Lixeira de Reciclagem para crianças - DIY

Lixeira de Reciclagem para crianças - DIY

Por Babysits
4 minutos de leitura

Você está procurando uma maneira divertida de explicar a reciclagem para seu(s) filho(s)? Então nós temos a atividade manual perfeita para você! Você pode se divertir fazendo este DIY junto com seus filhos enquanto explica o que é reciclagem e por que é tão importante.

O que é reciclagem?

Reciclagem é a reutilização de materiais. Que é diferente da reutilização dos próprios produtos. Ao reutilizar os próprios produtos, você pode pensar, por exemplo, em reutilizar uma camiseta velha como um pano de limpeza. Ao reciclar por outro lado, separamos o lixo para que os materiais velhos possam ser usados para criar novos produtos.

O papel que reciclamos então se torna um novo papel ou produtos de papel e o plástico que reciclamos é utilizado em novas garrafas e produtos de plástico. Ao fazer isso, podemos garantir que menos árvores precisam ser derrubadas e menos gás natural e petróleo são necessários. O que por sua vez, é muito positivo para o meio ambiente!

Há vários tipos de reciclagem e lixeiras (caixotes/latas/contentores de lixo), como por exemplo para: reciclagem de vidro, reciclagem de papel, reciclagem de plástico, resíduos orgânico/do jardim e resíduos em geral.

Tipos de Reciclagem

A reciclagem do vidro é destinada especificamente ao vidro. Certifique-se de remover as tampas das garrafas e recipientes de vidro que você recicla. A reciclagem de papel é destinada apenas ao papel. Portanto, certifique-se de remover qualquer plástico que possa estar preso ao papel que você recicla. Da mesma forma, a reciclagem de plástico é destinada apenas para plásticos.

Às vezes existem depósitos de garrafas em vidro ou produtos plásticos. Se você trouxer estes depósitos para o supermercado ou para o local correto de depósito, você pode receber dinheiro de volta, e reciclá-los desta forma!

Os resíduos orgânicos e de jardinagem podem incluir plantas ou ervas daninhas do jardim. Mas, também pode incluir resíduos de frutas e vegetais que você não come (como cascas de banana).

Criar a lixeira de reciclagem - DIY

Este artesanato é adequado para crianças de todas as idades e é uma forma divertida e única de explicar a reciclagem a elas. É também um projeto perfeito para fazer enquanto se cuida de crianças como babá!

Para fazer este DIY, você precisa:

  • Papel ou papelão colorido
  • Tesoura
  • Fita e/ou cola
  • Lápis
  • Uma impressora (opcional)

Contentores de Lixo para Reciclagem - DIY para crianças

Passo 1:

Decida o tamanho de sua lixeira de reciclagem e corte o papel colorido para que ele tenha o tamanho correto.

Passo 2:

Dobre o papel em 4 partes iguais, de modo que você possa dobrá-lo em um quadrado. Depois, cole com um pouco de fita adesiva.

Passo 3:

Para a borda da tampa, usamos o papel sobrado que foi cortado durante a primeira etapa. Você pode dobrá-lo também em quatro partes iguais.

Passo 4:

Dobre-o em um quadrado e adicione fita adesiva na parte interna para que fique colado.

Passo 5:

Corte um quadrado para caber em sua tampa. Coloque a borda da tampa em um pedaço de papel e trace o tamanho que o quadrado precisa ter. Certifique-se de que um pedaço fique de fora para que você possa colá-lo com fita adesiva ou cola na parte interna.

Passo 6:

Cole ou cole com fita adesiva o quadrado na borda de sua tampa.

Passo 7:

Verifique se sua tampa cabe bem em seu caixote de reciclagem, se ela ainda não puder ser ajustada.

Passo 8:

Faça a abertura de seu caixote de reciclagem. Faça isso fazendo um furo no meio do seu container e cortando um quadrado ou retângulo fora dele.

Passo 9:

Imprima ou desenhe um símbolo para que tipo de caixote de lixo você fez (pode ser papel, plástico, vidro ou lixo geral) e coisas que você pode jogar dentro do "contentor de lixo”. Por exemplo, garrafas ou recipientes de vidro, caixas de papel ou pizza. Você pode decorá-lo como quiser, portanto, seja criativo!

Agora, você pode explicar ao seu filho de uma maneira divertida, como funcionam as lixeiras de reciclagem e por que é tão importante. Coloque todas as coisas na frente de seu filho e deixe que ele jogue-as na lixeira de reciclagem correta. Se eles colocarem um item na lixeira de reciclagem errada, você pode explicar a eles por que não foi a escolha correta!

Esperamos que você e seu filho se divirtam muito fazendo esta atividade manual. Procurando por outros artesanatos divertidos e informativos? Dê uma olhada em nossa página de Ação Climática e de trabalhos manuais e DIY 's para mais ideias!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente