Yoga para crianças

Yoga para crianças

Encontre uma babá ou trabalho de babá ou mantenha-se atualizado com as últimas dicas sobre cuidados infantis!

Comece hoje gratuitamente.

Iniciar
Por Babysits
4 minutos de leitura

Fazer yoga pode ser muito benéfico para manter a concentração e diminuir o estresse! A yoga é extremamente benéfica tanto para adultos quanto para crianças. É uma das atividades mais abrangentes que envolve o corpo, a mente e o espírito. Continue lendo para descobrir seus benefícios e aprenda algumas das posturas mais famosas, que podem ser feitas por todas as crianças!

A yoga para crianças deve ser como um jogo, um momento de lazer, onde não há regras rígidas a serem seguidas, mas sim momentos de relaxamento e calma.

Quais são os principais benefícios?

A yoga torna as condições psicofísicas estáveis e desenvolve habilidades cognitivas e sociais. Mas aqui decidimos listar os 7 principais benefícios que ajudam as crianças:

  • Melhora da postura: com que frequência você vê seu filho com as costas arqueadas enquanto come ou faz a lição de casa? Para evitar dores nas costas, praticar yoga pode ajudar as crianças a terem uma postura correta.

  • Desenvolvimento de autoconfiança em relação ao corpo: seu filho deve aprender a aceitar seu corpo desde muito cedo, para que ele se ame da forma como é.

  • Respeito por si mesmos, pelos outros e pelo meio ambiente: a yoga não é apenas exercício físico, mas também mental, e que ajuda a respeitar não apenas a si mesmo, mas também o planeta e as pessoas que nos cercam.

  • Entendimento de que é preciso relaxar: quanto mais você cresce, mais você tende a não fazer uma pausa na vida agitada (principalmente por causa da tecnologia). A yoga ajudará seu filho a ficar mais consciente de que "gastar" algum tempo consigo mesmo é essencial para sua saúde.

  • Expressar emoções: graças a esta atividade, será mais fácil para o seu filho desabafar e se livrar de qualquer negatividade.

  • Redução de estresse e ansiedade: é muito fácil ficar nervoso ou ansioso, por conta de todos os milhares de estímulos que recebemos todos os dias, da Internet, da mídia, da escola, do trabalho, etc. E isso também acontece com as crianças! Praticar yoga é uma forma de meditação que ajuda a manter a concentração, e permite lidar melhor com os problemas da nossa vida cotidiana.

  • Estimular a capacidade de aprendizado: a yoga desenvolve a curiosidade, uma habilidade importante que pode ser muito útil no futuro.

Que tipo de posturas de yoga podem ser feitas pelas crianças?

Existem muitas posturas de yoga, mas aqui recomendamos nossas 6 favoritas para iniciantes: algumas são muito simples e outras são um pouco mais complicadas, o que pode levar mais tempo para se alcançar.

Yoga para crianças

  • Cachorro olhando para baixo: Coloque as pernas e os braços apoiados no chão e bem esticados. Este é o exercício perfeito para alongar a coluna;

  • Árvore: Fique em pé com as mãos levantadas acima da cabeça, levante uma perna e dobre o joelho;

  • Cobra: Comece deitado de bruços no chão com as pernas estendidas para trás, depois coloque as mãos no chão e pressione a parte superior dos pés. Esta posição melhora a postura da coluna vertebral.

  • Vaca: Fique sentado e cruze as pernas, juntando as mãos atrás das costas, o peito deve ficar aberto e os tornozelos, quadris, coxas, ombros e axilas, estendidos.

  • Arco: Comece deitado de bruços no chão, agarre os tornozelos e dobre os joelhos, depois afaste-se lentamente do chão, mantendo os pés afastados da cabeça. Esta posição estimula os órgãos abdominais e reduz o estresse.

  • Cadáver: deite no chão de barriga para cima e entre em um estado de relaxamento total do corpo e da mente. Pode parecer muito fácil de fazer, mas é preciso concentração máxima!

Você pode tentar essas posturas junto com seu filho e talvez introduzir uma toda semana! A internet é super útil para encontrar outras posturas. No YouTube, por exemplo, tem muitos tutoriais explicados por profissionais.

A prática de yoga é ideal especialmente para crianças ansiosas e agressivas, mas considerando que o estresse e ansiedade são aspectos da vida cotidiana que podem afetar qualquer criança, recomendamos que você a pratique com seu filho, independentemente de sua personalidade. É fácil, e tudo o que você precisa é de um tapete e um cômodo silencioso da casa, onde você pode se movimentar livremente e ouvir uma música relaxante. Junto com seu filho, você pode se desconectar do resto do mundo para se concentrar apenas em si mesmos!

Namastê!

Se junte à comunidade de Babá!

Inscreva-se gratuitamente