Primeiro dente de leite e alívio da dor da dentição

Primeiro dente de leite e alívio da dor da dentição

Por Babysits
5 minutos de leitura

Quando nasce o primeiro dente de leite do bebê? Como você pode aliviar o desconforto da dentição e quanto tempo leva para o primeiro dente nascer? Você pode ler tudo sobre o primeiro dente de leite do bebê até sua boca estar totalmente desenvolvida aqui!

Quando nasce o primeiro dente de leite?

Em média, os bebês obtêm os primeiros dentes quando têm entre 4 e 7 meses de idade. Se os primeiros dentes do seu bebê surgirem mais cedo ou mais tarde, não há necessidade de se preocupar. Cada bebê é diferente, então entre 4 e 7 meses é simplesmente uma média e não uma certeza. Os primeiros dentes que nascem geralmente são os incisivos da mandíbula inferior. Os incisivos da mandíbula superior costumam ser os próximos dentes a nascerem, e os dentes restantes próximos a eles geralmente vêm em seguida.

Como reconhecer os sintomas do primeiro dente de leite chegando (dentição)?

Obter os primeiros dentes (dentição) pode ser bastante desconfortável e doloroso para os bebês. Isso ocorre porque suas gengivas estão sob pressão, porque os dentes de leite estão naturalmente a empurrando para fora. Existem muitos sintomas que podem ajudá-lo a reconhecer os primeiros dentes que aparecem. Frequentemente, os sinais de dentição são bebês choram muito ou se irritam facilmente, começam a babar muito ou têm gengivas inchadas, até se recusam a comer ou têm sono agitado. Paralelamente, eles podem começar a morder tudo, esfregar o rosto ou puxar as orelhas.

Alguns bebês até apresentam assaduras, aumento da temperatura corporal / febre ou diarréia. Se esses sintomas durarem por um longo período de tempo, é aconselhável consultar um médico.

first baby teeth

O que podemos fazer para aliviar os sintomas da dentição?

Claro, você quer fazer o seu melhor para aliviar a dor associada aos primeiros dentes do seu bebê. Existem algumas coisas que você pode tentar para aliviar a dor da dentição:

  • Massageie as gengivas do bebê no local por onde o dente está saindo.
  • Deixe o bebê morder um anel de dentição. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas da dentição. Existem também alguns anéis de dentição hoje em dia que têm elementos que podem ajudar a aliviar o desconforto também.
  • Deixe seu bebê comer frutas geladas ou, por exemplo, um pepino frio. Purê é uma opção para crianças que não têm idade suficiente para alimentos sólidos.
  • Você também pode dar ao seu bebê ibuprofeno ou paracetamol para o alívio da dor. Se você fizer isso, é aconselhável manter a dosagem baixa (apenas uma dose) e consultar o seu pediatra.

Quanto tempo leva para que todos os dentes nasçam?

As crianças costumam ter a maioria ou todos os dentes de leite por volta dos 3 anos. Isso é, cerca de 20 dentes. No início, entre os 4-7 meses, o bebê tem os incisivos inferiores. Por volta de 8-12 meses, surgem os incisivos superiores e o restante dos incisivos. Entre 13-19 meses, os molares anteriores começam a nascer, seguidos pelos caninos nos meses 16-22. Finalmente, os quatro molares posteriores surgem por volta dos 20-33 meses.

primeiro dente de leite

Quando as crianças perdem seus dentes de leite?

Acabamos de aprender que as crianças têm todos os dentes de leite quando têm cerca de 3 anos. Mas, as crianças perderão os dentes de leite em troca de dentes permanentes quando tiverem cerca de 6 anos.

Os novos dentes empurram os velhos dentes de leite, soltando as raízes até que os dentes de leite caiam. Em seguida, os novos dentes permanentes aparecem, substituindo os dentes de leite. A maioria das crianças perde todos os dentes de leite e tem uma dentição completa permanente aos 12 anos.

Os dentes do siso podem começar a aparecer alguns anos depois. Isso geralmente acontece por volta dos 18 anos de idade, mas pode acontecer muito mais tarde na vida ou às vezes os dentes do siso nunca aparecem!

dentes permanentes

Com que frequência deve-se escovar os dentes das crianças?

Quando os primeiros dentes aparecem, você já pode começar a escová-los e cuidar deles. Mesmo que eles percam os dentes de leite em alguns anos, ainda é muito importante cuidar dos dentes de leite e da higiene oral.

** Os dentes de leite têm uma camada de esmalte mais macia do que os dentes de adultos. Devido a isso, cáries e danos ao esmalte podem acontecer mais rapidamente. ** E, se uma criança perder os dentes de leite muito cedo ou não praticar uma boa higiene oral, isso pode causar problemas quando seus dentes permanentes aparecerem.

Como cuidar dos dentes de leite?

Depois que eles entram, é muito importante cuidar dos dentes de leite do seu filho. Então, aqui estão algumas dicas!

  • Use apenas pasta de dente adequada para a idade da criança.
  • Use uma escova de dentes especial adequada à idade da criança. (Quanto mais macio, melhor.)
  • Escovar os dentes 1 vez ao dia, até a criança completar 2 anos.
  • Escovar os dentes duas vezes ao dia, se a criança tiver 2 anos ou mais.
  • Escove os dentes do seu filho até que eles tenham cerca de 10 anos de idade.

    escovando os dentes das crianças

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente