Experimentos científicos para as crianças

Experimentos científicos para as crianças

Por Babysits
5 minutos de leitura

Se você está procurando experimentos simples, divertidos e que ensinam muito sobre ciências para fazer junto com seus filhos, nós temos a solução! Esses três experimentos científicos são rápidos, divertidos e (o mais importante) não fazem tanta bagunça!

Não há melhor maneira de fazer com que as crianças se interessem a aprender alguma coisa do que fazendo atividades divertidas! Os experimentos são uma ótima maneira de aumentar o interesse das crianças e deixá-las animadas com o misterioso mundo da química. Esses 3 experimentos científicos fáceis e divertidos são feitos com corantes alimentícios e também são uma ótima forma de ensinar as crianças sobre cores primárias, pois elas se misturam para criar cores secundárias.

Antes de iniciar qualquer um dos experimentos, não deixe de perguntar aos seus filhos o que eles esperam que aconteça (a hipótese deles) e por que acham isso. Peça que eles anotem suas hipóteses e, depois de concluir o experimento científico, façam as comparações com o resultado final!

1. Água que caminha

experimento da água que caminha para crianças

Materiais necessários:

  • Copos transparentes de tamanhos iguais (usamos 7 copos plásticos pequenos);
  • Corante alimentício em cores primárias;
  • Água;
  • Papel toalha.

Passo a passo:

  1. Coloque os 7 copos em cima da mesa um do lado do outro Você pode escolher o número de copos que vai utilizar desde que seja um número ímpar.
  2. Coloque água nos copos 1, 3, 5 e 7 e deixe os copos entre eles vazios. Quanto mais cheios os copos estiverem, melhor!
  3. Adicione algumas gotas de corante alimentício vermelho ap primeiro e ao último copo.
  4. Adicione corante alimentício amarelo ao terceiro copo. Dica: descobrimos que o corante vermelho é muito mais forte que o amarelo, portanto, você pode adicionar algumas gotas extras de corante amarelo para garantir que eles se misturem para criar laranja.
  5. Adicione corante alimentício azul ao quinto copo.
  6. Mexa com um uma colher ou palito de madeira para misturar a água e o corante.
  7. Dobre 6 folhas de papel toalha de forma que fiquem compridas.
  8. Coloque o papel toalha nos copos. Os papéis toalha devem ser posicionado de forma que cada extremidade fique em um copo diferente. O papel funcionará como uma ponte transportando as cores entre os copos.
  9. Assista a mágica acontecer! O experimento levará pelo menos 30 minutos para chegar ao resultado completo, mas você poderá ver a água "andando" assim que colocar o papel toalha nos copos.

A explicação científica

Este experimento é uma ótima oportunidade para conversar com seus filhos sobre o processo de capilaridade. Assim como a água sobe pelas raízes de uma planta até chegar às folhas, a água colorida sobe pelos espaços entre as pequenas fibras do papel toalha, transferindo o líquido de um copo para outro. Essencialmente, esses espaços agem como tubos capilares, puxando a água para cima!

2. Fogos de artifício em uma jarra

Fogos de artifício dentro da jarra

Materiais necessários:

  • Jarra de vidro;
  • Corante alimentício;
  • Óleo de cozinha;
  • Pipeta (ou canudo);
  • Água morna.

Passo a passo:

  1. Encha ¾ da jarra com água morna.
  2. Adicione óleo (cerca de 4 colheres de sopa) à água. O óleo naturalmente irá se separar e formará uma camada em cima da água.
  3. Adicione algumas gotas dos corantes alimentícios de várias cores ao seu pote usando uma pipeta ou um canudo.
  4. Mexa suavemente a camada superior de óleo, até ver algumas gotas do corante penetrando na água.
  5. Assista os fogos de artifício explodirem! Depois que a cor se estabilizar, você poderá ** repetir a etapa 4 para obter outra explosão de cores.**

A explicação científica

Este experimento é sobre densidade líquida. Assim como os sólidos, os líquidos também têm densidades mensuráveis. Como o corante alimentício e a água têm densidades mais altas que o óleo vegetal, vemos que eles afundam. O corante alimentício afunda e fica abaixo da superfície do óleo, misturando-se com a água e criando uma explosão que se assemelha a fogos de artifício!

3. Leite Mágico

Experimento do leite mágico para crianças

Materiais necessários:

  • Leite;
  • Corante alimentício;
  • Detergente de lavar louça;
  • Prato ou tigela rasa;
  • Um palito de madeira comprido (opcional).

Passo a passo:

  1. Despeje cerca de um copo de leite em sua tigela ou prato raso.
  2. Adicione algumas gotas de cada corante alimentício ao leite. Quanto mais cores, melhor! Para simplificar, tente usar cores primárias para vê-las se misturar (você também pode aproveitar isso como uma oportunidade de conversar sobre cores primárias com seus filhos).
  3. Agora a parte mais divertida! Adicione apenas uma gota de detergente no centro do leite e observe a mágica acontecer.
  4. Para uma diversão extra, você pode dar aos seus filhos uma palito de madeira comprido para que eles possam misturar o leite e observar as cores interagindo.

A explicação científica

Embora o leite seja composto principalmente de água, ele também contém vitaminas, minerais, proteínas e um pouco de gordura. São essas gorduras e proteínas que são sensíveis às mudanças no ambiente e reagem para dar essa reação super legal!

Assim como outros óleos, a gordura do leite não se mistura com a água. Mas quando adicionamos detergente ao leite, a porção de óleo que está presente no detergente trabalha para quebrar as moléculas de gordura no leite. Enquanto esse processo acontece, o corante alimentício nos mostra a mistura e os caminhos que ocorrem quando o sabão corre para se juntar à gordura do leite - o que é um espetáculo impressionante!


Esperamos que você tenha gostado desses experimentos científicos super legais! Se você decidir fazer algum deles em casa, marque @babysitsbr para que possamos ver suas criações incríveis. Para mais atividades de artesanato e trabalhos manuais para fazer em casa, dê uma olhada em nossos outros artigos!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente