Dicas para uma entrevista remota

Dicas para uma entrevista remota

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Compartilhar:

Em tempos de distanciamento social causado pelo Coronavírus, é importante estamos preparados para as mudanças no processo de entrevista de emprego. Se você é babá e está em busca de um emprego neste momento, é importante se preparar, pois muito provavelmente sua próxima entrevista será através de uma webcam.

O recurso de videochamada como o Skype e Google Hangouts ou outro programa remoto para uma entrevista de seleção de candidatos já faz parte de muitos processos seletivos, mas agora virou uma realidade devido ao período que estamos enfrentando.

Não fique desanimado ou receoso por ter que realizar uma entrevista remota, e tente utilizar dos benefícios de acesso à tecnologia para tornar o processo seletivo mais prático e vantajoso. Prepare-se para a entrevista remota do mesmo jeito como se fosse ao vivo para aumentar suas chances de passar para a próxima fase do processo.

O site de empregos Adzuna fez uma lista de itens para você levar em conta antes da entrevista remota:

Escolha um lugar calmo e com boa conectividade

É muito importante que você escolha um lugar que não seja barulhento já que o áudio da videochamada é bem sensível. Avise pessoas ao redor que estará em uma entrevista e peça para colaborarem com silêncio e não interromper. Verifique se seu celular está no silencioso e cuide para que crianças e animais de estimação não atrapalhem. O local também deverá ter uma boa conexão de internet e o melhor é nem abrir nenhum outro programa para não reduzir sua velocidade.

Familiarize-se com o programa de videochamada com antecedência

É provável que o entrevistador envie um convite com um link do programa escolhido ou deixe que você escolha entre opções que já usa. Se você já está acostumado a usar o Skype para falar com parentes que moram longe, por exemplo, avise o entrevistador desta preferência e apenas certifique-se que seu nome de usuário e foto de perfil sejam profissionais. Se for um programa desconhecido, não deixe para clicar no link na hora da entrevista. Conheça o programa antes, veja se é necessário abrir uma conta e faça um teste com um amigo.

Esteja vestido de forma apropriada

A primeira impressão também conta em uma entrevista remota, então esteja vestido de acordo com a situação. O melhor é escolher uma cor contrastante com o fundo para evitar uma “cabeça flutuante”. Nem pense em se arrumar só da cintura para cima, pois você pode precisar levantar para consertar um problema técnico, por exemplo. O fundo também deverá estar arrumado e organizado, melhor até que seja uma parede vazia.

Faça contato visual... com a câmera!

Se em uma entrevista pessoal o olho no olho é fundamental para passar segurança, em uma entrevista remota não é diferente e você deverá olhar diretamente para a câmera (webcam). Você pode até dar uma espiadinha em um bloco de anotações ou para tela do computador para verificar se o enquadramento está bom, mas seus olhos devem fixar na câmera para simular o contato visual ao vivo.

Tenha um plano B

Uma entrevista de emprego já é uma situação que aflora nosso nervosismo, imagine então se você tem problemas técnicos no meio dela? Seja sua conexão de internet que falhou, energia elétrica que caiu ou equipamento de áudio e voz que não quer funcionar, melhor estar preparado para imprevistos. Uma boa alternativa é um celular ou tablet com conexão móvel, por exemplo, então mantenha esses aparelhos próximos a você com a bateria carregada.


Com estes itens checados, você estará pronto para arrasar em uma entrevista remota e conseguir seu próximo emprego de babá!