10 erros que você deve evitar ao trabalhar como babá

10 erros que você deve evitar ao trabalhar como babá

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Trabalhar com crianças é uma maneira gratificante e agradável de ganhar uma renda extra enquanto se diverte. No entanto, trabalhar com os pequenos exige responsabilidade e nem sempre é fácil. Por isso, listamos os dez erros mais comuns para se evitar e facilitar o seu trabalho de cuidados infantis!

1. Chegar atrasado

Tenha a certeza de que tem tempo suficiente para chegar à casa da família ou ao local combinado, e esteja preparada para iniciar o seu turno de trabalho. Discuta com antecedência com os pais todas as tarefas a serem executadas, para que você esteja pronta para assumir a liderança quando o seu turno começar.

2. Usar demais o telefone

A hora do trabalho com as crianças não é o melhor momento para fofocar sobre assuntos pessoais no telefone ou navegar na internet. Lembre-se de que você é paga pelo tempo de trabalho, por isso deixe seus assuntos pessoais para a hora do intervalo. Antes de começar, é importante que a família determine se quer que você cuide de outras tarefas, como limpar e cozinhar, enquanto as crianças estão dormindo.

3. Tirar fotos

Mesmo que queira compartilhar uma imagem no Instagram ou Facebook do seu dia divertido com as crianças, você precisa ter permissão dos pais para publicar fotos de sua casa e filhos. Alguns pais podem querer que a babá tire fotos das crianças e mande notícias durante o horário de trabalho, mas lembre-se de que, sem permissão, você não poderá tirar ou postar fotos.

4. Trabalhar doente

É muito ruim ter que cancelar um trabalho, ainda mais se for o seu primeiro dia, mas se você se sentir doente, é melhor não ir. É difícil seguir o ritmo das crianças quando se está doente, e existe ainda o risco de transmitir a doença para elas. Por favor, informe os pais sobre a sua condição o mais rápido possível, para que eles possam providenciar uma substituta.

5. Falar palavrão

As crianças aprendem muito mais rápido do que você imagina e os palavrões chamam atenção especial delas. A babá passa grande parte do dia com as crianças e serve como um exemplo para elas, portanto não xingue, nem use palavras inapropriadas.

6. Fofocar sobre assuntos familiares

Como babá, você pode ver e ouvir todos os tipos de coisas. Respeite a família e mantenha os assuntos relacionados à mesma dentro de casa. Não saia por aí comentando o que você ouviu no horário de trabalho, pois além de ser de mau gosto, é falta de ética. Você faz parte da vida cotidiana da família e eles devem confiar em você. Uma vez quebrada a confiança, será difícil reconquistá-la.

7. Não respeitar a privacidade da família

Não tenha curiosidade demais. Embora possa parecer algo insignificante para você, se a família perceber que mexeu em itens familiares sem permissão, eles podem perder a confiança em você. Saiba quais áreas da casa da família você pode utilizar e evite mal-entendidos.

8. Beber ou fumar

Pode ser tentador tomar um copo de vinho depois que as crianças vão para a cama, mas lembre-se de que você ainda está em horário de trabalho e é responsável pelas crianças. Elas podem acordar no meio da noite e você terá que cuidar delas. Também é aconselhável que você não fume, além de ser um mau exemplo para as crianças, muitas vezes é difícil conseguir uma pausa para fazê-lo.

9. Violar as regras dos pais

Os pais devem esclarecer as regras da casa antes do início do trabalho. A babá precisa saber o que é permitido ou não fazer com as crianças. Por exemplo, se os pais não permitirem que seus filhos tomem sorvete ou assistam a vídeos na internet, a babá deve seguir essas regras. Desrespeitar as regras dos pais pode causar conflitos na família e a perda de confiança em você, por isso, é melhor seguir o que os pais acham ser melhor para os seus filhos, mesmo que você não concorde.

10. Deixar as crianças sozinhas

Nunca deixe crianças sozinhas por nenhum segundo. Crianças são imprevisíveis e acidentes podem acontecer de repente. O trabalho de babá exige muita responsabilidade e as crianças precisam da atenção total para evitar inconvenientes.