Yoga para crianças

Yoga para crianças

Por Babysits
4 minutos de leitura

Fazer yoga pode ser muito benéfico para manter a concentração e diminuir o estresse! A yoga é extremamente benéfica tanto para adultos quanto para crianças. É uma das atividades mais abrangentes que envolve o corpo, a mente e o espírito. Continue lendo para descobrir seus benefícios e aprenda algumas das posturas mais famosas, que podem ser feitas por todas as crianças!

A yoga para crianças deve ser como um jogo, um momento de lazer, onde não há regras rígidas a serem seguidas, mas sim momentos de relaxamento e calma.

Quais são os principais benefícios?

A yoga torna as condições psicofísicas estáveis e desenvolve habilidades cognitivas e sociais. Mas aqui decidimos listar os 7 principais benefícios que ajudam as crianças:

  • Melhora da postura: com que frequência você vê seu filho com as costas arqueadas enquanto come ou faz a lição de casa? Para evitar dores nas costas, praticar yoga pode ajudar as crianças a terem uma postura correta.

  • Desenvolvimento de autoconfiança em relação ao corpo: seu filho deve aprender a aceitar seu corpo desde muito cedo, para que ele se ame da forma como é.

  • Respeito por si mesmos, pelos outros e pelo meio ambiente: a yoga não é apenas exercício físico, mas também mental, e que ajuda a respeitar não apenas a si mesmo, mas também o planeta e as pessoas que nos cercam.

  • Entendimento de que é preciso relaxar: quanto mais você cresce, mais você tende a não fazer uma pausa na vida agitada (principalmente por causa da tecnologia). A yoga ajudará seu filho a ficar mais consciente de que "gastar" algum tempo consigo mesmo é essencial para sua saúde.

  • Expressar emoções: graças a esta atividade, será mais fácil para o seu filho desabafar e se livrar de qualquer negatividade.

  • Redução de estresse e ansiedade: é muito fácil ficar nervoso ou ansioso, por conta de todos os milhares de estímulos que recebemos todos os dias, da Internet, da mídia, da escola, do trabalho, etc. E isso também acontece com as crianças! Praticar yoga é uma forma de meditação que ajuda a manter a concentração, e permite lidar melhor com os problemas da nossa vida cotidiana.

  • Estimular a capacidade de aprendizado: a yoga desenvolve a curiosidade, uma habilidade importante que pode ser muito útil no futuro.

Que tipo de posturas de yoga podem ser feitas pelas crianças?

Existem muitas posturas de yoga, mas aqui recomendamos nossas 6 favoritas para iniciantes: algumas são muito simples e outras são um pouco mais complicadas, o que pode levar mais tempo para se alcançar.

Yoga para crianças

  • Cachorro olhando para baixo: Coloque as pernas e os braços apoiados no chão e bem esticados. Este é o exercício perfeito para alongar a coluna;

  • Árvore: Fique em pé com as mãos levantadas acima da cabeça, levante uma perna e dobre o joelho;

  • Cobra: Comece deitado de bruços no chão com as pernas estendidas para trás, depois coloque as mãos no chão e pressione a parte superior dos pés. Esta posição melhora a postura da coluna vertebral.

  • Vaca: Fique sentado e cruze as pernas, juntando as mãos atrás das costas, o peito deve ficar aberto e os tornozelos, quadris, coxas, ombros e axilas, estendidos.

  • Arco: Comece deitado de bruços no chão, agarre os tornozelos e dobre os joelhos, depois afaste-se lentamente do chão, mantendo os pés afastados da cabeça. Esta posição estimula os órgãos abdominais e reduz o estresse.

  • Cadáver: deite no chão de barriga para cima e entre em um estado de relaxamento total do corpo e da mente. Pode parecer muito fácil de fazer, mas é preciso concentração máxima!

Você pode tentar essas posturas junto com seu filho e talvez introduzir uma toda semana! A internet é super útil para encontrar outras posturas. No YouTube, por exemplo, tem muitos tutoriais explicados por profissionais.

A prática de yoga é ideal especialmente para crianças ansiosas e agressivas, mas considerando que o estresse e ansiedade são aspectos da vida cotidiana que podem afetar qualquer criança, recomendamos que você a pratique com seu filho, independentemente de sua personalidade. É fácil, e tudo o que você precisa é de um tapete e um cômodo silencioso da casa, onde você pode se movimentar livremente e ouvir uma música relaxante. Junto com seu filho, você pode se desconectar do resto do mundo para se concentrar apenas em si mesmos!

Namastê!

Participe da Comunidade de Trabalhos de Babá!

Inscreva-se gratuitamente