Mãe Terra e Mudanças Climáticas - Faça Você Mesmo(a)

Mãe Terra e Mudanças Climáticas - Faça Você Mesmo(a)

Por Babysits
5 minutos de leitura

Você está buscando por uma atividade divertida para crianças que também ajuda a desenvolver o conceito de ecologia e amor pela natureza? Então, nós temos a ideia perfeita para você! Você pode fazer essa atividade da Mãe Terra seguindo esses passos simples.

Olá! Eu sou a Mãe Terra.
Eu amo cuidar dos meus oceanos, plantas, animais e humanos. Mas a minha atividade favorita é educar crianças ao redor do mundo!
Infelizmente, eu tenho me sentido doente ultimamente. Mudanças climáticas, desmatamento, gases do efeito estufa… Eu costumava ser o planeta mais legal da galáxia, cheia de enrgia, mas não mais.
Você poderia me ajudar?

Quer fazer as crianças ficarem inspiradas para ajudar o planeta? Clique aqui para ler a carta da Mãe Terra! Queridas crianças, Gostaria de me apresentar, sou a Sra. Terra. Moro junto com outros planetas e estrelas em um lugar muito tranquilo do universo, mas devo admitir que minha vida não é nada entediante. Na verdade, sou o planeta que mais trabalha na galáxia, graças ao fato de estar cheio de vida e energia. Você já conhece meus melhores amigos, eles são o Sol e a Lua. Meu bom e brilhante amigo o Sol trabalha todos os dias para que eu tenha luz e calor, sem ele minha vida seria escura e triste. Minha amiga Lua sempre me acompanha quando o Sol vai embora, ela cuida de mim a noite toda, ela é mágica e misteriosa. A Lua nos faz ter bons sonhos enquanto dormimos, e também se encarrega de realizar nossos sonhos quando fazemos a coisa certa. Por outro lado, trabalho dia e noite, nunca descanso! Tenho muitas coisas vivas para cuidar, dos menores animais aos maiores. Também cuido de rios e oceanos, árvores e flores. Mas minha verdadeira paixão é cuidar de todas as crianças que vivem em meus continentes. E você está se perguntando, por que essa é sua paixão, mãe terra? A resposta é óbvia, porque é superdivertido! As crianças são meus seres vivos favoritos, porque são tão criativas quanto o universo e tão cheias de energia quanto eu! As crianças são os seres mais curiosos que me habitam, e sou uma fonte inesgotável de conhecimento, portanto, o meu passatempo preferido é educar crianças. Além de paixões e hobbies, também tenho responsabilidades infinitas. Cuidar de cada um dos seres vivos que me habitam não é uma tarefa fácil e exige muita disciplina e empenho. Ultimamente me sinto fraco, e isso me preocupa, já que nunca em milhões de anos estive doente. Galáxias, planetas e humanos perceberam que não tenho mais tanta vida e energia e que minha saúde está se deteriorando. E a verdade é que eles têm razão, as pessoas que moram em mim não estão cientes dos danos que estão me causando. Eles estão derrubando minhas árvores, enchendo meus mares de plástico e maltratando meus animais. É por isso que preciso entrar em contato com você, porque você é o futuro, e eu sei que você vai cuidar de mim, porque eu vou te ensinar como fazer! Lembre-se de que minha paixão é você, e sempre compartilharei todos os meus segredos com você.

Esta atividade de faça você mesmo é adequada para crianças de qualquer idade e é uma forma divertida e única de decorar o seu quarto. Também é um projeto perfeito para fazer enquanto babá!

Para criar a atividade você vai precisar:

  • Imprimir esses dois pdfs, da Mãe Terra feliz e triste (imprima os pdfs aqui)
  • Tesoura
  • Cola
  • Um bandaid
  • Marca textos coloridos
  • Uma corda
  • Papel para cortar os braços e pernas.

Passo 1
Usando a tesoura, corte as duas Mães Terra. Esse passo deve ser supervisionado por um adulto. Então, recorte o termômetro e o coração.

Faça você mesmo Mãe Terra

Passo 2
Agora é hora de se divertir colorindo! Pinte ambas as Terras. Usamos cores azuis e verdes mais claras para a Mãe Terra feliz e saudável. Por outro lado, para a triste e doente Mãe Terra, usamos cores mais opacas.
Colorimos o termômetro com um vermelho profundo, para representar o aquecimento global. Em seguida, pinte o coração da cor que preferir e pronto!

Mãe Terra faça você mesmo

Passo 3
É hora de criar os braços e as pernas. Usamos papel de cor azul e verde, mas você pode usar a cor que preferir! Se você não tiver papel colorido, também pode usar marcadores para colorir, se desejar. Para isso, corte 4 tiras de papel, com aproximadamente 15cm de comprimento.

Depois de cortar as 4 tiras de papel, dobre-as para frente e para trás para criar um efeito de sanfona.

Mãe Terra faça você mesmo

Passo 4
Cole os braços e as pernas em ambas as Mãe Terra. Em seguida, você pode colar o barbante na Mãe Terra para pendurá-la. Depois disso, cole o coração na terra feliz e o termômetro na terra triste. Finalmente, você pode adicionar o band aid como um toque final para a Mãe Terra doente, como um símbolo de cura das feridas da Mãe Terra.

Mãe Terra faça você mesmo

Esperamos que você tenha amado nossa Mãe Terra! Se você fez a atividade, adoraríamos ver!

Compartilhe nas nossas páginas do Facebook e Instagram em @babysitsbr.

Procurando por mais atividades relacionadas ao clima? Confira o nosso experimento sobre mudanças climáticas e outras atividades e trabalhos manuais!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente