Primeiros socorros em crianças | Dicas para situações comuns

Primeiros socorros em crianças | Dicas para situações comuns

Por Babysits, 6 minutos de leitura

Você tem filhos ou trabalha com crianças? Então é muito importante que você saiba dar os primeiros socorros às crianças quando necessário. Uma compreensão básica de primeiros socorros em crianças é essencial para qualquer pessoa que trabalhe com crianças, pais ou membros da família que vão cuidar dela. Você gostaria de aprender mais sobre primeiros socorros em crianças? Confira o texto abaixo!

O que são primeiros socorros em crianças e por que isso é importante?

Aprender sobre primeiros socorros em crianças é importante para saber como responder e agir em certas situações de risco, principalmente quando a criança se machuca fisicamente. É semelhante aos primeiros socorros em geral, porém no caso de crianças e bebês, você precisa responder de maneira diferente do que faria com um adulto em algumas situações.

Os primeiros socorros podem abranger muitas situações diferentes, desde a limpeza e desinfecção de pequenos cortes ou arranhões até o que fazer em caso de engasgo, incapacitação ou reações alérgicas graves.

Todos nós esperamos que acidentes e emergências não aconteçam, mas você está pronto para caso aconteça alguma coisa enquanto você cuida de uma criança? É vital saber quais são os passos para realizar os primeiros socorros na criança para mantê-la segura e saudável.

Mas como aprender sobre o que fazer em várias situações em que os primeiros socorros são necessários? Felizmente, existem muitas maneiras diferentes de expandir seus conhecimentos e estar mais preparado para qualquer emergência!

Primeiros socorros para bebês e crianças

Como aprender sobre primeiros socorros

Cursos de primeiros socorros

Uma boa maneira de aprender sobre primeiros socorros em crianças e bebês é se inscrevendo em um curso. Esses cursos estão amplamente disponíveis e podem ter testes teóricos e práticos, conduzidos por instrutores experientes.

A Cruz Vermelha e organizações semelhantes são bons lugares para começar a procurar. Também há muitos cursos online disponíveis que podem ser feitos gratuitamente, sendo necessário o pagamento de uma taxa apenas para a emissão do certificado. Esses cursos também são um recurso valioso para aumentar seu conhecimento sobre primeiros socorros e, mais especificamente, primeiros socorros em crianças. No entanto, eles não são tão completos, pois não possuem a possibilidade de colocar as técnicas em prática.

Existem também muitas outras variedades de cursos de primeiros socorros disponíveis, como:

  • Primeiros socorros em bebês
  • Primeiros socorros em crianças
  • Primeiros socorros em adultos
  • Cursos online de primeiros socorros
  • Cursos de RCP em adultos e crianças

Ao fazer um curso de primeiros socorros, você deve aprender não só sobre as técnicas em si, mas também:

  1. Como ficar calmo e responder corretamente Você deve aprender a lidar bem com as emoções em diferentes situações. Não só como manter a calma, mas também como agir corretamente nos casos de emergência.

  2. Como agir imediatamente e quais passos seguir Dependendo da situação, pode ser necessário aguardar a chegada de uma ambulância ou outras formas de atendimento de emergência. Nesses casos, é extremamente importante que você saiba exatamente quais passos seguir. Os primeiros minutos são cruciais, principalmente com crianças pequenas. E às vezes, isso pode até salvar a vida de uma pessoa.

O certificado de primeiros socorros é obrigatório para babás?

Babás geralmente não são obrigadas a ter um certificado de primeiros socorros. Embora as babás trabalhem diretamente em contato com crianças, a profissão de babá é, na maioria dos casos, não regulamentada. Por isso, não existem requisitos obrigatórios a serem observados e é mais comum que não existam regras específicas que obriguem as babás a saberem primeiros socorros.

No entanto, isso não significa que os primeiros socorros não sejam úteis para as babás. Na verdade, ele continua sendo extremamente importante para estar preparado para qualquer situação de emergência!

Além disso, os pais se sentem mais confortáveis contratando babás que tenham experiência e conhecimento em primeiros socorros. Como não é algo obrigatório, essa habilidade e qualificação extra acaba se tornando um diferencial que pode até levar a maiores salários.

Minicurso de primeiros socorros em crianças - Como lidar com lesões e acidentes comuns

Enquanto você não tem oportunidade de fazer um curso mais completo de primeiros socorros em crianças, nós trouxemos algumas dicas básicas do que você pode fazer em situações comuns.

Dica 1: Nariz sangrando

Se a criança estiver com o nariz sangrando, peça que ela se sente com a cabeça ligeiramente inclinada para cima. Esta posição facilita a drenagem do sangue de sua boca e/ou nariz. Tenha em mente que a ingestão de sangue pode causar náuseas. Peça à criança que aperte o nariz por 5 minutos (faça você mesmo se a criança não conseguir). A maioria dos sangramentos param em 5 minutos. Se não parar, entre em contato com o médico ou leve-a ao posto de saúde.

criança com nariz sangrando

Dica 2: Ingestão de substâncias tóxicas

A criança ingeriu uma substância tóxica? Ligue para os serviços de emergência imediatamente se ela estiver tonta, inconsciente ou com falta de ar. Em todos os outros casos, entre em contato com o médico da família ou posto de saúde para aconselhamento. Depois da ingestão, peça à criança que enxágue a boca com água e cuspa. Leve o resto do produto ou a embalagem com você se for ao hospital ou ao médico.

ingestão de substância tóxicas

Dica 3: Arranhões

Primeiro, lave os arranhões com água corrente da torneira. Se necessário, enxugue com uma toalha macia. Os arranhões não precisam ser enfaixados, a menos que a roupa fique passando neles. Nesse caso, use uma faixa não adesiva. Em caso de arranhões graves, ligue para o médico ou vá até o posto de saúde.

arranhões em crianças


Você possui certificação em primeiros socorros ou acabou de fazer um curso? Deixe que os pais saibam de sua habilidade, compartilhando essa informação em seu perfil! Ainda não tem uma conta na Babysits? Você pode criar uma conta gratuitamente se cadastrando aqui.

Está procurando uma babá com certificação em primeiros socorros? Você pode filtrar a sua pesquisa para encontrar babás que indicaram que possuem essa certificação.