Atividade de geologia sobre as camadas da Terra

Atividade de geologia sobre as camadas da Terra

Por Babysits
5 minutos de leitura

Uma atividade simples e prática como essa é a maneira perfeita de ajudar as crianças a conceituar as camadas da Terra. Essa atividade de geologia é fácil e divertida e pode ser feita usando itens simples que você já tem em casa.

Dê uma olhada em nosso tutorial em vídeo sobre como criar suas próprias camadas da Terra! Para uma descrição mais detalhada, leia nosso texto abaixo.

Materiais necessários:

  • Papel ou cartão colorido (ideal: azul, verde, preto, vermelho, laranja e amarelo);
  • Tesouras;
  • Prendedor de papel;
  • Caneta;
  • Compasso (ou qualquer coisa que você tenha em casa que possa ser usado para desenhar círculos).

Primeiro passo

Comece usando um compasso para desenhar um círculo grande em papel preto e recorte-o com cuidado. Este círculo preto será a crosta terrestre. Use uma caneta brilhante ou um pouco de tinta para identificar a crosta.

atividade de geologia - crosta terrestre

Segundo passo

Use um compasso para desenhar um círculo ligeiramente menor que a crosta em papel vermelho e recorte-o com cuidado. Este círculo vermelho será o manto da Terra. Use uma caneta para identificar o manto.

atividade de geologia - manto terrestre

Terceiro passo

Use um compasso para desenhar um círculo ligeiramente menor que o manto em papel laranja e recorte-o com cuidado. Este círculo laranja representará o núcleo externo da Terra. Use uma caneta para identificar o núcleo externo.

atividade de geologia - núcleo terrestre externo

Quarto passo

Por fim, use um compasso para desenhar o menor círculo em papel amarelo e recorte-o com cuidado. Este pequeno círculo amarelo representará o núcleo interno da Terra. Use uma caneta para identificar o núcleo interno.

atividade de geologia - núcleo terrestre interno

Quinto passo

Imprima o formato de vários países ou continentes para usar como molde e desenhá-los em papel verde. Se preferir, você também pode criar seus próprios continentes à mão livre! Uma vez traçado, corte-os cuidadosamente.

atividade de geologia - continentes

Sexto passo

Use um compasso para desenhar o maior círculo em papel azul e recorte-o com cuidado Este grande círculo azul representará a Terra. Retire um quarto do círculo fazendo um ângulo de 90 graus com o centro e cole seus continentes/países verdes sobre o círculo azul.

atividade de geologia - superfície da Terra

Sétimo passo

Coloque cada círculo um sobre o outro (siga esta ordem: crosta, manto, núcleo externo, núcleo interno, Terra). Por fim, prenda-os no lugar com um prendedor de papel e pronto!

atividade de geologia - camadas da Terra

Aula de geologia

Depois que terminarem de criar as camadas da Terra, você poderá conversar com as crianças sobre o que cada camada da Terra representa! Ao criar este projeto da Terra, as crianças terão uma representação visual e poderão entender melhor enquanto você explica sobre as funções de cada camada.

Crosta

A crosta terrestre é a mais fina de todas as suas camadas e é composta de duas partes: crosta oceânica e crosta continental. A crosta oceânica é a que fica embaixo do oceano, e a crosta continental é a que fica embaixo da terra.

Você sabia que a crosta oceânica ocupa 71% da superfície da Terra, enquanto a crosta continental ocupa apenas 29%? Isso significa que nosso planeta é coberto principalmente por água!

Curiosidades para crianças mais velhas:

A crosta oceânica é composta de rochas sedimentares e de basalto, enquanto a crosta continental é composta de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares.

Temperatura: 200 - 400 °C

Espessura: 8 km - 70 km de espessura

Manto

O manto é a segunda camada da terra e fica sob a crosta terrestre. O manto é muito pesado! Na verdade, é tão pesado que compõe cerca de 85% de todo o peso da Terra!
Curiosidades para crianças mais velhas:

O manto é constituído por rochas contendo silício, ferro, magnésio, alumínio, oxigênio e outros minerais.

Temperatura: 200 - 4000 °C

Espessura: 2900 km de espessura

Núcleo externo

Você sabia que essa camada da Terra é tão quente que é totalmente líquida? É ainda mais quente que a superfície do sol!

Curiosidades para crianças mais velhas:

O núcleo externo é composto principalmente de ferro fundido e níquel. O fluxo desses metais dentro do núcleo da Terra é o que faz com que a Terra seja magnética! Uau!

Temperatura: 4400 - 6100 °C

Espessura: 2400 km de espessura

Núcleo interno

O núcleo interno está bem no centro da Terra. É uma bola muito quente e é feita principalmente de ferro. Embora esteja muito quente, o núcleo interno não é líquido. Por quê? Porque a pressão da Terra é tão forte que impede que o ferro derreta!

Curiosidades para crianças mais velhas:

O núcleo interno é composto de ferro sólido e níquel. Como o núcleo interno está tão longe da superfície da Terra, é provável que ainda haja muito que ainda não sabemos!

Temperatura: 6000 °C

Espessura: 1250 km de espessura

Você gostou desta atividade de geologia para crianças? Se você é babá, também pode criar este projeto educacional com crianças. Gostaríamos muito de ver seu próprio experimento de geologia sobre as Camadas da Terra! Marque @babysitsbr e use #babysitsbr para que possamos vê-los!

Não se esqueça de dar uma olhada em nossas outras atividades e trabalhos manuais para ter mais ideias.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente