das crianças

Por Babysits
14 minutos de leitura

Com a ajuda de uma especialista, vamos analisar o impacto dos filmes infantis no desenvolvimento das crianças (de modo negativo ou positivo) e a forma como o cinema pode influenciar as suas opiniões.

Quando o assunto é a tecnologia e as crianças, muito se fala sobre o tempo em frente as telas e o impacto negativo que ele pode ter nas crianças. As redes sociais são frequentemente mencionadas como problemáticas, no entanto o cinema e os filmes também representam uma grande parte do tempo dedicada às telas.

É cada vez mais comum que as crianças comecem a assistir a filmes desde cedo, acompanhando as aventuras de seus heróis e princesas favoritos. E por isso é importante considerar o impacto desses filmes nas crianças. Como é que o cinema e os **filmes influenciam as opiniões das crianças e qual o impacto em seu desenvolvimento?*

Nós queremos falar com mais detalhes deste assunto para informar a nossa comunidade sobre os filmes que as crianças possam estar assistindo e seus impactos no desenvolvimento delas. Para tal, analisamos estudos acadêmicos e pedimos a opinião de especialistas.

Para ler mais, basta clicar na secção relevante:

Todos os filmes infantis são apropriados para as crianças
Opinião do especialista: como os filmes impactam as crianças
Pesquisa acadêmica: como os filmes impactam as crianças
Aprendizados sobre filmes infantis


Todos os filmes infantis são apropriados para as crianças?

Você deve estar pensando: “Como assim? Desde que eu permita que meus filhos vejam apenas filmes infantis não há problema, certo? Por exemplo, qualquer filme de animação da Disney aborda temas positivos que podem ajudar as crianças a crescerem e a potencializar seu desenvolvimento de forma saudável.”

Nem sempre isso é verdade. Vamos olhar o caso dos 101 Dálmatas (a versão de animação de 1961).

via Tumblr

Os 101 Dálmatas é um excelente filme e recebeu uma classificação de 98% no Rotten Tomatoes. É uma aventura simples que se centra no resgate de 15 cachorros dálmatas e, no final da história, todos (mais 86 cachorros extras) são salvos e vivem felizes para sempre (desculpem os spoilers!).

Contudo, existem temas implícitos que tornam este filme menos adequado. Por exemplo, na cabeça de uma criança pode ser bastante assustador a ideia de uma senhora lunática e sociopata que procura esfolar centenas de cachorros para fazer um casaco com sua pele.

O filme inclui ainda vários personagens fumando ou bebendo álcool. A Cruella famundo seus longos cigarros e seus ajudantes bebendo vinho diretamente de uma garrafa não são exemplos de comportamentos que desejamos para os nossos filhos. Até Roger, um dos protagonistas e mais próximo de ser um exemplo a seguir, aparece frequentemente fumando um cachimbo** ao longo do filme.

via Giphy

O filme está enquadrado à época em que foi criado, os anos 60, mas hoje em dia pode ter uma influência negativa na forma como as crianças o internalizam.

Por outro lado, os 101 Dálmatas também inclui temas muito positivos para as crianças e para o modo como encaram o mundo à sua volta. O filme mostra a importância do trabalho em equipe para salvar os cachorros.

Confira o vídeo abaixo para ver outros exemplos de filmes infantis que mostram comportamentos positivos e negativos:

Qual o significado de tudo isto? Quais são os efeitos positivos e/ou negativos do filme? Será que as crianças vão olhar para os cachorros e humanos trabalhando em conjunto para alcançar o êxito e pensar que a colaboração e o trabalho em equipe é positivo e essencial para o sucesso? Ou será que vão olhar para os personagens fumando e pensar que fumar cigarros ou cachimbos (ou beber vinho direto da garrafa) é uma coisa normal que os adultos fazem?”.


Opinião do especialista: como os filmes impactam as crianças?

Falamos com uma das melhores especialistas na área do desenvolvimento e psicologia infantil para ter uma ideia do que se passa na cabeça das crianças quando assistem a filmes, qual a sua importância e como isso influencia em seu desenvolvimento.

Jennifer Harriger é doutora em Psicologia do Desenvolvimento e possui estudos sobre temas relacionados com a aparência nos filmes de animação para crianças.

