Manual de atividades para crianças por idade

Manual de atividades para crianças por idade

Por Babysits
37 minutos de leitura

Caso você seja um pai ou mãe em busca de se divertir com seus filhos ou uma babá que precisa de ideias novas de brincadeiras divertidas para seu próximo trabalho de babá, nós temos tudo para você! Confira esta lista de atividades para crianças e a diversão não vai acabar tão cedo!

Cada criança tem suas próprias peculiaridades, mas todas elas têm algo em comum: a importância de um desenvolvimento saudável para ajudá-las a atingir seu pleno potencial. Se você está procurando alguma atividade criativa, intelectual e/ou física que os mantenham entretidos e contribuam para seu desenvolvimento contínuo, então hoje é seu dia de sorte! Compilamos um manual com várias atividades divertidas de acordo com a faixa etária que também ajudará em diferentes aspectos do desenvolvimento do seu filho.

Leia mais sobre: Atividades criativas **Atividades criativas** são aquelas onde as crianças podem se expressar. Ser criativo significa que você **cria algo novo ou faz sua própria versão de algo**. Pode ser uma música, um desenho, um trabalho manual, uma dança, etc. Para as crianças, é importante fazer algumas atividades criativas durante a infância, pois elas as ajudam a se expressar e a lidar com seus próprios sentimentos. Ao aprender a ter novas ideias criativas, a pensar de uma maneira inovadora e a resolver problemas, as crianças podem aumentar seu desenvolvimento intelectual. Exemplos de atividades criativas para crianças: * Pintura * Música * Bolhas de sabão * Contação de histórias * Teatro * Jogos das emoções * Mini livro * Violão - DIY * Fazer um video * Fazer um scrapbook ![atividades criativas](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/creative-min.png){.image-center.image-lg}
Leia mais sobre: Atividades intelectuais Uma **atividade intelectual** é aquela em que você deve **usar sua mente** (pensamento crítico). Você pode categorizar o desenvolvimento intelectual com base na informação, raciocínio, aprendizagem, lembrança, pensamento, resolução de problemas e atenção. Com as atividades intelectuais, você trabalha em uma ou várias dessas áreas mencionadas. É importante para as crianças, porque aprender essas qualidades as ajudará mais tarde na vida, na escola e no trabalho. Exemplos de atividades intelectuais para crianças: * Livros de imagens * Jogos de textura * Buscar e encontrar * O que está na caixa? * Bingo * Quebra-cabeças 3D * Pescaria de números * Jogo da Memória * Banco imobiliário * Quebra-cabeças ![atividades intelectuais](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/intellectual-min.png){.image-center .image-lg}
Leia mais sobre: Atividades físicas **Atividades físicas** são aquelas que requerem **movimento corporal**, gasto energético e intensidade. O desenvolvimento físico consiste em: crescimento da criança, movimentos, coordenação e habilidades motoras. As atividades físicas são importantes para as crianças porque ajudam a fortalecer os ossos e músculos, reduzir os sintomas de depressão, ansiedade, chances de ficar acima do peso e o risco de desenvolver problemas de saúde. Exemplos de atividades físicas para crianças: * Dança e estátua * Bolas e sons * Passo a passo * Pista de obstáculos * Soltar pipa * Esconde-esconde * Dança das cadeiras * Jogos de pára-quedas * Fazer uma tenda * Caça ao tesouro ![atividades físicas](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/physical-min.png){.image-center .image-lg}

Atividades por faixa etária

A lista a seguir fornece exemplos de atividades agrupadas por faixa etária; sejam elas intelectuais, físicas ou criativas; se é melhor fazer sozinho ou junto com alguém e com quais habilidades de desenvolvimento elas devem contribuir. No final do artigo, você pode aprender mais sobre essas habilidades de desenvolvimento: socioemocionais, motoras, cognitivas e de comunicação.

Ao clicar em qualquer uma das imagens, você pode fazer o download de todas as atividades. Coloque-as em uma jarra, misture-as e as escolha aleatoriamente para tornar o processo de escolha da brincadeira ainda mais divertido!

Escolha a idade do seu filho e descubra quais atividades listamos para ele!

Quer aprender mais sobre cada uma das habilidades de desenvolvimento? Clique para saber mais sobre elas!

0 - 18 meses

Nesta fase, as personalidades das crianças ainda estão em processo de construção e é quando elas realmente começam a compreender os diferentes sentidos. Crescer é uma jornada fascinante de descobertas, portanto, estimular seu filho a partir de uma ampla seleção de atividades irá ajudá-lo e você irá obter uma melhor compreensão do caráter e dos interesses dele.

Atividades criativas

1. Pintura

É muito importante que você supervisione esta atividade

Deixe a imaginação do seu filho correr solta com esta atividade. Apenas um pouco de tinta e papel manterão seu filho entretido por muito tempo. Deixe que ele use diferentes cores e materiais. Algumas de nossas recomendações são:

  • lápis colorido
  • giz de cera
  • canetas
  • tintas solúveis em água

Desta forma, o seu pequeno pode experimentar diferentes texturas e começará a se inclinar para um determinado espectro de cores. Os bebês desta faixa etária começam a desenvolver sua personalidade e incentivá-los a usar tinta pode ser uma boa oportunidade para você reconhecer se eles gostam ou não de expressar seu lado criativo.

Pintar é uma atividade divertida para as crianças, e deve ser feita na companhia de um adulto, pois crianças pequenas demais podem querem colocar as tintas e lápis na boca. As habilidades cognitivas da criança serão melhoradas durante a realização desta atividade criativa.

Pintura

2. Música

É nessa faixa etária que as crianças deixam de apenas balbuciar e passam a pronunciar algumas palavras, ou até mesmo frases. O uso de músicas as ajudará a reconhecer sons. Lembre-se de como certas palavras são formadas e os incentive a se comunicarem com outras pessoas cantando junto. Não importa se as músicas são feitas exclusivamente para crianças ou não, você pode colocar qualquer coisa que faça vocês dois rirem!

Isso ajudará seu filho a desenvolver seu lado criativo. Além disso, se seu pequeno está aprendendo a andar, uma pequena música também pode servir de encorajamento. Esta atividade criativa para crianças melhora suas habilidades de comunicação.

Música

Atividades intelectuais

1. Livros de imagens

Livros de imagens simples ajudarão seu filho a aprender mais sobre objetos, cores e palavras. A aprendizagem visual é uma das melhores maneiras de aprender, pois está comprovado que é muito mais fácil entender e lembrar de uma imagem do que de um texto.

As crianças adoram livros ilustrados e se divertem olhando as imagens. E isso não é tudo! Elas também vão desenvolver suas habilidades cognitivas e de comunicação.

Livros de imagens

2. Jogos de textura

Para jogar este jogo, você tem que, primeiro, sentar seu bebê em um lugar seguro onde não possa cair. Em seguida, numa superfície que esteja ao alcance do seu bebê, coloque alguns objetos de diferentes texturas. Algumas de nossas recomendações são:

  • Migalhas de pão
  • Gelatina
  • Tigela de plástico com um pouco de água
  • Chocolate
  • Tangerina descascada

Incentive seu bebê a explorar as diferentes texturas e aprender mais sobre todos os seus sentidos. Esta atividade é um bom exemplo de uma atividade para fazer em casa com seu filho. É também um ótimo exemplo de atividade intelectual que tem um efeito positivo nas habilidades cognitivas da criança.

Jogos de textura

Atividades físicas

1. Bolas e sons

Existem duas maneiras diferentes de jogar este jogo. Você pode usar um objeto que emite um som quando balançado, como um chocalho, ou um objeto que rola.

Depois de escolher o objeto, coloque-o na frente de seu filho e mexa nele algumas vezes até que ele entenda qual é a consequência ou efeito de tocar no objeto (ou seja, um som ou movimento). Em seguida, incentive-os a mexer no objeto por conta própria. Desta forma, eles irão melhorar suas habilidades motoras, bem como sua coordenação.

Dica: Coloque seu filho num ambiente seguro e evite cadeiras altas ou lugares onde ele possa cair ao se mover muito rápido ou muito longe.

Este jogo é uma atividade física que pode ser feita em casa e ajudará a criança a melhorar suas habilidades motoras.

Bola e sons

2. Dança e estátua

Crianças nessa idade tendem a ser muito interessadas em música. Deixe-os explorar os diferentes sons com este jogo divertido e fácil de fazer. Coloque uma música que a criança já conhece e gosta, e incentive-a a dançar. Depois de um tempo, pare a música e aja como se estivesse congelado, crianças nessa idade tendem a imitar os outros quando não têm certeza do que fazer. Repita algumas vezes e se finja de estátua em diferentes posições, até que eles entendam o jogo. Você passará horas vendo seu filho brincar e rir.

Esta divertida atividade de dança para crianças é uma atividade física que melhora as habilidades motoras da criança.

Dança


2 - 3 anos

Depois que seu filho ultrapassa a marca de 2 anos, ele começa a imitar todos ao seu redor com maior frequência. Portanto, esta é a melhor idade para incentivá-los a experimentar diferentes atividades e desenvolver bons comportamentos que eles poderão levar para a vida (quanto mais eles imitam e repetem, mais cedo começarão a fazer o processo por si mesmos).

Este também é o momento em que seu filho começará a realmente desenvolver sua independência, então, como pai/mãe e ou membro da família, você pode começar a dar a elas recursos para brincar por conta própria. Isso não significa que você deve deixá-las sozinhas, pois dependendo da atividade, as crianças ainda precisam ser supervisionadas.

Atividades criativas

1. Bolhas de sabão

Soprar bolhas de sabão e estourá-las depois é uma das atividades mais divertidas para fazer com as crianças. Além disso, também é útil para o seu desenvolvimento. Por um lado, soprar as bolhas contribuirá para as suas habilidades de fala, já que alguns sons da linguagem são feitos com o mesmo movimento da boca que fazemos ao soprar. Por outro lado, tentar estourá-las antes que atinjam o chão irá melhorar as habilidades motoras do seu filho e os manterá ativos e entretidos.

Você pode comprar os sopradores de bolhas de sabão prontos, mas também pode criar sua própria mistura de sabão e suas próprias formas. Para fazer isso, você precisará:

  • Água (5 partes)
  • Sabão (1 parte)
  • Você pode tornar suas bolhas mais resistentes adicionando 1 ou 2 colheres de chá de glicerina

Esta atividade criativa para crianças pode ser feita tanto dentro de casa quanto ao ar livre e as crianças podem fazer sozinhas ou com a ajuda de um adulto. Ao fazer a mistura de sabão e soprar às bolhas, as crianças melhoram suas habilidades motoras e de comunicação.

Bolhas

2. Contação de histórias

Incentive seu filho a contar histórias baseadas em pequenas coisas, como uma palavra ou um objeto. É uma boa experiência para eles poderem criar as suas próprias histórias do nada, já que isso desenvolve a sua imaginação e improvisação. No começo, suas histórias podem não fazer muito sentido, mas com o tempo, elas vão começar a conectar os objetos de com mais imaginação e humor. Existem diferentes maneiras de jogar este jogo:

  • Use objetos: você pode montar uma caixa cheia de pequenos objetos dedicados ao tempo de contação de histórias.
  • Use palavras: seja paciente e diga ao seu filho palavras diferentes para incluir na história dele em partes aleatórias.
  • Use cartões: escreva palavras diferentes em cartões separados e escolha aleatoriamente três cartões para que eles incluam em sua história.

Esta é uma atividade criativa para crianças que as ajuda a desenvolver suas habilidades de comunicação.

Contação de histórias

Atividades intelectuais

1. Buscar e encontrar

Você pode ajudar as crianças a compreender e aprender mais sobre as características dos objetos, como formas, cores e texturas, incentivando-as a encontrar algo no cômodo com essas qualidades.

É um jogo simples, basta ir a um cômodo onde seu filho está familiarizado e começar com objetos que ele conheça bem para que seja mais fácil para ele reconhecer as características do objeto. Se você quiser jogar este jogo com várias crianças, pode torná-lo uma competição (quem encontra o objeto primeiro ou quem encontra mais objetos com certas características).

Esta atividade pode ser praticada fora ou dentro de casa. É uma atividade intelectual que ajuda as crianças a melhorar suas habilidades cognitivas e motoras.

Buscar e encontrar

2. O que tem na caixa?

Semelhante à atividade anterior, esta atividade permitirá que as crianças explorem e desenvolvam seus sentidos ainda mais, encorajando-as a reconhecer objetos sem vê-los. É muito fácil de montar e você pode usar apenas os objetos que tem em casa. Dessa forma, eles estarão mais familiarizados com eles e, portanto, serão mais fáceis de identificar.

Como fazer o jogo:

  • Encontre uma caixa de papelão velha: veja se a caixa está com um lado totalmente aberto e crie um corte no lado oposto da caixa grande o suficiente para seu filho passar os braços.
  • Coloque o objeto que você deseja que eles reconheçam sobre a mesa e cubra-o com a caixa de papelão.
  • Cubra os olhos da criança com um lenço ou máscara de dormir.
  • E comece o jogo!

Garanta ao seu filho que os objetos que ele vai tocar são completamente seguros e inanimados, para que ele não sinta medo do desconhecido ao jogar o jogo.

Esse jogo divertido é uma atividade intelectual que estimula as habilidades cognitivas da criança.

O que tem na caixa

Atividades físicas

1. Passo a passo

É muito importante que você supervisione esta atividade

Embora seja verdade que as escadas podem ser relativamente perigosas para as crianças quando elas são pequenas e estão sozinhas, este recurso da casa é, na verdade, um ótimo lugar para ajudar as crianças a **se exercita ** quando já estão andando sozinhas. Além disso, as crianças tendem a ser naturalmente curiosas com as escadas, então deixe-as explorar esse mistério!

Incentive-os a subir as escadas com cuidado. Assim que eles conseguirem subir as escadas, ensine-os a descer com segurança. Você deve estar sempre disponível para ajudá-los se eles não conseguirem fazer, mas é muito importante que você também dê instruções e dicas para que eles possam fazer por conta própria.

Se seu filho for mais velho, você pode incentivá-lo a pular as escadas para cima e para baixo. É um bom exercício e também uma atividade física que pode ser feita dentro de casa, o que é perfeito para dias chuvosos.

Esta atividade física ajuda as crianças com suas habilidades motoras.

Passo a passo

2. Pista de obstáculos

É muito importante que você supervisione esta atividade

Se você deseja que seu filho faça mais atividades físicas ou quer ajudá-lo a desenvolver novas habilidades, como o equilíbrio, criar sua própria pista de obstáculos é uma ótima ideia.

Você pode criar uma pista dentro de casa e usar objetos do cotidiano, o que tornarão esta atividade econômica e fácil de preparar. Algumas das coisas que você pode usar para criar sua própria pista de obstáculos são:

  • Cobertores: são fáceis de pular ou podem ser usados como uma rede de segurança para colocar ao lado de outros obstáculos em caso de queda;
  • Caixas: são fáceis de saltar. Você pode usar caixas feitas de materiais mais duros para eles caminharem sobre elas e ajudá-los com o equilíbrio.
  • Fita adesiva: podem ser usadas para mostrar onde devem ser feitas as diferentes ações. Também é muito fácil de remover de qualquer superfície.
  • Pedaços de papel podem ser usados para escrever dicas: coloque-os ao lado de cada um dos obstáculos para que saibam o que fazer.

As crianças podem fazer essa atividade divertida com outras pessoas ou sozinhas. Essa atividade física ajuda as crianças com suas habilidades motoras.

Pista de obstáculos


4 - 5 anos

É nessa idade que as crianças começam a desenvolver suas emoções em um nível mais profundo e começam a prestar atenção tanto nos próprios sentimentos quanto nos de outras pessoas. Portanto, essas atividades irão incentivá-los a compreender suas emoções, vivenciar reações diferentes e começar a sentir empatia pelos outros. As crianças também podem se tornar competitivas e ficarem muito felizes ao ganhar e irritadas ao perder.

Essa também é a idade em que as crianças começam a perguntar “por quê?".

Atividades criativas

1. Jogo das emoções

Nessa idade, devemos nos esforçar para ensinar as crianças a expressar corretamente os seus sentimentos, de maneiras diferentes e sem que ninguém se envergonhe disso.

Para cumprir esse objetivo, existem diferentes jogos que você pode jogar com seu filho:

É bom jogar esse jogo com várias crianças ao mesmo tempo, para que elas se sintam à vontade em expressar suas emoções na frente de outras crianças de sua idade. Esta é uma atividade criativa que ajuda as crianças com suas habilidades emocionais e de comunicação.

Jogo das emoções

2. Teatro

O teatro pode ser de uma história inventada pela própria criança ou uma reconstituição de parte de sua história favorita. Independente de qual seja o caso, ela ajudará seu filho a desenvolver suas habilidades de comunicação e interpretação. Ao interpretar um personagem, seu filho precisa expressar diferentes emoções e isso o ajudará a identificá-las, dando-lhes um nome. Por exemplo, se um personagem está surpreso, seu filho será capaz de conectar o nome da emoção com a forma como a "surpresa" está sendo realizada, o que tornará mais fácil para eles reconhecerem as emoções dos outros no futuro. Você também pode usar fantasias, o que ajudará seu filho a entrar no clima do personagem de maneira mais leve.

O teatro é uma atividade incrível que as crianças podem fazer sozinhas ou com os amigos. Esta atividade criativa é uma maneira perfeita para as crianças melhorarem suas habilidades emocionais e de comunicação.

Teatro

Atividades intelectuais

1. Bingo

O bingo é um jogo perfeito para praticar números. As crianças podem se revezar no papel de narrador ou participante do bingo. Chamar os números é uma boa maneira de praticar a pronúncia dos números. Participar do jogo ajuda seu filho a reconhecer os números pela forma como soam e a encontrá-los pela sua aparência.

O bingo é uma atividade que só pode ser realizada com várias pessoas. Essa atividade intelectual ajuda as crianças com suas habilidades cognitivas.

Bingo

2. Quebra-cabeça 3D

Nessa idade, os quebra-cabeças devem começar a ficar um pouco mais complicados. É por isso que os quebra-cabeças 3D, especificamente os geométricos (que têm 24 ou mais peças) são perfeitos para manter seu filho entretido. Esses quebra-cabeças ajudarão a desenvolver sua consciência espacial e pensamento lógico.

Você pode começar usando quebra-cabeças com peças de cores diferentes. Quando eles começarem a melhorar nessa atividade, mude para um quebra-cabeça simples de madeira sem cor.

Fazer quebra-cabeças 3D é uma atividade divertida para as crianças, para ser feita sozinhas ou com os pais e alguns amigos. Ao fazer quebra-cabeças 3D, as crianças trabalham suas habilidades cognitivas.

Quebra-cabeça3D

Atividades físicas

1. Soltar pipa

Esta é uma atividade perfeita para seu filho fazer ao ar livre. É bom para seu equilíbrio, coordenação e força. Pode até parecer fácil, mas pode ser bastante desafiadora se o tempo estiver contra você. Portanto, ela também irá exercitar a paciência!

Já que nessa idade eles estão começando a se sentir realizados com suas conquistas, ser capaz de empinar a pipa os fará se sentir bem por causa do sucesso em si, e também porque estão dominando uma habilidade complexa. Quanto mais satisfação, mais diversão!

Esta atividade só pode ser realizada ao ar livre. Ao correrem com a pipa, as crianças aprimoram suas habilidades motoras.

Soltar pipa

2. Esconde-esconde

Este conhecido jogo é perfeito para seu filho interagir com outras pessoas enquanto minimiza o contato físico entre elas. Também é o jogo perfeito para brincar ao ar livre, incentivando as crianças a terem contato com a natureza em seu cotidiano. Como as crianças nessa idade começam a se sentir competitivas, é um bom jogo para elas desafiarem a si mesmas e aos colegas de maneira segura.

Esconde-esconde é uma ótima atividade física para crianças, na qual podem trabalhar suas habilidades motoras. O jogo pode ser jogado dentro ou fora de casa, mas você precisa de pelo menos duas pessoas para jogar.

Esconde-esconde


6 - 7 anos

Nessa idade, a maioria das crianças já terá começado a escola e estará em contato regular com um grupo maior de pessoas. Isso significa que as crianças começarão a se tornar um pouco mais independentes de sua família, à medida que conhecerem seus colegas e desenvolverem amizades significativas. Nessa idade, as habilidades mentais, sociais e físicas das crianças se desenvolvem rapidamente. Elas começam a pensar sobre seu futuro e a entender seu lugar no mundo. Portanto, é um momento crítico para desenvolverem confiança em si mesmas.

Atividades criativas

1. Mini-Livro

Seu filho ama histórias? Então, por que não deixá-lo ser o autor de suas próprias aventuras? Este DIY é muito simples, mas as crianças sempre ficam impressionadas. Além disso, esta arte é perfeita para fazer fluir a sua criatividade, pois eles podem escrever e desenhar sobre o que quiserem!

Dica: se seu filho está aprendendo um segundo idioma, o mini-livro também pode ser ótimo para anotar qualquer novo vocabulário que ele esteja aprendendo!

Materiais Necessários:

  • Papel A4
  • Tesouras
  • Lápis de cores diferentes

Passo a passo:

  • Passo 1 - Dobre seu pedaço de papel ao meio (horizontalmente).
  • Passo 2 - Dobre ao meio novamente (verticalmente).
  • Passo 3 - Em seguida, dobre-o ao meio novamente! (Se você abrir o papel, verá oito retângulos marcados).
  • Etapa 4 - Abra o papel novamente, para que seja dobrado apenas uma vez (horizontalmente) e, em seguida, corte da dobra central para o meio (ou seja, a primeira linha de dobra).
  • Etapa 5 - Desdobre o papel e dobre-o ao meio verticalmente. Pegue os retângulos em cada extremidade e empurre o papel junto. A fenda cortada deve começar a ter a forma de um diamante.
  • Etapa 6 - Continue empurrando as pontas até que se encontrem no meio.
  • Passo 7 - Dobre cuidadosamente as pontas uma ao lado da outra para formar um livro.
  • Passo 8 - Em seguida, decore a capa como quiser e comece a escrever. Deixe sua imaginação correr solta!

etapas do mini-livro

Esta é uma atividade criativa, que as crianças podem fazer sozinhas e dentro de casa. Ao fazer o mini-livro, as crianças trabalham em suas habilidades motoras e de comunicação.

Mini Livro

2. Violão - DIY

Deixe seu filho explorar sua criatividade ao fazer e tocar esse violão! É um trabalho manual com o qual eles podem continuar se divertindo mesmo depois de muito tempo após terem feito. E você pode até descobrir que tem uma pequena estrela do rock em casa!

DIY violão

Materiais necessários:

  • Uma caixa de lenços vazia;
  • Elásticos;
  • Dois palitos de picolé e/ou lápis;
  • Um tubo de papelão (um rolo de papel manteiga, papel toalha, etc.);
  • Cola, fita, tesoura;
  • Tintas para dar um toque de cor.

Passo a passo:

  • Etapa 1 - Coloque a extremidade do tubo de papelão contra a extremidade lateral da caixa de lenços de papel e faça a marcação do círculo, em seguida, corte-o com cuidado para fazer um buraco.
  • Etapa 2 - Pinte a caixa, o tubo e os palitos de sorvete da cor de sua escolha.
  • Etapa 3 - Depois que a tinta secar, coloque o tubo de papelão no orifício que você cortou e prenda-o no lugar com fita adesiva.
  • Etapa 4 - Cole os palitos de picolé dos dois lados do orifício na frente da caixa. Quando secar, você pode colocar elásticos de diferentes comprimentos e espessuras em torno da caixa (isso criará sons diferentes!).
  • Etapa 5 - Pronto! Agora está na hora de tocar!

Esta é uma atividade criativa que pode ser feita dentro de casa. Ao fazer este violão, as crianças vão trabalhar em suas habilidades motoras.

DIY violão

Atividades intelectuais

1. Pescaria de números

Há muitos benefícios em aprender um segundo idioma, como a capacidade de prestar atenção melhor do que crianças que só conhecem um idioma (Cornell Language Acquisition Lab). Mas as crianças nem sempre entendem a importância disso, por isso recomendamos este jogo simples para ajudar a tornar o aprendizado de idiomas divertido para seu filho.

Para criar sua vara de pescar e "pescar" os números, você precisará de:

  • Um graveto (ou uma vara)
  • Um ímã
  • Corda/barbante
  • Papel
  • Caneta
  • Tesouras
  • 10 clipes de papel

Passo a passo:

  • Etapa 1 - Amarre uma ponta do barbante no topo do graveto (vara) e, em seguida, amarre a outra ponta no ímã. Prontinho - agora você já tem uma vara de pescar!
  • Etapa 2 - Desenhe 10 formas simples de peixes no papel e escreva os números de 1 a 10 em cada peixe. Em seguida, recorte-os e prenda um clipe de papel na frente de cada peixe.
  • Passo 3 - Depois disso, você pode começar a jogar! Basta dizer os números em um segundo idioma e ver se seu filho consegue traduzir e pegar o número correto com sua vara de pescar.

Este jogo é uma atividade intelectual, que uma criança pode jogar sozinha ou com outras pessoas. Ao fazer esta atividade, a criança trabalhará as suas habilidades cognitivas.

Pescando números

2. Jogo da Memória

Jogo da Memória é um jogo clássico, amado pelas crianças de muitas idades. Para quem não está familiarizado com o jogo, você só precisa de cartas com imagens que as crianças reconheçam. Depois de embaralhar as cartas, você pode espalhá-las sobre uma superfície plana, viradas para baixo. Os jogadores então se revezam para virar duas cartas de cada vez. Se as cartas forem iguais, o jogador fica com as cartas e pode tentar novamente. Se as cartas não forem iguais, o jogador deve virá-las novamente para baixo e deixar a próxima pessoa jogar. A criança com mais acertos no final vence!

Como alternativa, seu filho também pode jogar sozinho e, em vez de competir com os outros, pode cronometrar quanto tempo leva para encontrar todos os pares iguais.

O bom deste jogo é que você pode adaptá-lo ao nível do seu filho adicionando menos ou mais cartas para tornar o jogo mais fácil ou mais difícil. Esta atividade ajuda seu filho a desenvolver suas habilidades cognitivas.

Jogo da memória

Atividades físicas

1. Dança das cadeiras

Dança das Cadeiras é outro jogo clássico que faz seus filhos se mexerem e incentiva uma competição saudável. Para jogar basta colocar uma música e algumas cadeiras.

Você pode colocar as cadeiras em um círculo ou aleatoriamente ao redor da sala. Em seguida, toque uma música enquanto as crianças se mexem e dançam, eles não podem ficar parados no mesmo lugar! Quando a música parar, cada criança deve correr para uma cadeira e se sentar. Você pode primeiro fazer uma rodada de aquecimento em que há uma cadeira para cada criança e, em seguida, quando as crianças estiverem confortáveis, você retira uma cadeira a cada rodada. Quem não conseguir se sentar está fora do jogo, o que significa que a última criança em pé (ou sentada!) Será a vencedora!

Esta atividade é perfeita para crianças com muita energia. O jogo pode ser feito dentro ou fora de casa com várias crianças, e enquanto brincam as crianças trabalham suas habilidades motoras.

Dança das cadeiras

2. Jogo do pára-quedas

Esse jogo é sempre especial para as crianças. No entanto, às vezes, elas ficam um pouco animadas demais, por isso, antes de começar, é importante mostrar a elas como segurar o pára-quedas corretamente e lembrá-las de terem consideração um pelo outro.

Existem muitos jogos diferentes que você pode jogar com um pára-quedas. Aqui estão nossas 5 principais recomendações:

*Gato e rato
*Carrossel
*Bola no topo

Este jogo é ótimo para crianças que têm muita energia e também pode ser uma boa oportunidade para que aprendam a trabalhar em equipe. Este jogo pode ser feito ao ar livre com várias crianças e, enquanto brincam, as crianças trabalharão suas habilidades motoras e sociais.

Jogo do para-quedas


8 - 10 anos

As amizades são muito importantes para essa faixa etária, pois as crianças dessa idade procuram pessoas que as aceitem, apoiem e lhes dêem a sensação de pertencer a um grupo. Da mesma forma, elas também se comparam com seus colegas. As crianças nesta fase aprendem a refletir sobre si mesmas, sua aparência, emoções e qualidades. Eles se conscientizam do fato de que são bons em algumas coisas e não tão bons assim em outras. As crianças dessa idade também se tornam mais conscientes das intenções por trás das regras e dos comportamentos esperados das pessoas.

As atividades que você pode realizar com crianças desta idade são diversas. É cada vez mais importante levar em consideração os interesses pessoais e as habilidades de cada criança. As crianças dessa idade gostam muito de brincar com outras crianças. Há uma série de atividades divertidas que você pode fazer com elas.

Atividades criativas

1. Faça um vídeo

Os vídeos nunca foram tão populares. Nós vemos vídeos nas redes sociais e até na sala de aula e por isso uma atividade criativa para crianças dessa faixa etária é fazer seu próprio vídeo. Este vídeo pode ser sobre as atividades que elas adoram fazer, um esporte, seus amigos ou um filme feito por ela mesma. Deixe as crianças mostrarem suas habilidades de atuação e fazer o vídeo dos seus sonhos!

O vídeo pode ser feito por uma única criança, mas vocês também podem reunir alguns amigos para gravar. Fazer um vídeo é uma atividade criativa que você pode fazer dentro ou fora de casa e vai ajudar seu filho com suas habilidades sociais e de comunicação.

Dica: Os pais podem ajudar seus filhos a montar vários videoclipes em um único vídeo.

Fazer um vídeo

2. Faça um scrapbook

Seu filho é criativo? Então, fazer um scrapbook será uma atividade divertida para ele! Faça com que seu filho colete as fotos favoritas deles e de seus amigos, incluindo fotos mais antigas e algumas que foram tiradas mais recentemente. Deixe que eles decorem seu scrapbook com adesivos, fitas, fotos, tintas, etc., para que fique com seu próprio estilo e deixe sua personalidade brilhar em cada página. Fazer um scrapbook não é apenas divertido no momento em que está sendo feito, mas também é bom para usar de recordação mais tarde.

Seu filho pode fazer um scrapbook sozinho ou em conjunto com algum amigo. É uma atividade criativa que os ajuda a melhorar suas habilidades motoras e é especialmente agradável para crianças criativas.

Fazer um scrapbook

Atividades intelectuais

1. Banco Imobiliário

À medida que as crianças dessa faixa etária ficam mais * cientes das regras** e do raciocínio por trás delas, jogos intelectuais como o Banco Imobiliário são ótimos para essas crianças. Eles podem aprender a negociar, se comunicar com outras pessoas, compreender regras e consequências e muito mais.

Banco Imobiliário é um animado jogo de tabuleiro que pode ser jogado com várias pessoas. Os jogos de tabuleiro são atividades intelectuais que ajudam as crianças a desenvolverem suas habilidades cognitivas, de comunicação e sociais.

Banco imobiliário

2. Quebra-cabeça

Você pode pensar que quebra-cabeças são apenas para crianças pequenas, mas isso não é verdade! Hoje em dia, existem até quebra-cabeças para adultos. Para aumentar a diversão, escolha um quebra-cabeça com mais de 300 peças, para que a montagem seja um desafio divertido para seu filho.

Eles podem montar o quebra-cabeça sozinhos, mas fazer isso com alguns amigos é muito mais divertido! Os quebra-cabeças são perfeitos para crianças que adoram resolver problemas e têm muita paciência. Montar um quebra-cabeça é uma atividade intelectual que também ajuda seu filho a melhorar suas habilidades cognitivas.

Quebra-cabeça

Atividades físicas

1. Fazer uma tenda

Quem não gostaria de fazer sua própria cabana, tenda, forte ou casa na árvore?! Vocês podem fazer isso em um parque ou mesmo dentro de casa. Pegue uma corda e cobertores, encontre alguns gravetos e folhas e faça sua própria tenda, que seu filho poderá desfrutar por horas.

Construir uma cabana é uma atividade física, que pode ser realizada por uma ou várias crianças e faz com que elas trabalhem suas habilidades motoras e aprendam a cooperar com outras crianças. Esta atividade é especialmente agradável para crianças com imaginação fértil. Eles podem brincar o dia inteiro na cabana que eles mesmos construíram e fazer o papel de rei ou a rainha de seu próprio reino.

Construir uma tenda

2. Caça ao tesouro

Seu filho sempre sonhou em ser um espião ou detetive? Então esta atividade é perfeita para ele. Você pode deixar algumas pistas dentro de casa ou no quintal, que acabará levando a uma boa surpresa, como doces ou brinquedos. Então seu filho e seus amigos vão percorrer o caminho seguindo as pistas, tentando encontrar o tesouro. Esta atividade é perfeita para crianças enérgicas e curiosas. A caça ao tesouro é uma atividade física que ajuda as crianças com suas habilidades sociais e motoras.

Caça ao tesouro


Você também pode encontrar mais atividades divertidas aqui.

Habilidades de desenvolvimento

Você pode estar curioso sobre o desenvolvimento de seu filho e a melhor maneira de educá-lo para atingir seu potencial máximo. Mas cada criança é única, então não se preocupe se achar que ela está se desenvolvendo em um ritmo diferente de seus colegas. É claro que se você acredita que há motivo para preocupação, vá ao médico para que ele possa fornecer os conselhos ou cuidados necessários. Com isso em mente, há quatro áreas principais de desenvolvimento que seu filho experimenta: habilidades motoras, socioemocionais, cognitivas e de comunicação.

Leia mais sobre: Habilidades Motoras As habilidades motoras referem-se à capacidade do corpo de realizar ações específicas por meio do movimento dos músculos. Isso pode incluir qualquer coisa, desde ser capaz de se sentar até tocar piano. As habilidades motoras podem ser categorizadas em dois grupos: habilidades motoras finas e grossas. **Habilidades motoras finas** referem-se à capacidade de controlar o movimento de músculos menores, como os do pulso ou dos dedos. Enquanto, **habilidades motoras grossas** se referem à capacidade de controlar músculos maiores, como braços e pernas. As habilidades motoras e o controle começam a se desenvolver logo após o nascimento e irão progredir durante a infância (e até mesmo na idade adulta!). É importante se concentrar no desenvolvimento motor do seu filho por várias razões. Em primeiro lugar, ele ajuda seu filho a **explorar e experimentar o mundo ao seu redor**. Isso, por sua vez, também promove o desenvolvimento em outras áreas, como cognição e comunicação. Em segundo lugar, permite que eles se movimentem e concluam tarefas por conta própria; ganhando independência e confiança no processo. Em terceiro lugar, isso os ajuda a praticar exercício, o que é importante para uma vida saudável. Exemplos de atividades que ajudam a desenvolver habilidades motoras para crianças: * Dança e estátua * Bolas e sons * Bolhas de sabão * Buscar e encontrar * Passo a passo * Pista de obstáculos * Soltar pipa * Esconde-esconde * Violão - DIY * Dança das cadeiras * Jogo de pára-quedas * Scrapbook * Construir uma cabana * Caça ao tesouro * Mini Livro ![habilidades motoras](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/motor-min.png){.image-center .image-lg}
Leia mais sobre: Habilidades Socioemocionais Habilidades socioemocionais referem-se à **capacidade de compreender e expressar as próprias emoções**, bem como ser capaz **de perceber e se relacionar com as emoções dos outros** de forma adequada. Um exemplo disso seria a capacidade de reconhecer quando alguém está triste e perguntar se ele está bem. Da mesma forma, isso pode estar relacionado à compreensão das diferenças entre se expressar para um amigo e para os pais. Mesmo que essas habilidades possam parecer bastante complexas, elas na verdade começam a se desenvolver logo após o nascimento. Assim que eles começam a interagir com as pessoas ao seu redor, os bebês têm a oportunidade de começar a reconhecer e compreender os pensamentos e sentimentos dos outros. Os pais devem ter o importante papel de ajudar a nutrir as habilidades socioemocionais de seus filhos por uma série de razões, pois isso permite que eles **criem e mantenham relacionamentos saudáveis** e também os ajuda a administrar seu próprio estresse e emoções e os auxilia no aprendizado de normas sociais. Exemplos de atividades que ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais para crianças: * Teatro * Jogo da emoção * Fazer um video * Banco Imobiliário * Caça ao tesouro * Jogo de pára-quedas ![habilidades emocionais](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/socialemotional-min.png){.image-center .image-lg}
Leia mais sobre: Habilidades Cognitivas As habilidades cognitivas referem-se à **capacidade de processar mentalmente informações para realizar tarefas simples e complexas**. Elas também estão relacionadas a como pensamos, raciocinamos, lemos, aprendemos, criamos, lembramos, resolvemos problemas e prestamos atenção. O desenvolvimento cognitivo pode ser observado quando seu filho tenta descobrir como seus brinquedos funcionam. Apoiar o desenvolvimento cognitivo inicial do seu filho é importante, pois ajuda a **construir uma base sólida para o sucesso futuro** na escola e na vida. Você pode promover o desenvolvimento cognitivo de seu filho simplesmente conversando com ele, deixando-o explorar o mundo ao seu redor e respondendo às suas perguntas "por que". Para dar um passo a mais, encoraje seu filho a fazer atividades como as que estão neste guia para ajudá-lo a melhorar habilidades cognitivas mais complexas, como resolução de problemas. **Lembre-se de ser paciente** com seu filho e deixe-o descobrir as coisas em seu próprio ritmo - com um pouco de orientação, ele logo será capaz de descobrir as coisas por conta própria. Exemplos de atividades que ajudam a desenvolver habilidades cognitivas para crianças: * Pintura * Livros de imagens * Jogos de textura * Buscar e encontrar * O que está na caixa * Bingo * Quebra-cabeças 3D * Pescaria de números * Jogo da Memória * Banco Imobiliário * Quebra-cabeças ![habilidades cognitivas](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/cognitive-min.png){.image-center .image-lg}
Leia mais sobre: Habilidades de Comunicação As habilidades de comunicação estão relacionadas **à capacidade de compreender e produzir mensagens a fim de interagir com o mundo ao nosso redor.** A comunicação é mais do que apenas linguagem e fala, também pode ser expressa por meio de sons e gestos. Os bebês podem não ser capazes de dizer nada significativo até cerca de um ano de idade, mas eles ainda tentam se comunicar por meio de barulhos, choro, expressões faciais e linguagem corporal. O desenvolvimento de habilidades de comunicação é importante para criar **relacionamentos saudáveis ​​e nos ajuda a expressar nossos sentimentos e necessidades.** Além disso, nos permite aprender e ensinar novas habilidades. Os benefícios de se ter uma forte habilidade de comunicação duram para a vida toda. Uma das maneiras mais importantes de as crianças aprenderem é por meio da imitação (conforme proposto por Albert Bandura em sua Teoria do Aprendizado Social). Portanto, mesmo que seu filho ainda não consiga responder de maneira adequada, é importante continuar falando com ele! Você também pode incentivar o desenvolvimento da comunicação deles falando em voz alta ou cantando (isso ajuda a chamar a atenção deles), fazendo sons bobos e enfatizando seus gestos, descrevendo suas ações diárias, bem como lendo para ajudar a expandir seu vocabulário. As atividades mencionadas neste guia levam em consideração essas dicas e também dão às crianças a oportunidade de se comunicarem de forma eficaz com adultos e colegas. Exemplos de atividades que ajudam a desenvolver habilidades de comunicação para crianças: * Música * Bolhas de sabão * Contação de histórias * Teatro * Jogo da emoção * Mini Livro * Fazer um video * Livros de imagens * Banco Imobiliário ![habilidades de comunicação](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/uk/communication-min.png){.image-center.image-lg}

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente