Yoga para crianças

Yoga para crianças

Por Babysits, 5 minutos de leitura

Compartilhar:

Durante esses longos dias de isolamento social, seus filhos estão ficando estressados ​​facilmente e está difícil se concentrar? Fazer yoga pode ser a solução! A yoga é extremamente benéfica tanto para adultos quanto para crianças. É uma das atividades mais abrangentes que envolve o corpo, a mente e o espírito. Continue lendo para descobrir seus benefícios e aprenda algumas das poses mais famosas, adequadas para todas as crianças!

Atualmente, as rotinas de nossos filhos podem ter se tornado extremamente sedentárias. Por esse motivo, eles podem acumular estresse e tensão. Portanto, praticar yoga pode ajudá-los a relaxar e se concentrarem.

Atenção: a yoga para adultos é diferente daquela indicada para crianças. Para os pequenos, deve ser como um jogo, um momento de lazer, onde não há regras rígidas a seguir, mas apenas momentos de relaxamento e calma.

Quais são os principais benefícios?

A yoga torna as condições psicofísicas estáveis ​​e desenvolve habilidades cognitivas e sociais. Mas aqui decidimos listar os 7 principais benefícios que ajudam as crianças:

  • Melhora da postura: com que frequência você vê seu filho com as costas arqueadas enquanto come ou faz a lição de casa? Para evitar dores nas costas, praticar yoga pode ajudar as crianças a assumir uma postura correta.

  • Desenvolvimento de autoconfiança em relação ao corpo: seu filho precisa aprender a aceitar seu corpo desde muito cedo, para que ele se ame da forma como é.

  • Respeito por si mesmos, pelos outros e pelo meio ambiente: a yoga não é apenas exercício físico, mas também mental, o que ajuda a respeitar não apenas a si mesmo, mas também o planeta (LINK FFF: https://www.babysits.uk/ recursos da comunidade / 559 / como ajudar o meio ambiente / conscientização ambiental /) e as pessoas que nos cercam.

  • Entendimento de que é precio relaxar: quanto mais você cresce, mais você tende a não fazer uma pausa na vida agitada (principalmente por causa da tecnologia). A yoga ajudará seu filho a ficar mais consciente de que gastar algum tempo consigo mesmo é essencial para sua saúde.

  • Expressar emoções: graças a esta atividade, será mais fácil para o seu filho desabafar e se livrar de qualquer negatividade.

  • Redução de estresse e ansiedade: é muito fácil ficar nervoso ou ansioso, por conta de todos os milhares de estímulos que recebemos todos os dias, da Internet, da mídia, da escola, do trabalho, etc. E isso também acontece com as crianças! Praticar yoga é uma forma de meditação que ajuda a recuperar a concentração, o que permite lidar melhor com os problemas da nossa vida diária.

  • Estimular a capacidade de aprendizado: a yoga desenvolve a curiosidade, uma habilidade importante que pode ser muito útil no futuro.

Que tipo de poses de yoga podem ser feitas pelas crianças?

Existem muitas poses de yoga (também conhecidas como asana), mas aqui recomendamos nossas 6 favoritas para iniciantes: algumas são muito simples e outras são um pouco mais complicadas, o que pode levar mais tempo para se alcançar.

Yoga para crianças

  • Postura do cachorro olhando para baixo 🐕: com as pernas e os braços firmemente apoiados no chão, mas bem esticados. Este é o exercício perfeito para alongar a coluna;

  • Postura da árvore 🌳: fique em pé com as mãos levantadas acima da cabeça, levante uma perna e dobre o joelho;

  • Psotura da cobra 🐍: comece deitado de bruços no chão com as pernas estendidas para trás, depois coloque as mãos no chão e pressione a parte superior dos pés. Esta posição melhora a postura incorreta da coluna vertebral.

  • Postura da vaca 🐄: fique sentado e cruze as pernas, juntando as mãos atrás das costas, o peito deve ficar aberto e os tornozelos, quadris, coxas, ombros e axilas, estendidos.

  • Postura do arco 🏹: comece deitado de bruços no chão, agarre os tornozelos e dobre os joelhos, depois levante lentamente do chão, mantendo os pés afastados da cabeça. Esta posição estimula os órgãos abdominais e reduz o estresse.

  • Postura do cadáver 💆: deite no chão de barriga para cima e entre em um estado de relaxamento total do corpo e da mente. Pode parecer muito fácil de fazer, mas é preciso concentração máxima!

Você pode tentar essas poses junto com seu filho e talvez introduzir um asana extra toda semana! A internet é super útil para encontrar outras poses, o YouTube, por exemplo, tem muitos tutoriais explicados por profissionais. A prática de yoga é ideal especialmente para crianças ansiosas e agressivas, mas, considerando que o estresse e ansiedade são aspectos da vida cotidiana que podem afetar qualquer criança, recomendamos que você a pratique com seu filho, independentemente de seu caráter. É fácil, tudo o que você precisa é de um tapete, uma sala silenciosa da casa, onde você pode se movimentar livremente e ouvir uma música relaxante. Junto com seu filho, você pode se desconectar do resto do mundo para se concentrar apenas em si mesmo!

Namastê!