De que forma os filmes influenciam as crianças positiva ou negativamente?

Jennifer: Os filmes oferecem às crianças uma história com qual pode-se compreender o mundo à sua volta. Muitas vezes as mensagens são sutis, mas também podem ser profundas. As crianças aprendem que o bem triunfa sobre o mal, aprendem o que significa ser homem ou mulher, que as pessoas belas são normalmente “boas” ou “gentis” e que a violência é por vezes “necessária” para se atingir objetivos.

E como você diria que os filmes impactam crianças de diferentes idades?

Jennifer: A partir dos 3 anos, as crianças conseguem absorver mensagens provenientes da mídia direcionados a adultos. Um estudo concluiu que uma grande percentagem de crianças em idade pré-escolar tinha sido exposta a filmes para maiores de 13 e para maiores de 17. As crianças aprendem com os meios audiovisuais e as suas crenças e valores são, em parte, moldados pela mídia. Porém, as crianças menores têm dificuldade em distinguir a realidade da fantasia.

O que distingue uma criança de um adulto na forma como internalizam um filme?

Jennifer: As crianças têm mais dificuldade em distinguir a realidade da fantasia e também não possuem as competências necessárias para avaliar criticamente as mensagens que lhes são apresentadas. Mas, para ser honesta, os adultos também têm dificuldade em avaliar de modo crítico as mensagens e também têm tendência a internalizar crenças da mídia, incluindo filmes.

Você acredita que as crianças são altamente influenciadas pelas imagens que veem nas telas?

Jennifer: Sim. As crianças se identificam e querem imitar os personagens que veem na tela; especialmente as que acham interessantes, confiantes e bem-sucedidas. Acho que os pais e outros adultos devem conversar com as crianças para ensiná-las a avaliar criticamente as mensagens que recebem dos filmes (por exemplo:: como acha que aquela criança se sentiu quando os outros personagens foram maus com ela? O que faria para defendê-la? O que achou da princesa? Acha que a maioria das pessoas é parecida a ela? Será que os nossos valores se baseiam em nossa aparência? Devemos usar armas ou magoar outros quando estamos chateados com eles?).

Imagine que assistiu a um filme infantil muito conhecido: o que pode eventualmente ter um efeito no desenvolvimento das crianças e como isso influencia a perspetiva psicológica delas no futuro?

Jennifer: Não sou da opinião de que apenas um filme tem um impacto significativo no desenvolvimento de uma criança. Creio que existe um efeito cumulativo de várias mensagens de diversas fontes (incluindo os filmes) que influenciam uma criança e a sua perspetiva. Acredito que os filmes têm o potencial para moldar as crenças das crianças no que se refere aos padrões de beleza, papéis de gênero, violência e sucesso.


Pesquisas acadêmicas sobre a influência dos filmes nas crianças

Para apresentar mais informações sobre crianças e o impacto do cinema, decidimos complementar a entrevista da Jennifer com informações relevantes de alguns estudos, fazendo um resumo simples. Como dito anteriormente, os filmes têm um impacto significativo nas crianças. Abaixo, é possível ver alguns dos efeitos positivos e negativos encontrados na investigação científica.

Efeitos positivos e negativos dos filmes infantis

Para saber maiores detalhes e alguns dos estudos mencionados, basta clicar na aba que se encontra abaixo.

