Contando histórias com Origami

Contando histórias com Origami

Por Babysits
4 minutos de leitura

É mais importante do que nunca inspirar a criatividade de seus filhos. Contar histórias é uma das melhores maneiras de fazer isso, ao mesmo tempo em que mantém o seu filho entretido por horas. Combinamos uma brincadeira bem antiga, com a mágica da contação de histórias para criar o Origami Storyteller, para incentivar as crianças a criar histórias de ficção super divertidas. O Origami Storyteller é uma maneira criativa de ajudar seus filhos não apenas com o desenvolvimento da imaginação e capacidade artística, mas também com a melhoria de suas habilidades motoras, ao dobrar o papel e desenhar os diferentes elementos da história.

Materiais necessários para fazer o origami:

  • Caneta
  • Uma folha quadrada de papel
  • Giz de cera, lápis de cor e canetões

DIY de origami e contação de histórias

Passo a passo para criar o seu origami:

  1. Dobre o papel de canto a canto fazendo um triângulo
  2. Dobre novamente de canto a canto para o outro lado, desdobre tudo para revelar quatro pequenos triângulos
  3. Dobre o papel ao meio para criar oito seções
  4. Dobre um dos cantos para o centro do quadrado
  5. Repita este processo com os outros três cantos
  6. Neste momento, você terá um um quadrado menor
  7. Vire o papel para cima e dobre um dos cantos para o centro
  8. Repita o processo com os outros três cantos para obter outro quadrado
  9. Dobre e desdobre a borda inferior do quadrado até o topo
  10. Dobre e desdobre a borda esquerda do quadrado para a direita
  11. Empurre os quatro cantos do quadrado juntos no centro e deslize quatro dedos nas abas do seu origami, enrugando as dobras para trás para que seus dedos se encaixem
  12. E PRONTO, você conseguiu!

Como brincar

  • Uma vez criado o Origami, você pode decidir quais são as imagens que você deseja desenhar. Comece com quatro personagens na parte da frente. Por exemplo, um ursinho de pelúcia, gato, cacto ou banana. Utilize os canetões para desenhar e o giz de cera e lápis de cor para pintar os desenhos.
  • No lado inferior, você precisa desenhar o destino, por exemplo, diferentes habitats existentes na terra, como florestas exuberantes ou vastos desertos.
  • O desenho final deverá conter as reviravoltas da trama, como o personagem enfrentando desafios ou se apaixonando.
  • Depois que os desenhos estiverem prontos e coloridos, é hora de começar a criar algumas histórias!
  • Coloque os dedos no origami como se fosse beliscar alguém e mova os dedos para cima e para baixo e da esquerda para a direita. A criança pode escolher o personagem sobre o qual quer contar a história.
  • Se eles escolherem o gato, você deve começar a soletrar a palavra com os dedos, movendo-se para cima e para baixo e da esquerda para a direita quatro vezes, g-a-t-o.
  • Depois de escolher todos os elementos da história, seu filho poderá começar a contá-la. Fale para eles pensarem em um começo, meio e fim.

Para crianças mais velhas, você pode tornar isso ainda mais desafiador fazendo com que elas escrevam sua história em um caderno, adicionando mais ainda à história do que o que eles escolheram no origami. Incentive seu filho a ler essa história quando terminar. Isso pode aumentar suas habilidades de falar em público e também dar confiança em suas ideias e habilidades. Use essa ferramenta de origami como um roteiro de histórias, para que seu filho aprenda em como as histórias são estruturadas e escritas.

Seu filho gosta de origami? Nós também já criamos um origami de coala super fofo que pode ser usado para contar outras histórias.
Divirta-se e deixe sua imaginação correr solta!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente