10 dicas para o primeiro dia de trabalho da babá

10 dicas para o primeiro dia de trabalho da babá

Por Babysits
5 minutos de leitura

Deixar seu filho com uma babá pela primeira vez é bem estressante, por isso preparamos um checklist da babá, que pode ser impresso, e mais algumas dicas para que o primeiro dia da nova babá seja tranquilo.

É bem provável que você esteja mais preocupado com o primeiro dia de sua babá do que o seu filho! Portanto, aprenda com ele e lembre-se de relaxar.

É angustiante deixar seu filho sozinho com uma nova babá pela primeira vez, especialmente se você não costuma ficar longe de seu filho. Você sabe tudo sobre seu filho e como cuidar dele, portanto, entregar as rédeas para outra pessoa pode ser um grande desafio.

Mas não precisa ser assim. Ao saber o que esperar e ao se preparar com antecedência, você pode garantir que o primeiro dia da babá seja tranquilo para você, seu filho e para a babá. Dê uma olhada em nossas 10 dicas para um primeiro dia de trabalho da babá bem-sucedido.

Checklist da babá

1. Conheça a babá

A coisa mais importante que você pode fazer para se sentir mais confortável ao deixar seu filho com uma nova babá é saber quem ela é. Agende um encontro pessoalmente antes do primeiro dia de trabalho da babá para conduzir uma entrevista. Ter uma impressão geral de seu caráter, pedir referências e certificações e, geralmente, conhecê-la melhor aumentará sua confiança no primeiro dia.

2. Prepare o que elas podem precisar

A babá ainda não saberá quais são os jogos, atividades, filmes ou alimentos favoritos do seu filho. Portanto, para o primeiro dia de sua babá, pode ser útil ter essas coisas preparadas antes de sua chegada. Dessa forma, eles terão muito o que fazer juntos e a babá poderá ter uma ideia melhor da rotina do seu filho, quais são os seus interesses e quais atividades são mais adequadas.

3.Forneça uma lista de informações de contato

Nunca saia de casa sem fornecer uma lista de números de contato para a babá, incluindo informações de contatos de emergência. Se for relevante, você também precisará fornecer à babá informações sobre os medicamentos necessários e/ou quaisquer alergias que seu filho possa ter.

4.Use nosso checklist da babá (pode ser impresso)

Para tornar sua vida mais fácil, criamos um checklist da babá para impressão que você pode deixar com a babá. Certifique-se de verificar todo o checklist antes de sair.

Primeiro dia da babá

5.Faça um tour pela sua casa com a babá

Dê um passeio pela sua casa com a babá e mostre onde você guarda tudo que ela pode precisar, como roupas para seu filho, um kit de primeiros socorros, uma lanterna, lanches, etc.

6.Discuta a programação diária do seu filho

Aqui você pode ser bem específico ou deixar a babá livre para criar. Se você preferir que seu filho siga sua rotina típica, pode ser útil repassar sua programação diária com a babá. Dessa forma, elas podem entender melhor o que é permitido e não permitido, a que horas devem jantar e ir para a cama, etc.

7.Discuta as regras da casa e as responsabilidades da babá

Isso pode ser útil para ter certeza de que você e a babá estão em sintonia em relação às suas obrigações, bem como ao que seu filho pode ou não fazer. Muitas vezes, as crianças podem exagerar na quantidade de açúcar que podem comer ou a hora em que normalmente vão para a cama, por exemplo.

8.Faça um teste

Você também pode fazer um teste com a babá e deixá-la tomar conta de seu filho por algumas horas enquanto você ainda está em casa. Isso pode ajudar a deixar a babá e seu filho mais à vontade um com o outro e pode te dar uma ideia melhor de como a babá trabalha!

9.Não deixe seu filho saber que você está estressado

Se você está se sentindo nervoso por deixar seu filho com uma babá pela primeira vez, não transfira este sentimento para ele. Muitas vezes, as crianças entendem tudo o que você está sentindo e replicam esse sentimento. Então, quando você for se despedir de seu filho, dê um abraço nele, sorria e garanta que você estará de volta em breve.

10.Informe seus filhos sobre a chegada da babá

É importante falar para o seu filho com antecedência sobre a nova babá, pois as crianças também precisam de tempo para se preparar! Assim, pode ser uma boa ideia apresentar a babá ao seu filho com antecedência, pois no dia do trabalho, ele irá reconhecer a babá, o que o ajudará a se sentirem mais confortável. Deixe a criança animada por ter uma babá e enfatize o quanto eles vão se divertir juntos!


Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas e do nosso checklist da babá. Se você ainda não encontrou uma babá, crie um perfil para você na Babysits e comece a pesquisar.

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente