Atividade sobre o Sistema Solar para Crianças

Atividade sobre o Sistema Solar para Crianças

Por Babysits
8 minutos de leitura

Talvez sua filha queira ser uma astronauta, seu filho já possui interesse nas estrelas ou talvez o tópico já tenha sido apresentado na escola e você precisa ajudar as crianças com os estudos. Qualquer que seja a razão, nossa atividade sobre o sistema solar é diversão garantida para os pequenos, além de ser uma maneira fácil de ensinar sobre astronomia!

Atividades para as crianças

Preparamos um jogo da memória para ajudar as crianças a aprender sobre o Sistema Solar e os planetas. Com os cartões imprimíveis você pode jogar o jogo (clique nos cartões para baixar a versão em pdf).

Passo 1 Imprima e recorte os cartões.

Passo 2 Depois de recortar todas as cartas, coloque-as na mesa em duas pilhas diferentes e deixe as crianças aprenderem sobre o Sistema Solar e memorizar cada vez mais os aspectos das cartas.

Passo 3 Quanto mais eles olharem para as cartas, mais fácil será para eles jogarem o jogo da memória. Para jogar, basta separar as cartas com a imagem do planeta das cartas com o nome, embaralhá-las e colocá-las separadamente.

E é isso. Que comece o jogo!
Sistema Solar 1
Sistema Solar 2
Sistema Solar 3

Quer aprender ainda mais sobre o Sistema Solar? Então continue a ler!

O que é o sistema solar?

O sistema solar é um sistema planetário encontrado na Via Láctea, uma galáxia espiral que faz parte do Universo.
É composto por 8 planetas e outros corpos celestes, como estrelas, asteroides, satélites e cometas. Esses oito planetas giram em torno de uma estrela central, o Sol, e, por sua vez, giram em torno de si mesmos graças à força da gravidade.

Movimentos no Sistema Solar

Os planetas do sistema solar se movem de duas maneiras principais.
O movimento de translação é o movimento que os planetas fazem conforme giram em torno do Sol devido à sua gravidade. O caminho que os planetas seguem ao contornar o Sol é chamado de órbita.

No entanto, nem todos os planetas levam o mesmo tempo para fazer uma revolução completa ao redor do sol. Quanto mais próximo o planeta está do Sol, menos tempo leva para contorná-lo. Por exemplo, leva 365 dias para a Terra fazer uma revolução completa, enquanto que leva 687 dias para Marte fazer uma revolução completa.

O movimento de rotação é o movimento dos planetas conforme eles giram, girando em um eixo ao redor de si mesmos. Nem todos os planetas levam a mesma quantidade de tempo para girar, por exemplo, a Terra leva 24 horas e um dia em Vênus é composto de 5.832 horas.

O Sol

O Sol é a grande estrela central do Sistema Solar e os outros planetas giram em torno dele. Esta estrela emite luz e calor o tempo todo. Sem o Sol, não haveria vida em nosso planeta, a Terra.

Os Planetas

Modelo de Sistema Solar para crianças

Planetas Rochosos

Eles também são chamados de planetas terrestres e são feitos principalmente de rocha e metal. Os planetas rochosos são os planetas mais próximos do Sol.

Mercúrio

Seu nome se refere ao deus dos lojistas e comerciantes da mitologia romana. É o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol, por isso é o planeta que leva mais tempo para fazer uma revolução completa ao redor do Sol. Não tem satélites.

Sua superfície tem muitas crateras e se assemelha à lua. Uma de suas faces, a exposta ao sol, está muito quente, chegando a 425 graus Celsius e a outra é muito fria.

Vênus

Seu nome se refere à Deusa do amor na mitologia romana. É o planeta que leva mais tempo para girar, então um dia em Vênus é equivalente a 243 dias aqui na Terra. Estranhamente, este planeta gira em torno do sol na direção oposta ao resto dos planetas.

É o planeta mais parecido com a Terra em tamanho e, como Mercúrio, Vênus também não tem satélites.

Sua superfície é extremamente quente porque os gases em sua atmosfera retém o calor. Ele também reflete a luz do sol, por isso é tão brilhante que às vezes podemos ver Vênus daqui.

A Terra

Seu nome se refere a uma deusa mitológica romana, Terra. A Terra é o único planeta habitado em nosso sistema solar.

Você também pode ler sobre as fases da Lua, na nossa Comunidade.

Marte

Seu nome se refere ao deus da guerra na mitologia romana, Marte. É o segundo menor planeta. Sua superfície tem uma cor vermelha característica devido ao óxido de ferro e, portanto, também é conhecida como planeta vermelho.
Possui dois satélites e é um dos planetas mais pesquisados, pois se pensa que pode existir vida no planeta.

Gigantes Gasosos

Os planetas gasosos são os planetas mais distantes do Sol e também os maiores planetas. Eles consistem principalmente de hélio e outros gases.

Júpiter

Seu nome se refere ao deus romano de mesmo nome (na mitologia grega, é o famoso Zeus). É o maior planeta do Sistema Solar e também o mais antigo.
Tem 79 satélites confirmados ao seu redor, conhecidos como luas de Júpiter. Os mais importantes são: Io, Europa, Ganymede e Callisto. O curioso desse planeta é que ele também tem anéis, mas é quase impossível vê-los.

Saturno

Este planeta tem o nome de um deus mitológico romano com o mesmo nome. Este planeta também é conhecido como o planeta dos anéis, pois possui os anéis mais coloridos. Esses anéis são feitos de pedaços de gelo e rochas que giram em alta velocidade.
Além disso, este planeta tem 53 satélites confirmados e 29 ainda a serem confirmados. Um ano em Saturno equivale a 29 anos na Terra.

Urano

Este planeta tem o nome de um deus da mitologia grega. Sua atmosfera contém metano, razão pela qual Urano é de cor azulada. Além disso, sua atmosfera também é a mais fria, cerca de -224 graus Celsius.
Este planeta também tem satélites e anéis ao seu redor, embora os anéis não sejam tão bonitos quanto os de Saturno.
Curiosamente, este planeta gira em torno de um eixo muito inclinado, então seus pólos estão localizados quase na mesma altura do equador no resto dos planetas.

Netuno

Este planeta tem o nome do deus romano do mar. É o planeta mais distante do Sol e, portanto, leva mais tempo para contorná-lo (cerca de 165 anos na Terra).
Tem satélites e anéis, mas são muito difíceis de ver. Sua atmosfera também é composta de metano, por isso é azul, assim como Urano. É também o planeta mais frio do Sistema Solar.

O dilema de Plutão

Plutão costumava ser considerado o nono planeta do sistema solar porque era o planeta mais distante do sol. No entanto, anos atrás, os astrônomos achavam que Plutão não poderia ser considerado um planeta porque se encaixava melhor em outra família, os planetas anões, principalmente devido ao seu tamanho.

Se você gostou desta atividade, em nossa Comunidade você pode encontrar outras atividades para crianças, trabalhos manuais e muito mais!


Está pronta para começar com o serviço de babá? Então encontre rapidamente trabalhos como babá perto de você!

Babá em São Paulo

Babá no Rio de Janeiro

Babá em Salvador

Babá em Manaus

Babá em Belo Horizonte

Empregos de babá


Fonte: Space place NASA .

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente