Dicas e receita para introdução alimentar em bebês de 6 meses

Dicas e receita para introdução alimentar em bebês de 6 meses

Por Babysits
4 minutos de leitura

O Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Esses números ressaltam a importância de proporcionar ambientes mais saudáveis para as crianças, além de promover a educação alimentar desde cedo, a fim de evitar doenças que podem comprometer o desenvolvimento ao longo de toda a vida dos pequenos, como diabetes e hipertensão.

A tarefa parece simples, mas envolve muito mais do que apenas escolhas de alimentos. A obesidade é um dos problemas de saúde mais graves que vamos enfrentar nos próximos anos. Por isso, é muito importante estarmos preparados para aproximar as crianças destes novos hábitos, fisicamente e psicologicamente.
A Namu se preocupa com o desenvolvimento saudável e bem-estar em todas as idades e por isso disponibiliza cursos de alimentação infantil para pais e mães e cuidadores de crianças aprenderem de forma simples e criativa, como introduzir hábitos alimentares sem tabus para os pequenos.

Veja a seguir, uma das nutricionistas Namu falando um pouco mais sobre alimentação para bebês.

ensopadinho de legumes

Introdução Alimentar para bebês a partir dos 6 meses

A introdução alimentar a partir dos 6 meses de idade é o início do ciclo de hábitos que vão impactar toda a vida de um bebê. Para que isso aconteça de forma saudável e equilibrada, devemos escolher os alimentos corretos para cada fase da criança.
Ao incorporar alimentos variados na dieta do bebê, é possível detectar suas preferências alimentares e modelar uma alimentação rica, variada e sem alimentos que prejudicam a saúde.
Segundo a nutricionista Namu, Karin Paciulo, com 6 meses de idade o bebê ainda tem uma digestão imatura, onde nem todos os vegetais são bons para serem introduzidos. Daí a necessidade de uma orientação nutricional.
Ela também destaca que muitas mamães chegam apavoradas pois os bebês rejeitam os alimentos amassados. Ou acham que cozinharam mal ou que o bebê não gosta destes alimentos. No entanto, é normal que eles rejeitem algumas opções em determinadas fases.
“O bebê de 6 meses ainda estava acostumado somente com o movimento de sucção e para ele colocar a língua com o alimento para dentro e deglutir é um processo novo. É comum que ele cuspa ou rejeite até para aprender a trabalhar este mecanismo.” diz Karin.
Os segredos para a introdução alimentar são paciência e variedade nos alimentos. Desta forma, você conseguirá conhecer o gosto de seu bebê e apresentar um mundo saudável e cheio de possibilidades.

Comece hoje!

Aqui vai uma receita básica de ensopadinho de legumes para os pequenos:

Ingredientes:

  • Chuchu (90 gramas)
  • Abobrinha italiana (180 gramas)
  • Mandioquinha (300 gramas)
  • Cebola (100 gramas)
  • Alho (10 gramas)
  • Salsinha (3 gramas)

1 - Faça tirinhas, rodelas ou cubinhos com o chuchu, mandioquinha e abobrinha, o importante é que sejam do mesmo tamanho, porque na hora do preparo eles vão cozinhar por igual .

2 - Introduza primeiro o chuchu (ele tem bastante líquido e é rico em vitamina C), e em seguida a cebola, alho e salsinha. O alho e a salsinha podem colocar inteiros e a cebola em cortes grosseiros já que servirão somente para aromatizar os legumes.

3 - Assim que o chuchu começar a ficar “al dente”, insira a mandioquinha que, além de ser uma excelente fonte de carboidratos, tem fibras que facilitam a digestão e é rica em vitamina A. Adicione a abobrinha por último, já que seu tempo de cozimento é mais curto pela quantidade de água que carrega.

ensopado de legumes

4 - Assim que estiver tudo molinho, amasse bem e sirva no prato ou bowl.

Pronto!
Um prato rico e cheio de vida para alegrar o dia do seu bebê! Veja essa e mais receitas nos cursos de alimentação saudável para crianças do Namu. Experimente diversas aulas e receitas grátis para você e seu bebê.

Comece hoje mesmo a sua jornada para novos hábitos!
Conheça a Namu!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente