Golpistas, fraude e comportamento suspeito

Golpistas, fraude e comportamento suspeito

Embora tenhamos medidas de segurança em vigor para proteger os nossos membros, ainda é sempre importante ter cuidado ao reunir-nos e comunicar com pessoas através da Internet.

As dicas de segurança na Internet a seguir podem ajudar a mantê-lo protegido contra possíveis golpistas ou comportamentos suspeitos.

  1. Nunca compartilhe suas informações com usuários que não conheça bem ou confie. Tenha cuidado com informações pessoais como os dados de passaporte, endereços de e-mail, números de telefone, currículos, etc.
  2. Se você for abordado por uma organização, deve primeiro tentar descobrir mais informações sobre ela. Se não conseguir encontrar nenhuma informação, então pode desconfiar de uma potencial fraude.
  3. Nunca transfira dinheiro para alguém que você não conhece e nunca aceite dinheiro de alguém antes que o trabalho de babá tenha sido feito. Quando isso acontece, quase sempre é um golpe.
  4. Cuidado com algumas histórias de vida. Pode ser, por exemplo, uma história sobre o parceiro que faleceu. Os golpistas gostam de usar esse tipo de abordagem para tentar mexer com suas emoções e convencê-lo a transferir dinheiro.
  5. Sempre faça um encontro antes do primeiro dia de trabalho. Encontre-se em um local público para que você possa sair facilmente se não confiar na situação.
  6. Suspeite quando um usuário te ligar anonimamente ou com um número de telefone estrangeiro. A maioria dos usuários tem um número de telefone local.
  7. Não transfira dinheiro através de aplicativos de pagamento desconhecidos. Os golpistas costumam usar aplicativos de pagamento frojados que levam a uma página falsa para coletar dados bancários das vítimas.
  8. Nunca aceite um emprego de uma pessoa que você não conhece. Famílias reais vão querer conhecê-lo primeiro e entrevistá-lo pessoalmente antes de contratá-lo.
  9. Nunca pague por uma verificação de antecedentes e não use um serviço como este, que você não conhece. Os golpistas podem estar por trás desses serviços para roubar seu dinheiro ou, pior ainda, roubar suas informações pessoais.
  10. Confie nos seus instintos. Se algo parece bom demais para ser verdade, com certeza é. Se você ainda tiver dúvidas sobre a autenticidade do usuário, não hesite em nos contatar. Ficaremos muito felizes em poder ajudar, verificando o perfil e te dando alguns conselhos.

Você suspeita de fraude ou comportamento suspeito?

Se você suspeitar de fraude ou vir algo suspeito, informe-nos imediatamente. Investigaremos e, se necessário, bloquearemos a conta do usuário.

Aconselhamo-lo a sempre apresentar um boletim de ocorrência à polícia quando suspeitar que foi vítima de fraude de identidade.

Atendimento ao cliente