Brincar na natureza e seus benefícios à saúde das crianças!

Brincar na natureza e seus benefícios à saúde das crianças!

Por Babysits
4 minutos de leitura

Brincar na natureza é definitivamente muito divertido e importante. Hoje em dia, com a tecnologia sendo desenvolvida em tempo recorde e a agenda agitada dos pequenos, é muito comum vermos as crianças brincando em casa, com suas telas e, muitas vezes, sozinhas! Apesar de cada exercício possuir sua importância no desenvolvimento infantil, é crucial que os pais tenham consciência de que as brincadeiras na natureza não devem ser deixadas de lado.

Mesmo com o fim do verão, é importante manter o hábito de fazer atividades ao ar livre ter contato com a natureza frequentemente. Com o intuito de estimular essa prática, queremos compartilhar os benefícios para a saúde de brincar lá fora!

1 - Vitamina D

Um benefício direto de ter contato com o mundo exterior é também um dos mais essenciais. A vitamina D é importante para a imunidade, saúde óssea, musculatura, metabolismo, crescimento, entre outros. Além disso, é também um ótimo meio de se liberar neurotransmissores como a dopamina e serotonina, deixando os pequenos mais felizes, bem-humorados e com o ciclo de sono regulado. Felizmente, a vitamina D é obtida, principalmente, através da exposição solar! Para isso, basta ficar sob o sol durante 15 ou 20 minutos por dia. No entanto, tenha cuidado! Lembre-se de não exagerar no tempo de exposição ao sol, evite os horários mais quentes, como das 11h às 15h e use sempre o filtro solar.

protetor solar criança

2 - Estimula os sentidos

Tocar o solo, escutar o som dos pássaros, observar as cores das flores e sentir o cheiro da terra. Não é segredo para ninguém que a natureza pode nos trazer sensações únicas. É possível que você tenha até se lembrado da sua própria infância ao ler isso! O estímulo dos sentidos está diretamente ligado à inteligência e criatividade. Por isso, não deixe de brincar com o seu filho ou a criança a qual está cuidando sem medo!

3 - Melhora a saúde física

Os benefícios dos exercícios físicos são conhecidos por todos e, principalmente na infância, é essencial que os pais ou responsáveis estimulem as crianças a exercitarem seus corpos. Ao brincarem ao ar livre, os pequenos irão ter espaço suficiente para correr, pular, explorar e investigar. Sem perceber, irão mexer seus músculos e ossos enquanto se divertem. Não há maneira melhor de praticar exercícios físicos do que brincando em meio à natureza, não é?

brincar na natureza

4 - Protege a saúde mental

Além de se obter a vitamina D e, consequentemente, os neurotransmissores da "felicidade", brincar ao ar livre promove ainda mais benefícios para a saúde mental das crianças. Especialmente com a pandemia da COVID-19 e os desafios do distanciamento social, é essencial para a saúde psicológica das crianças que tenham contato com o mundo exterior e outros indivíduos. A partir desse contato, as crianças melhoram suas habilidades sociais e intelectuais. Além disso, o isolamento e a necessidade de gastar energia podem potencializar sentimentos de angústia ou ansiedade.
*Respeite as regras de distanciamento social da sua cidade ou estado. Use a máscara quando necessário e siga sempre os protocolos de segurança.

Brincar na natureza

Gostou dos benefícios? Se você saiu para brincar não se esqueça de compartilhar com a gente através das nossas redes sociais Instagram e Facebook com a hashtag #atividadebabysits. Temos muitos mais artigos interessantes que podem ser realizados em família ou com a babá, vejam mais como este na nossa Comunidade!


Está à procura de um serviço de babá? Então encontre rapidamente babás perto de você!

Babá Brasília

Babá no Rio de Janeiro

Babá em São Paulo

Babá em Fortaleza

Babá em Belo Horizonte

Babás

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente