Como utilizar o SUS para o cuidado infantil | 10 recursos gratuitos

Como utilizar o SUS para o cuidado infantil | 10 recursos gratuitos

Por Babysits
3 minutos de leitura

Não é segredo que a saúde é um dos pilares da vida de um indivíduo, independentemente de sua idade. Na infância, não é diferente. Ao chegar ao mundo, os bebês requerem uma série de cuidados e exames especiais, para que sua saúde seja avaliada e quaisquer tratamentos necessários sejam realizados. Nos próximos anos de vida, os check-ups frequentes ainda são fundamentais para que os pais e/ou responsáveis se certifiquem da saúde e bem-estar dos pequenos.

No Brasil, existem algumas opções quando se trata da saúde das crianças. Os pais e/ou responsáveis podem usufruir de um plano de saúde privado ou utilizar os recursos da saúde pública, ou Sistema Único de Saúde (SUS).

É importante enfatizar que, mesmo que a criança não tenha acesso, por diversos motivos, à saúde privada, é de extrema importância que a mesma ainda realize todos os exames necessários e faça visitas periódicas ao médico. Sendo assim, reunimos um passo-a-passo de como realizar o cadastro das crianças no Sistema Único de Saúde e quais recursos o SUS oferece gratuitamente para mais de 200 milhões de brasileiros.

*Obs: Mesmo que a criança tenha acesso a um plano de saúde privado, a utilização dos recursos do SUS ainda é válida para todos os brasileiros.

Passo-a-passo: Como realizar o seu cadastro no SUS (Cartão do SUS)

Com o cartão do SUS, é possível acessar o prontuário do paciente, verificar suas consultas, os médicos que o atenderam, entre outras coisas. Você pode realizar o cadastro presencialmente ou online. Você irá precisar dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência e certidão de nascimento.

Para realizar o cadastro presencialmente, dirija-se até um posto de saúde, hospital ou Secretaria da Saúde. Ao solicitar o cadastro para um atendente, você receberá a carteirinha do SUS do bebê ou criança.
Para realizar o cadastro online, entre no Portal do Cidadão e clique no link "Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde". Em seguida, preencha as informações pessoais e informe seu endereço de e-mail. Para validar o cadastro, basta levar o protocolo do atendimento até uma unidade de saúde.

O cadastro do recém-nascido pode ser feito na própria maternidade onde o bebê nasceu. Para realizar o cadastro em uma unidade de saúde, você precisará apenas do nome completo da criança, local e dia do nascimento e nome da mãe.

SUS para crianças

Recursos que a criança e adolescente pode acessar gratuitamente pelo SUS:

Como já mencionamos, um bebê, criança ou adolescente poderá receber todo o atendimento médico necessário através do SUS. Isso inclui consultas, exames, diagnósticos, internação, emergência, etc. Porém, alguns recursos não são conhecidos pelos pais ou responsáveis. Entre os recursos "escondidos" do SUS estão:

1 - Terapia ABA para crianças crianças portadoras do Transtorno Espectro Autista (TEA);

2 - Triagem neonatal: o famoso exame do pézinho! - Atualmente o teste alcança 14 grupos de doenças;

3 - Rede de Banco de Leite Humano (RBLH) para a distribuição do leite materno;

4 - Vacinas! - Mais de 20 vacinas podem ser tomadas através do SUS;

5 - Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó através do NutriSUS

6 - Medicamentos gratuitos (para asma, diabetes, além de medicamentos oncológicos) - visite um posto de saúde para saber mais!

7 - Tratamento para crianças com baixa estatura - com os hormônios necessários

8 - Tratamento ortodôntico

9 - Homeopatia, medicina tradicional chinesa e outros tratamentos alternativos;

10 - Plantas medicinais como alcachofra, aroeira, babosa, cáscara sagrada, etc. para o tratamento de doenças.

Esperamos que tenham gostado das dicas. Até a próxima! :)

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente