Como lidar com golpistas na internet

Como lidar com golpistas na internet

Por Babysits, 3 minutos de leitura

A internet mudou rapidamente os nossos hábitos. Hoje em dia, ela também é utilizada para procurar uma babá ou encontrar um emprego como babá. Certamente, o uso da internet apresenta muitos aspectos positivos, mas, é sempre bom estar alerta, porque junto com as vantagens, também vem os perigos. Aqui está uma série de dicas para navegar em nossa plataforma de maneira segura e informada.

Na plataforma, tanto as babás quanto os pais podem se cadastrar, criando um perfil pessoal, contendo as informações necessárias que ajudam ambas as partes a encontrar o que precisam. Mesmo se os perfis forem constantemente monitorados, outras medidas também devem ser tomadas.

Aqui está um infográfico que representa esquematicamente o tema:

Golpistas na internet

Os sinais de alerta são os seguintes:

Perfil sem foto

Nós da Babysits recomendamos fortemente que você coloque uma foto em primeiro plano, a fim de transmitir confiança para os outros usuários. Pode ser que alguém não queira compartilhar sua imagem com centenas de usuários, por motivos de privacidade, mas algumas pessoas podem intencionalmente não querer mostrar sua própria imagem, o que pode representar algo não confiável.

Descrição Inadequada

Na descrição do perfil das babás, elas devem mostrar sua motivação e experiências. As famílias, por sua vez, explicam porque precisam de uma babá. Se você ver alguma descrição que não tem nada a ver com isso, pode ser algo suspeito. Por exemplo, você precisa ficar alerta quando, no caso dos pais, nenhuma menção é feita às crianças.

Perfil Incompleto

Na Babysits, incentivamos os usuários a inserir todas as informações necessárias. Às vezes, porém, por motivos pessoais ou de privacidade, algumas informações são omitidas. Mas quando encontrar um perfil vazio, sem nenhuma descrição ou informação, pode ser um problema.

As informações acima são simplesmente sinais de alerta usados ​​para identificar comportamentos suspeitos de usuários na plataforma. Quando você se deparar com um ou mais deste tipo, precisará ser cauteloso. Abaixo estão quatro etapas simples que ajudam você a navegar com mais segurança:

  1. Não divulgue nenhuma informação pessoal sobre você em seu perfil público da Babysits, principalmente números de telefone, endereços e dados financeiros. Troque este tipo de informação somente depois de conhecer a pessoa e garantir que ela seja confiável. Denuncie perfis suspeitos usando o botão apropriado. Nós receberemos imediatamente a notificação do relatório e cancelaremos ou suspenderemos o perfil da plataforma.

  2. Use nosso sistema de mensagens para se comunicar e agendar trabalhos. Por meio deste sistema, as conversas são mais seguras, e você ainda pode usar nossa agenda para marcar um trabalho. Não passe muita informação pessoal, mesmo em mensagens privadas, pois você não sabe com quem está se comunicando.

  3. Encontre-se em um lugar público. Este conselho se aplica a qualquer pessoa, mas especialmente para babás menores de idade, recomendamos ainda que leve um adulto com você.

  4. Finalmente, pode acontecer de você encontrar uma pessoa que se encaixe em suas necessidades e decida iniciar um relacionamento de trabalho, mas depois percebe que é um golpista ou uma pessoa perigosa. Em casos extremos, o conselho que damos a você é ir à polícia e registrar uma queixa.

Para mais informações, visite nossa página Confiança e Segurança.