Efeitos Negativos

Detalhes **Efeitos negativos dos filmes em crianças** Filmes para crianças pequenas: elas podem assistir TV? De acordo com a Academia Americana de Pediatria, crianças com menos de 48 meses não devem assistir televisão. Isso se baseia em alguns fatores: * Falta de provas científicas de que o consumo de mídias tenha vantagens educacionais ou de desenvolvimento em crianças com menos de 2 anos. * O consumo de mídia tem consequências negativas de saúde e de desenvolvimento em crianças com 2 anos ou menos. * O consumo de mídia pelos pais tem consequências negativas nas crianças destas idades. (fonte [Academia Americana de Pediatria](https://pediatrics.aappublications.org/content/128/5/1040?ijkey=bf00cbfe06bd8c9eab781de67cb1d78f440abfc4&keytype2=tf_ipsecsha){rel=nofollow target=_blank}) **Quais são os efeitos negativos da mídia e da TV em crianças pequenas?** Os efeitos negativos da exposição às mídias e à TV podem ser diferentes, dependendo da idade da criança. Isso acontece porque as crianças com mais de 2 anos e as crianças com menos de 2 anos estão em **fases de desenvolvimento cognitivo distintas** e processam a informação de forma diferente. (source [American Academy of Pediatrics](https://pediatrics.aappublications.org/content/128/5/1040?ijkey=bf00cbfe06bd8c9eab781de67cb1d78f440abfc4&keytype2=tf_ipsecsha){rel=nofollow target=_blank}) Para crianças muito pequenas que tiveram menos tempo de aprender, poderá ser mais difícil compreender os conteúdos de filmes ou de programas de televisão. Por exemplo, elas têm dificuldade em distinguir acontecimentos de um vídeo e a mesma informação apresentada por uma pessoa pessoalmente. (sources: [American Academy of Pediatrics](https://pediatrics.aappublications.org/content/128/5/1040?ijkey=bf00cbfe06bd8c9eab781de67cb1d78f440abfc4&keytype2=tf_ipsecsha){rel=nofollow target=_blank}), [Television and Very Young Children](https://www.researchgate.net/profile/Tiffany_Pempek/publication/247752052_Television_and_Very_Young_Children/links/53dfe5000cf2aede4b4a07af.pdf){rel=nofollow target=_blank}) Neste caso, torna-se **mais complicado** utilizar filmes como ferramentas educativas ou de desenvolvimento. Existem estudos que constataram que **assistir filmes e televisão pode ter um impacto negativo no desenvolvimento da linguagem** para crianças com menos de 2 anos. Um destes [estudos](https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/570499){rel=nofollow target=_blank}, concluiu que um **consumo elevado de tv** conduzia a um **impacto negativo no desenvolvimento do vocabulário nas crianças**. De acordo com a AAP, este e outros estudos, o desenvolvimento de vocabulário nas crianças está diretamente relacionado com a quantidade de tempo que os pais falam com os filhos. Um consumo elevado de televisão interfere no desenvolvimento linguístico de uma criança porque é menos provável que os pais falem com os filhos. (fonte [Academia Americana de Pediatria](https://pediatrics.aappublications.org/content/128/5/1040?ijkey=bf00cbfe06bd8c9eab781de67cb1d78f440abfc4&keytype2=tf_ipsecsha){rel=nofollow target=_blank}) **Efeitos negativos em crianças mais velhas** Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Yale, dos Institutos Nacionais da Saúde e do Centro Médico da Califórnia-Pacífico analisaram 173 estudos quantitativos sobre a relação existente entre a exposição à mídia e sete consequências a nível de saúde. A maioria da mídia era de filmes, televisão e música. **80% dos estudos encontraram efeitos negativos das mídias na saúde das crianças.** (fonte [Media + Child and Adolescent Health: A Systematic Review](http://ipsdweb.ipsd.org/uploads/IPPC/CSM%20Media%20Health%20Report.pdf){rel=nofollow target=_blank}) Foram encontrados fortes indícios que relacionam a mídia com problemas de saúde associados à obesidade e ao tabagismo (mais de **80% de cerca de 100 estudos demonstraram uma associação estatisticamente significativa entre a exposição às telas e o tabagismo ou obesidade.**) De acordo com outros estudos citados pela AAP, o consumo de material audiovisual tem sido associado à obesidade, problemas de sono, comportamentos agressivos e problemas de concentração em crianças da pré-escola e em idade escolar. (fonte [Academia Americana da Pediatria](https://pediatrics.aappublications.org/content/128/5/1040?ijkey=bf00cbfe06bd8c9eab781de67cb1d78f440abfc4&keytype2=tf_ipsecsha){rel=nofollow target=_blank})

Efeitos positivos

Detalhes **Efeitos positivos dos filmes nas crianças** Como até agora abordamos principalmente os efeitos negativos dos filmes e da televisão nas crianças, vamos dar uma olhada nos positivos. Apesar da influência negativa dos filmes, os jovens também são capazes de responder de forma positiva a essas influências, especialmente se forem acompanhados de forma adequada e através de estratégias personalizadas. ([Positive Psychology at the Movies for Children, Adolescents and Families Linda Rufer, M.D., F.A.A.P.](https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1070&context=mapp_capstone){rel=nofollow target=_blank}) Os filmes podem ter um impacto positivo nas crianças de diversos modos: podem ser educativos, ajudar no desenvolvimento de características positivas, assim como no fomento de interações sociais positivas. Alguns filmes são frequentemente utilizados como complemento do material didático nas escolas. Os filmes são inquestionavelmente úteis como auxiliares educativos, ajudando a despertar o interesse dos alunos a um tema e, em alguns casos, apresentando informação relevante. Esta prática é mais comum com conteúdos históricos (é certo que a eficácia desta prática baseia-se inteiramente no filme e no seu rigor histórico). (source: [Positive Psychology at the Movies for Children, Adolescents and Families Linda Rufer, M.D., F.A.A.P.](https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1070&context=mapp_capstone){rel=nofollow target=_blank}) Assistir a filmes também pode ter um impacto positivo na aprendizagem linguística. O foco no aprendizado de idiomas está no processo de comunicação. Por esse motivo, oferecer aos alunos mais oportunidades de ouvir e interpretar esse processo pode ajudar a apoiar o desenvolvimento da língua. Estudos descobriram que o idioma é adquirido ao receber informações compreensíveis, o que cria mais oportunidades de aprendizado. Nesse sentido, como os filmes oferecem uma ampla variedade de contribuições significativas e compreensíveis, eles podem se tornar ferramentas necessárias no aprendizado de idiomas. (fonte: [Bridging the Gap Between Theory and Practice, The use of Films in Language Learning](https://ijsses.tiu.edu.iq/wp-content/uploads/2017/12/Bridging-the-Gap-between-Theory-and-Practice-The-Use-of-Films-in-Language-Learning-.pdf){rel=nofollow target=_blank}.) Além dos impactos educacionais e acadêmicos, também existem muitos efeitos psicológicos positivos que os filmes podem ter nas crianças. O poder da narrativa estimula emoções e essas respostas emocionais influenciam o aprendizado e comportamento. A imersão em um personagem de um filme aumenta a empatia e permite que o espectador viva as experiências do personagem sem ter que experimentar as consequências da vida real. (fonte: [Positive Psychology at the Movies for Children, Adolescents and Families Linda Rufer, M.D., F.A.A.P.](https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1070&context=mapp_capstone){rel=nofollow target=_blank}) Ver um comportamento altruísta em um filme ajuda a motivar as pessoas a fazerem também e está associado a um aumento desses comportamentos pelos espectadores. Um estudo de Mares e Woodward descobriu que os efeitos em prol da sociedade da mídia audiovisual podem ser potencialmente ainda mais impactantes do que os efeitos negativos da exposição a conteúdos violentos, porque as normas sociais existentes favorecem o comportamento em prol da sociedade.

Conclusão e aprendizados

Dependendo da idade do seu filho, o filme pode ter muitos impactos positivos e negativos, o que pode ser um paradoxo. No entanto, Jennifer resumiu bem a resposta da última pergunta, dizendo:

Não sou da opinião de que apenas um filme tem um impacto significativo no desenvolvimento de uma criança. Creio que existe um efeito cumulativo de várias mensagens de diversas fontes (incluindo os filmes) que influenciam uma criança e a sua perspetiva. Acredito que os **filmes têm o potencial para moldar as crenças das crianças no que se refere aos padrões de beleza, papéis de gênero, violência e sucesso.

Ela também forneceu conselhos realmente valiosos, explicando porque as crianças são fortemente influenciadas pelas imagens que assistem na tela,

“pais e outros adultos podem facilitar as conversas com as crianças para garantir ensiná-las a avaliar criticamente as mensagens que recebem dos filmes”.

A Academia Americana de Pediatria também fornece recomendações benéficas baseadas em pesquisas, que resumimos no gráfico abaixo.

Recomendação sobre uso de telas pelas crianças

Em suma, não há resposta certa ou errada. No entanto, se você estiver preocupado e quiser que seu filho aprenda a avaliar mais criticamente a mídia, não deixe de discutir os filmes com eles. Para ajudar você, usamos os conselhos dos especialistas e dos estudos acadêmicos para formular um guia de discussão de filmes!

Guia para discussão de filmes

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente