Ensinando as crianças sobre cultura e diversidade | Dicas

Ensinando as crianças sobre cultura e diversidade | Dicas

Por Babysits
4 minutos de leitura

Não sabe por onde começar a ensinar as crianças sobre cultura e diversidade? Leia nossas dicas e atividades sobre como apresentar o tema da diversidade ao seu filho(a)!

Como você ensina as crianças sobre diversidade e diferentes culturas? Existem muitas maneiras de apresentar às crianças os temas da diversidade. Hoje, compartilharemos algumas de nossas dicas e ideias favoritas, incluindo:

  • Usar filmes e livros
  • Visitar lugares diferentes
  • Compreender e explicar a história
  • Discutir privilégio

Usar filmes e livros para ensinar diversidade às crianças

Filmes e livros podem ser uma maneira divertida e fácil de expor as crianças a novas culturas que podem ser muito diferentes das que vivem ao seu redor. Ao usar filmes e livros, as crianças podem aprender sobre como outras pessoas podem viver, seja na rua ou do outro lado do mundo, sem ter que deixar o conforto de casa.

Meios de comunicação como esse podem ajudar as crianças a desenvolver uma perspectiva de como as outras pessoas podem viver de maneira diferente delas, gerando empatia. Como filmes e livros geralmente são experiências agradáveis ​​para as crianças, pode ser uma maneira maravilhosa de compartilhar o amor pela diversidade e cultura, além de educar e divertir-se.

Além de uma melhor compreensão e perspectiva de como uma cultura se difere, também pode ser uma ótima maneira de apresentar às crianças outras línguas. Ainda mais, outras formas de mídia, como a música, podem compartilhar mais dessa língua e cultura também!

Portanto, filmes, livros e mídias podem ser uma ótima ferramenta para ajudar a ensinar as crianças sobre cultura e diversidade. No entanto, se você puder, colocar os pés no chão também pode ser uma experiência de ensino benéfica!

Visitar lugares diferentes

Outra ótima maneira de compartilhar diferentes culturas e diversidade com as crianças é sair e vivenciá-las. Viajar pode ser uma forma de eles verem diferentes tipos de pessoas e culturas e ampliar suas perspectivas. Isso não significa que você precisa viajar por todo o mundo!

Até mesmo visitar uma nova cidade ou bairro pode ser uma experiência valiosa para as crianças aprenderem sobre como as pessoas vivem em lugares diferentes. Ou experimentar novos alimentos, por exemplo, pode ser uma forma de vivenciar uma cultura diferente, sem ter que viajar para muito longe.

Durante a sua visita (seja fisicamente ou com suas papilas gustativas), certifique-se de compartilhar alguns antecedentes e história do lugar ou cultura. Muitas vezes, é muito útil obter dicas locais e interagir com pessoas que vivem naquele lugar ou estão mais familiarizadas com a cultura.

Compreender e explicar a história

As crianças geralmente são grandes fãs de histórias. Mas, você já pensou em contar a eles algumas histórias fascinantes que realmente são verdadeiras ?! Existem muitos pedaços de história que são realmente interessantes! Além disso, explicar a história para as crianças pode ser uma ótima maneira de expô-las a novas culturas. Você pode fazer isso enquanto assiste a um filme, lê um livro, visita um novo lugar ou apenas quando quiser!

Você pode contar histórias sobre como diferentes países foram descobertos ou fundados, como as pessoas viviam ou o que costumavam comer, a origem das línguas e muito mais! Coisas ainda mais parecidas com histórias, como a mitologia, podem fornecer uma janela interessante e educacional para diferentes culturas e ajudar as crianças a se conscientizarem de mais diversidade.

Ensinando cultura para crianças através da história

Discutir privilégio

Finalmente, ao mesmo tempo que explica a diversidade e as diferenças nas culturas, também é importante discutir o privilégio. Ajudar as crianças a entender o que significa privilégio também pode dar-lhes mais perspectiva para entender pessoas diferentes.

Especificamente, isso pode explicar que algumas pessoas podem ter mais ou menos oportunidades do que outras (ou nós mesmos). Pode ser muito difícil para as pessoas em algumas situações terem acesso ao mesmo suporte, cuidado ou recursos que temos. Ou pode ser muito mais fácil para pessoas em outras situações acessar muito mais recursos do que nós.

Isso não significa que qualquer pessoa seja "melhor" ou "pior" por causa das diferenças de recursos ou privilégios. É importante ensinar e encorajar as crianças a serem gentis com os outros e gratas pelo que têm!


Esperamos que essas dicas ajudem você a apresentar às crianças em sua vida a diversidade e diferentes culturas! Procura mais dicas? Confira a nossa comunidade!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente