Viagens com tranquilidade na pandemia

Viagens com tranquilidade na pandemia

Por Babysits
4 minutos de leitura

E aí, quando vamos poder voltar a viajar com tranquilidade? Quando conseguiremos novamente ter aquela sensação maravilhosa de conhecer novos lugares, pessoas e culturas? Foi neste segundo semestre de 2020 que diversos países começaram a reabrir suas fronteiras e ensaiar as primeiras permissões para entrada e saída de turistas.

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (The World Travel & Tourism Council – WTTC), a Covid-19 causou uma queda de 65% nas viagens internacionais em 2020. Por isso, o trabalho coordenado entre empresários e autoridades é fundamental para que esse momento seja superado. E é o que tem acontecido: países do mundo todo têm adotado medidas muito seguras para atender, com toda a segurança, os anseios dos turistas.

“A recuperação da atividade turística exige uma cooperação global sem precedentes, que permite uma reativação segura e coordenada”, afirmou Gloria Guevara Manzo, presidente do WTTC. Por isso a organização trabalhou em uma série de protocolos sobre o “novo normal” que ocorre a partir do momento em que os bloqueios de fronteiras são flexibilizados.

Os protocolos com foco na saúde e segurança dos passageiros estão sendo aplicados nos principais setores de viagens e turismo. Isso inclui hotéis, aviação, aeroportos, cruzeiros, transporte, operadores turísticos, entre outros. A importância da colaboração entre as empresas privadas e os governos para a aplicação de novos protocolos de saúde transmitem maior segurança para o viajante, e que acontece de forma gradual, a partir dos fim das restrições em cada país, antes mesmo que uma vacina se torne disponível.

Abertura a partir das distâncias

As viagens em distâncias menores foram as primeiras a serem retomadas, focando nos mercados domésticos. Depois começaram as visitas a países vizinhos mais próximos e na sequência se abriu a possibilidade de viagens internacionais. Mas com as novas ondas de Covid-19 atingindo muitos países é sempre importante ficar atento a abertura e fechamento das fronteiras. Se tiver permissão, pode ter certeza que as autoridades estão certas que o ritmo de contagio local permite essa abertura.

Todo o cuidado com a limpeza

A limpeza é uma das maiores preocupações de todos durante este período de pandemia. Por isso, mudanças nos protocolos de higienização são tão importantes. Nos cruzeiros, funcionários usarão luvas em tempo integral, trocadas com frequência, além de intensificarem a limpeza dos quartos. As aeronaves passarão por processos de desinfecção mais rigorosos, que vão desde a utilização de desinfetantes em cada pequena parte do avião até jatos de spray eletrostático.

Protocolos de embarque e distanciamento social

Assim como aconteceu em voos de repatriação e desde os primeiros comerciais que voltaram a acontecer, medidas como distanciamento social e utilização de máscaras na área de embarque e dentro da aeronave permanecem após a amenização da pandemia.

Os viajantes são testados nos aeroportos antes de voar e na chegada ao destino. As aeronaves também estarão sujeitas a regimes de limpeza intensivos. Essas medidas serão combinadas com o rastreamento de contatos, via aplicativo móvel, que permitirá que os voos deixem os aeroportos sem o vírus.

No check-in, devem ser utilizadas tecnologias a fim de limitar o contato entre funcionários das companhias aéreas e os passageiros. Uma das ações que podem ser tomadas é o incentivo ao não pagamentos através de dinheiro em espécie, o que incrementar as soluções de cobrança online e digital.

Menos elevador e mais escadas

O WTTC ponderou que as viagens de navio sofreram alterações para incentivar o distanciamento social. Entre elas, está o incentivo para o uso escadas, já que a regra de espaçamento de dois metros entre as pessoas é mais facilmente cumprida do que dentro de um elevador. E também a menor quantidade de aparelhos de ginástica nas academias.

Se você está pensando em viajar neste período, é importante escolher uma agência de viagens de confiança como a Excursy, que pode te ajudar a montar seu pacote de viagens e te assessorar em possíveis necessidades de remarcações e cancelamento neste período de pandemia mundial. A Excursy trabalha com pacotes exclusivos para Israel, Egito, Emirados Árabes, Marrocos, Líbano, Grécia, Jordânia, Turquia ou Santuários Europeus.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente