Como ensinar o bebê a usar o penico

Como ensinar o bebê a usar o penico

Por Babysits
9 minutos de leitura

Ensinar um bebê a usar o penico pode ser uma tarefa complexa para qualquer pai, mãe ou responsável. Porém, se você seguir as nossas dicas e truques, seu bebê conseguirá usar o penico com confiança em pouco tempo!

O básico para ensinar a usar o penico ou o vaso sanitário

Perguntas frequentes

Dicas e conselhos para a utilização do penico

Ensinar utilização do penico


Qual a melhor idade para começar a ensinar a utilização do penico?

Todas as crianças se desenvolvem de forma diferente, por isso não há necessidade de se preocupar se o seu filho começar a aprender a usar o penico um pouco mais tarde ou mais cedo do que a média das outras crianças. Você pode notar sinais de que seu filho está pronto para começar a aprender a usar o penico por volta dos 18 meses de idade, mas a maioria das crianças vai começar a aprender aos 2 anos de idade.


Como posso saber se a criança está pronta para usar o penico?

Há certas coisas que você pode observar ao decidir se o seu bebê está pronto para aprender a usar o penico. Por exemplo:

  • Fralda seca por até duas horas

Se a fralda do seu filho está frequentemente suja, isso fará com que seja muito mais difícil para você ensiná-lo.

  • Ele sabe o que é cocô e xixi

Se o seu filho entende o que é cocô e xixi, e pode reconhecer quando a fralda está suja, é um bom sinal que ele vai entender a ideia de usar o penico.

  • Ele consegue colocar e tirar as calças sozinho

  • Ele pode ficar sentado e quieto por um pequeno período de tempo

Apesar de a maioria das crianças ter problemas de foco por qualquer período de tempo, pode ser útil ter um livro para ler com eles enquanto usam o penico, ou um brinquedo para chamar a sua atenção.

  • Seu bebê está ficando cada vez mais independente

Isso fará com que seja mais fácil para eles dizerem a você quando precisam usar o penico. Se eles dizem com palavras ou gestos que fizeram cocô ou xixi, este é um bom sinal para começar a ensiná-lo a usar o penico.

  • Seu filho mostra desinteresse em usar fralda

Se seu filho está relutante em usar fraldas, ele mostrará isso ao tentar tirá-la e pode ser que seja uma boa hora para ensiná-los a usar o penico.


O que necessito para começar a ensinar a utilização do penico?

Existem algumas coisas que você precisa ter antes de começar a ensinar seu filho a usar o penico. É claro que a primeira coisa que precisa é de um penico! Você também pode optar por um redutor de assento infantil, pois isso ajudará as crianças a associarem o banheiro com o ato de urinar e fazer cocô.

Você também precisará de algumas cuecas ou calcinhas de desfralde. Essas cuecas/calcinhas são ótimas para crianças pequenas que ainda estão passando pelo desfralde e aprendendo a usar o penico. Elas são projetadas para serem absorventes o suficiente para que não haja bagunça, mas ainda assim deixam seu filho com uma sensação de "molhado" para que ele saiba que fez cocô ou xixi. Lembre-se de que as cuecas/calcinhas de desfralde não são projetadas para substituir as fraldas, em vez disso, você deve incentivar seu filho a usar o penico com a maior frequência possível enquanto estiver usando-as. Depois que seu filho tiver aprendido a usar o penico, ele poderá usar roupas íntimas de "criança grande" (roupas íntimas normais)!


Como saber se a criança precisa usar o penico?

Você conseguirá saber quando seu filho precisa usar o penico, quando ele mostrar um desses sinais:

  • "Dançando" sem sair do lugar
  • Se contorcendo
  • Soltando pum
  • Afastando-se de você
  • Ficando quieto
  • Indo a algum lugar quieto e escondido

Como saber se a criança precisa usar o penico


O que meu bebê deve vestir enquanto estiver aprendendo?

Durante o treinamento, é melhor que seu filho use cuecas ou calcinhas de desfralde durante o dia. Fraldas devem ser usadas somente à noite, pois as crianças tendem a não se controlar durante a noite.

Durante o dia, as crianças podem vestir roupas confortáveis e fáceis de tirar. Em climas mais quentes, você também pode deixar seu filho com as cuecas/calcinhas de desfralde enquanto estiver em casa.


Dicas e conselhos para a utilização do penico

Crie uma rotina de utilização do penico

Rotina e estrutura fazem maravilhas nas crianças, e o treinamento para usar o banheiro não pode ser diferente! Tente levar seu filho ao penico nas horas mais prováveis de ele fazer xixi ou cocô, como de manhã ao acordar, à noite antes de ir para a cama e após as refeições e lanches. Também é uma boa ideia observar seus movimentos intestinais. Dessa forma, você pode incentivá-los a usar o penico nessa mesma hora todos os dias. Mostre entusiasmo e os parabenize quando eles usarem o banheiro com sucesso!

Comece a ensinar bem cedo

Você pode começar ensinando seu filho a associar o penico com cocô e xixi desde cedo. Por exemplo, você pode deixar seu filho olhar você enquanto usa o banheiro, pois as crianças geralmente aprendem melhor quando nos copiam. Se o seu filho tem irmãos mais velhos, melhor ainda! Eles ficarão felizes em copiar tudo o que seu irmão mais velho disser e fizer. Também é possível usar um brinquedo ou ursinho como exemplo de como usar o penico. Outra tática é colocar fraldas usadas no penico, para que eles possam começar a ligar os pontos desde cedo.

Tenha paciência

Cada criança é diferente e cada uma se desenvolve em seu próprio tempo. Se possível, evite comparar o desenvolvimento de seu filho com o de outras crianças. Seu filho pode levar dias, semanas ou meses para dominar o processo de usar o penico.

Do penico para o vaso sanitário

Depois que seu filho tiver aprendido a usar o penico, lembre-se de algumas coisas:

  • Ensine as crianças a limpar da frente para trás, isso é especialmente importante para as meninas.
  • Você pode usar lenços umedecidos para facilitar a vida quando as crianças ficarem um pouco mais velhas e começarem a se limpar sozinhas. Lenços umedecidos podem ajudar a garantir que nenhum resíduo indesejado seja deixado para trás.
  • Quando seu filho tiver passado do penico para o vaso sanitário, ensine-o a dar descarga.
  • Para tornar a transição mais fácil, muitos pais optam por um redutor de assento infantil equipado com escadas para ajudar as crianças a acessar o vaso por conta própria.
  • Finalmente, lembre seu filho de lavar as mãos depois de usar o banheiro.

Usando o penico em lugares públicos

É mais fácil ficar em casa durante o treinamento de uso do penico, principalmente nos primeiros dias.

Mas é claro que vocês precisarão sair de casa em algum momento. Ao fazer isso, é bom levar um par extra de cuecas/calcinhas de desfralde, um conjunto de roupas e uma sacola plástica (apenas em caso de emergência). Também pode ser uma boa ideia levar o penico com você para que seu filho possa usá-lo enquanto você estiver fora de casa. Se seu filho estiver frequentando uma creche ou for visitar amigos/familiares, você precisará informá-los que ele está aprendendo a usar o penico, pois ele precisará da ajuda de um adulto.


O que evitar quando se ensina a usar o penico

Evite mostrar sinais de decepção ou raiva quando seu filho estiver aprendendo a usar o penico. É inevitável que haja acidentes durante o período de treinamento, então a melhor coisa a fazer é não brigar quando um acidente acontecer, mas sim parabenizar quando eles fizerem tudo certo.

Não force seu filho a usar o penico. É possível que seu filho esteja relutante em usar o penico. Eles podem não entender o conceito ou podem achar o penico intimidante. Por isso, não force seu filho a sentar no penico por mais de 3 a 5 minutos de cada vez (caso contrário, ele pode se sentir como se estivesse sendo punido).

Evitando acidentes

É natural que você passe por alguns acidentes e contratempos durante o processo de treinamento do uso do penico. Mas, felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para evitá-los, por exemplo:

  • Mantenha o controle de quando (e com que frequência) seu filho usa o penico. Se você notar que eles não o usam há algum tempo, pergunte se precisam usar.

  • Verifique se seu filho precisa usar o penico antes de sair de casa, mas não o force a ir.

  • Deixe o penico ao seu alcance. Se você tem uma casa de dois andares, deixe um penico em cada andar para facilitar o seu uso.

  • Verifique se seu filho precisa usar o penico antes de colocá-lo na cama.


Esperamos que suas dúvidas sobre o uso do penico tenham sido respondidas! Se estiver procurando outras informações sobre cuidados com crianças? Confira nossas Dicas para famílias.

Se você está procurando uma babá para seu filho ou quer começar a cuidar de crianças, a Babysits é um ótimo lugar para começar. Nós fornecemos muitas dicas e artigos como este para ajudar a informar nossa comunidade de babás e pais e para fornecer o melhor ambiente para as crianças. Cadastre-se agora para começar!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente