Como se preparar para a escola

Como se preparar para a escola

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Compartilhar:

Muitas crianças têm medo de ir à escola. Elas passam os primeiros anos de sua vida em casa, rodeadas de familiares e pessoas conhecidas, e quando chega a hora de ir para a escola, um lugar desconhecido, cheio de pessoas diferentes, pode bater uma certa insegurança e medo. Esta época é um momento de muita agitação para os pais, pois eles devem tomar conta de muitas coisas para que tudo dê certo. É importante que bons hábitos sejam praticados desde o início, para acostumar a criança e tornar a experiência menos traumática!

É importante ensinar as crianças que uma situação que pode parecer ruim e assustadora, pode ser melhorada com atitudes simples. Como podemos, então, nos preparar da melhor forma para o primeiro dia de aula? Aqui estão algumas dicas para ajudar você neste importante momento de seus filhos:

Volta às aulas

1. Compre todos os itens que precisa

Para a mochila de seu filho, você precisará de uma caixa de lápis de cor, um estojo, cadernos e livros escolares. Uma boa ideia para manter a organização é separar os cadernos por cores, para que a criança possa associar assuntos diferentes a cores diferentes.

2. Prepare tudo com antecedência

É sempre bom deixar tudo organizado no dia anterior: a mochila, uniforme e lanches que irá levar. Depois disso, você pode arrumar o guarda-roupas e seus armários para que tudo esteja em ordem e pronto para a semana que se inicia.

3. A importância do café da manhã

Prepare um bom café da manhã que forneça a energia necessária para o dia que se inicia. A hora do café da manhã também é um bom momento de reunião familiar e de diálogo. Sempre converse com seus filhos sobre seus medos e como superá-los, pois isso irá ajudá-los na hora de ir para a escola. Não se esqueça de pegar o lanche que preparou no dia anterior.

4. Leve-os para a cama cedo

Durante o período de férias, as crianças geralmente dormem mais tarde pois não tem o horário estrito da escola para seguir, mas é preciso que eles se acostumem a dormir mais cedo para não terem problema para acordar no dia seguinte. A prática de esportes, até mesmo no período de férias, pode ser muito benéfica para ajudar seus filhos a gastarem energia e se sentiram cansados à noite.

5. Acorde cedo

Além de acostumar as crianças a dormirem mais cedo, é bom também acostumá-las a acordar cedo também nos fins de semana, pois isso as ajuda a ter noção de rotina, o que faz bem não só para o corpo mas para a mente. É claro que eles merecem dormir um pouco mais no final de semana, afinal não tem aula, e o final de semana é justamente para descansar, mas tente acordá-los no máximo até as 9 da manhã, e motive-os com o dia inteiro pela frente para brincar, sair e se divertir com seus amigos.

6. Hora da lição de casa

Às vezes, os professores passam tarefas de casa desde o primeiro dia de aula e por isso é sempre bom definir um horário para os estudos em casa. Estabeleça um horário e uma duração para esse momento, e se você não tiver tempo de ajudar ou monitorar as crianças, pode sempre contar com a ajuda de uma babá.

Com esses pequenos truques, a escola será frequentada por pais e alunos mais felizes! O importante é fazer com que a rotina seja agradável, sem esquecer de recompensar seus filhos, sempre liberando momentos para descanso.